Please enable JS

Blog

seguranca

5 formas para certificar de que seu roteador está seguro

21 de fevereiro de 2018 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Novas ciberameaças estão à espreita a cada clique, por isso é importante estar sempre bem informado sobre o tema, além de assumir medidas preventivas para manter sua privacidade em dia.

O roteador da sua rede doméstica, por exemplo, pode ser uma porta de entrada a ser explorada por cibercriminosos. Miguel Angel Mendoza, especialista em segurança de TI da ESET América Latina, destaca a seguir cinco passos para certificar-se de que o seu roteador foi configurado de forma segura.

“A proteção de nossos dados é uma tarefa permanente. Para começar a melhorar a segurança de uma rede doméstica, por exemplo, é necessário adotar a proteção apropriada e configurar os dispositivos corretamente. Esta tarefa ajuda a proteger a nossa rede e, claro, a nossa informação”, aconselha o especialista.

1. Realize testes de conectividade e autenticação do roteador
A maioria dos roteadores permite administração, configuração e outras funcionalidades remotas, por meio de diferentes portas e protocolos. Às vezes, essas portas não são utilizadas, mas podem estar abertas por padrão. O ideal é manter abertas apenas as portas e os serviços que serão usados, portanto, é conveniente desativar o que não estiver em atividade.Embora as configurações padrão possam desativar estas opções, o ideal é fazer uma revisão manualmente ou com uma ferramenta que automatize essa tarefa. É preferível sempre conhecer o status e a configuração do roteador. Além disso, é possível configurar a fonte e os endereços confiáveis, isto é, os computadores dos quais nos conectamos, evitando o acesso de qualquer outro endereço não identificado. No mesmo sentido, uma boa prática consiste no uso de senhas com considerável complexidade e tamanho para serviços e administração.

2. Testes de vulnerabilidades no roteador são importantes
Existem ferramentas que automatizam a busca por vulnerabilidades que podem até incluir opções e sugestões sobre como resolver esses possíveis problemas. Os testes incluem a exploração de vulnerabilidades em portas e em firmware conhecidos, domínios maliciosos e reputação do servidor DNS, senhas predeterminadas ou fáceis de obter, algum tipo de infecção de malware, incluindo a análise de vulnerabilidades no servidor web do roteador, por exemplo, como cross-side scripting (XSS), injeção de código ou execução remota de código.

3. Verifique dispositivos conectados na rede
Às vezes, devido a práticas não recomendadas e ao uso de protocolos vulneráveis, é provável que dispositivos desconhecidos possam se conectar à rede sem a devida autorização. É conveniente identificar todos os dispositivos que se conectam ao seu roteador. Primeiro, para evitar o consumo de recursos por terceiros que o façam de forma ilícita; segundo, como medida de segurança, para impedir que a informação seja comprometida. Portanto, é necessário administrar o roteador, configurando filtros por endereço IP ou MAC.

4. Atualize os dispositivos da rede doméstica
Recentemente, tomou-se conhecimento de uma vulnerabilidade que permite interceptar o tráfego gerado entre dispositivos que se conectam a um ponto de acesso em uma rede Wi-Fi, permitindo interceptar comunicações, instalar malwares ou modificar páginas web. Isso mostra a importância de instalar as atualizações correspondentes nos dispositivos conectados à rede, uma vez que os fabricantes publicam os patches de segurança que corrigem a falha; é importante também instalar as atualizações de firmware dos roteadores.

5. Habilite opções de segurança
Recomenda-se habilitar as opções de segurança disponíveis na configuração do roteador. Independentemente do modelo doméstico usado, é aconselhável habilitar essas opções conforme elas são projetadas, para oferecer mais e melhores recursos para o desempenho correto dos dispositivos e da rede.

Fonte: IDG Now

Posts relacionados

Empresa diz que mais de 100 milhões de brasileiros tiveram dados de celulares expostos

Anunciantes compartilhando seus dados com… agências de inteligência

26 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Marco Civil da Internet: o que é e quais os impactos gerados em seus 10 anos

24 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

IA já supera os humanos em tarefas básicas, revela relatório

22 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Meta lança assistente de IA no WhatsApp, Instagram, Facebook e Messenger

19 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Drive recebe modo escuro oficialmente na web; saiba como ativar

18 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

YouTube age contra apps de celular que cortam anúncios

17 de abril de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc