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10 dicas de marketing digital para melhorar seus resultados

3 de fevereiro de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Agora que você sabe melhor em que o marketing digital atua e qual é a importância dele para o seu negócio, vamos mostrar algumas dicas para ajudar a melhorar os seus resultados ao explorar esse artifício.

Com cada vez mais pessoas utilizando a Internet, o marketing digital virou uma importante ferramenta para os empreendedores.

Esse recurso ajuda a melhorar os resultados da sua empresa, já que, por meio dele, é possível atrair oportunidades, gerar um relacionamento com o público-alvo, fortalecer a marca e melhorar o funil de vendas. Veja dicas de marketing digital.

Esse tipo de marketing também pode ajudar a medir como o público está reagindo ao conteúdo que você está vendendo.

Sabendo que esse artifício é fundamental para o seu negócio, vamos oferecer algumas dicas de marketing digital que irão ajudar a melhorar o seus resultados consideravelmente.

Apesar de ser um termo muito usado ultimamente, algumas pessoas ainda podem ficar em dúvida em relação ao seu significado.

Basicamente, é possível definir o marketing digital como um conjunto de estratégias online que a empresa utiliza para conseguir atrair novos compradores, entender melhor qual o público-alvo a ser atingido e ter uma dimensão de como está o desempenho do seu negócio.

1. Entenda o seu consumidor

O consumidor é uma parte fundamental para o sucesso da sua empresa. Logo, é necessário estar em boa sintonia com ele.

Saber como os clientes enxergam sua marca e o que eles esperam dela é fundamental para que eles fiquem satisfeitos ao escolherem você, e não a concorrência.

Para que isso aconteça, é importante ficar atento aos comentários recebidos, sejam eles em pesquisas de satisfação ou em sites e redes sociais.

Por meio desses feedbacks, é possível analisar em qual parte o seu negócio pode melhorar, conseguindo propor uma melhor qualidade na venda e, consequentemente, cativar antigos e novos clientes.

2. Saiba analisar os dados

As plataformas nas quais o marketing digital atua fornecem diferentes tipos de dados para que você possa analisar o seu desempenho.

Isso faz com que você tenha maior facilidade para ver como o público reage aos diversos conteúdos publicados. No entanto, é necessário saber analisar os números fornecidos.

Caso contrário, essa vantagem não será útil.

Muitas vezes, as próprias redes sociais oferecem as métricas que você precisa. Vejamos o exemplo do Instagram.

Dados como alcance e impressões de suas publicações, quantas pessoas visitaram seu perfil e de onde seu público vê seu conteúdo podem ser encontrados na rede social.

Além disso, há diversas ferramentas no mercado que podem te ajudar a analisar essas métricas, como o Google Analytics.

Atualmente, existem diversas maneiras de aprender a realizar esse entendimento das métricas fornecidas.

Cursos ou vídeoaulas são uma ótima escolha para quem está iniciando nesse processo.

Investir nisso será um diferencial, pois você terá noção de quais estratégias funcionam melhor para os seus consumidores.

3. Tenha uma boa equipe

Apesar de parecer algo simples, por tratar-se de um assunto envolvendo “apenas” a Internet, desenvolver estratégias de marketing digital que ajudem a melhorar os resultados da sua empresa é algo trabalhoso e requer muito estudo. Nesse momento, ter bons profissionais ao seu lado é fundamental. Isso porque, durante o processo de criação, é necessário estar atento a alguns detalhes que para os leigos podem acabar passando despercebidos.

Dessa maneira, é importante contar com profissionais da área de comunicação e de marketing.

Eles estarão por dentro das modificações do mercado e das melhores estratégias a serem usadas no momento, facilitando a obtenção de um melhor desempenho para o seu negócio.

Para fazer isso, existem duas opções: contratar uma empresa especializada no assunto ou montar uma equipe interna, que pode acabar saindo mais caro.

Basta analisar qual opção é a melhor para você.

4. Invista em anúncios

A utilização de anúncios sempre foi uma ferramenta eficiente para atrair novos consumidores.

Isso não muda no ambiente digital, pois é muito difícil depender apenas do tráfego orgânico, que ocorre somente por conta de um bom ranqueamento em mecanismos de busca.

Atualmente, é comum as pessoas receberem anúncios em suas redes sociais, em sites que estão visitando ou e-mails.

A escolha por esse tipo de anúncio acontece devido aos seus diversos benefícios, como:

  • Menor custo;
  • Maior segmentação do público que será atingido;
  • Praticidade;
  • Dinamismo;
  • Interação com os consumidores;
  • Fácil acompanhamento dos resultados.

