Please enable JS

Blog

8 hábitos simples para melhorar sua inteligência emocional em 2024

9 de janeiro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Com a chegada de um novo ano, surge também uma nova oportunidade de trabalhar e desenvolver a inteligência emocional, que, de acordo com o autor Bill Murphy Jr., pode ser aprendida.

Para ele, inclusive, a melhor definição do termo é “a capacidade aprendida de aproveitar as emoções das pessoas (tanto as suas quanto as delas) para aumentar a probabilidade de você atingir seus objetivos finais”.

Em artigo escrito para a Inc., Bill listou sete hábitos simples e memoráveis ​​que pessoas com alta inteligência emocional sabem que devem praticar para que eles, eventualmente, se tornem automáticos.

1. Seja mais grato

As pessoas com alta inteligência emocional, de acordo com Bill, fazem mais do que contar suas bençãos. Elas, na verdade, observam as coisas em suas vidas que talvez não inspirem gratidão imediatamente e pensam em como poderiam encontrar uma maneira de ser gratas mesmo assim.

“Talvez o exemplo mais comovente que já ouvi: uma leitora uma vez me disse que aprendeu a ser grata pela demência de sua mãe. Por que? Isso significava que o relacionamento ‘tumultuoso’ delas estava no passado e ela era capaz de cuidar dela sem se preocupar”, contou.

2. Seja mais conciso

“Reservar um tempo extra para escrever (ou dizer) algo um pouco mais curto geralmente significa cortar as partes estranhas, sobre as quais talvez você tenha um pouco menos de controle. O objetivo é evitar desencadear uma reação emocional não intencional”, explica o especialista.

3. Tente ver as coisas através dos olhos de outras pessoas

“Este é um ótimo exemplo de uma das minhas observações favoritas sobre inteligência emocional, que é que a inteligência emocional não se trata apenas de ser gentil com as pessoas, embora isso possa ser um benefício colateral”, comenta Bill.

Para ele, se você consegue ver as coisas através dos olhos de outras pessoas, é mais provável que “venda o benefício, não o recurso” e, assim, as convença a fazer o que você deseja que façam.

4. Construa rotas de fuga retóricas

Este hábito se trata de pensar em como você pode estruturar encontros para que outras pessoas concordem com o que você deseja que elas façam, sem que precisem admitir seus erros.

“Exemplo simples: em vez de dizer, ‘Acho que você deveria fazer X’, você pode suavizar sua linguagem para algo como, ‘Tenho certeza que você pensou nisso, mas tentar X pode ser uma ideia’ ou então, ‘Eu mesmo cometo esse erro o tempo todo, há alguma chance de você tentar X?”, orienta o especialista.

5. Pratique a pausa de 4 segundos

Um psicólogo na Holanda realizou algumas experiências para calcular quanto tempo uma pausa deve durar antes de se tornar estranha. O resultado? Quatro segundos.

“A ideia aqui é que se você estiver disposto a suportar silêncios mais longos, é mais provável que outras pessoas sucumbirão às emoções e sintam a necessidade de preenchê-los”, explica Bill.

6. Experimente dizer as coisas de outra forma

O maior e mais facilmente evitado erro na inteligência emocional envolve dizer coisas de improviso, sem pensar em quais poderiam ser as mensagens emocionais não intencionais, afirma o especialista.

“O exemplo clássico é iniciar uma reunião de equipe na manhã de segunda-feira com: ‘Como estão todos?’ ou linguagem semelhante. As probabilidades são de que pelo menos uma pessoa no grupo não esteja indo tão bem, mas todos sabem que você não quer realmente ouvir a resposta – pelo menos não agora. Tenho certeza de que você pode pensar em uma saudação melhor”, comenta.

7. Anote seus objetivos mais importantes

No momento, segundo Bill, é mais fácil para as emoções assumirem o controle e afastá-lo das coisas que você realmente deseja alcançar.

No entanto, escrever “Meu objetivo é economizar o suficiente para pagar a entrada de uma casa”, por exemplo, torna um pouco menos fácil se deixar levar pela emoção de outra coisa em que você pode gastar dinheiro.

8. Pratique dizer “não”

“Para ser justo, isso está relacionado ao hábito que diz respeito a anotar metas. É mais provável que digamos ‘sim’ imediatamente por causa das emoções, portanto, optar pelo ‘não’ é uma defesa”, explica.

Faz sentido, contudo, ter uma resposta menos ácida do que um simples “não”. “Tente aprender a dizer variações de algo como: ‘Essa é uma ideia interessante. Obrigado! Deixe-me pensar sobre isso’”, sugeriu.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

abc