5. Utilize o funil de vendas

O funil de vendas consiste em juntar diversas táticas de marketing para estimular os leads a virarem clientes do seu negócio. Essa estratégia monta uma jornada que seguirá o seu cliente, desde o contato inicial com a marca, até a fidelização.

Os passos dessa jornada constituem em ouvir falar da sua empresa, buscar mais informações e feedbacks sobre ela, procurar um produto vendido pelo seu negócio, realizar a compra, ficar satisfeito com o que foi entregue, ser fiel à empresa e, por fim, indicar o lugar para outras pessoas. É essencial frisar que pode ser que algumas etapas não ocorram durante o processo, vai depender do relacionamento com o cliente. Além disso, no marketing digital, todo o processo citado ocorre no meio digital, em de sites, redes sociais e aplicativos.

Para facilitar a construção do funil de vendas ideal para o seu negócio digital, é possível utilizar a HeroSpark que é especializada em criar funis de venda de alta conversão e que gerem resultados reais para sua empresa.

Com isso, o trabalho maçante e manual é feito por um software, o que permite mais tempo para melhorar outras questões do seu negócio. Se você ficou interessado e quer saber mais, basta clicar aqui.

6. Utilize o e-mail marketing

De acordo com uma pesquisa do site Statista, mais de um terço da população utiliza o e-mail, ou seja, cerca de 2,9 bilhões de pessoas. Ao analisar esse número, é possível perceber que existe um grande mercado a ser explorado nessa plataforma.

A fim de aproveitar esses usuários, as empresas estão aderindo ao e-mail marketing, que consiste em falar com seus clientes por meio do e-mail.

No entanto, isso deve ser feito seguindo certas normas para que esses e-mails não se tornem spam, ou seja, envio e postagem de publicidade em massa, algo que não é agradável.

Para utilizar essa ferramenta de maneira eficiente, não é possível comprar listas de e-mails, mas é preciso disponibilizar a opção de descadastramento, utilizar as estratégias de forma correta e equilibrada e não mandar mensagens em excesso.

7. Faça um planejamento a longo prazo

Ao desenvolver estratégias de marketing digital, é fundamental pensar a longo prazo. Para que esse artifício tenha efeito e possa aumentar os seus resultados, é preciso ter uma constância no processo, já que, dessa maneira, você sempre estará em evidência.

Porém, isso não quer dizer que você não deva investir em planos que ofereçam resultados imediatos: é essencial saber equilibrar as duas ferramentas.

Assim, você irá atrair um maior engajamento, fazendo com que seu negócio seja cada vez mais visto.

8. Invista em marketing de conteúdo

Muitas vezes, ao se falar de marketing digital, as pessoas pensam que apenas os anúncios são suficientes para atrair novos compradores e fidelizar os antigos. Quando, na verdade, também é necessário produzir conteúdos que despertem o interesse dos consumidores, eduquem e os ajudem a entender melhor do que se trata a sua empresa e quais os seus valores.

Existem diferentes maneiras de colocar essa estratégia em prática, a mais utilizada é a publicação de matérias e produtos audiovisuais em sites e blogs específicos.

De acordo com o site Demand Metric, esse tipo de conteúdo custa 62% menos do que o marketing tradicional e você consegue três vezes mais leads, que consistem em potenciais compradores.

Ao analisar esses números, é possível perceber a eficácia dessa estratégia.

Outra dica é aplicar o marketing de conteúdo em suas redes sociais. Assim, você aproxima o cliente de sua marca, fideliza consumidores e pode até ser uma autoridade no seu nicho, ao fazer publicações constantes sobre as tendências do seu mercado.

Para isso, tenha sempre seu planejamento e a persona do seu negócio em mente.

9. Trabalhe com marketing de influência

Com a popularização das redes sociais, surgiram os digital influencers, que são pessoas que conseguem influenciar seus seguidores.

Atualmente, é quase impossível alguém não conhecer ou não seguir alguém que se encaixe nesse perfil. Por serem formadores de opinião, é cada vez mais recorrente as marcas utilizarem essa importância e visibilidade para promover seus produtos.

Segundo a pesquisa Influenciadores Digitais, realizada pela QualiBest, 88% dos entrevistados já descobriram algum produto por conta dos influenciadores, 73% adquiriram algo por conta da divulgação dessas pessoas e 55% procuram a opinião de um influenciador antes de realizar a compra de determinado produto.

Essas estatísticas apresentam a força desses fenômenos da Internet, o que mostra que eles são uma ótima forma de promover o seu negócio.

10. Tenha bons conhecimentos

Apesar das dicas oferecidas funcionarem muito bem, nem sempre usar somente essas estratégias de marketing digital será suficiente para melhorar seus resultados e atrair seu público-alvo.

Fonte: herospark

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