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9 lições dos serviços de streaming para agregar na sua vida profissional

17 de fevereiro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Os serviços de streaming já ocupam o segundo lugar na audiência da televisão brasileira. Segundo dados publicados na coluna de Ricardo Feltrin, na UOL, o ranking ficou da seguinte forma: em primeiro lugar a Rede Globo (32%), em segundo as plataformas de vídeo on-line (15%) e, em terceiro, a Record (12%).

9 lições dos serviços de streaming para profissionais

O crescimento expressivo desse tipo de negócio dá abertura para diversas análises e, inclusive, é possível dar algumas lições que valem para a vida profissional em marketing digital.

1. Identificar novas oportunidades

Mais do que uma forma de entretenimento, os serviços de streaming são um modelo de negócio extremamente rentável. Ao mesmo tempo, é uma forma relativamente recente de consumir mídia, já que ganhou força na década de 2010.

Antes disso, as principais formas de buscar filmes, séries e música por vias legais era por meio de locadoras e compra digital por plataformas como iTunes.

De fato, a Netflix era uma locadora. Criada em 1997 nos Estados Unidos, a empresa já inovava naquela época: ao invés do aluguel por unidade, havia um serviço de assinatura com uma taxa fixa que permitia o empréstimo via correio.

Foi em 2005 quando foi decidido abandonar o DVD e entrar para o mundo digital. Os 4,5 milhões de assinantes subiu exponencialmente, chegando a 150 milhões no final de 2019.

Ou seja: para se dar bem no mundo profissional, é importante saber identificar as brechas para se mostrar inovador.

Por exemplo: o que na sua área de trabalho incomoda? O que faz falta ou mesmo poderia ser melhorado? Você tem alguma ideia que poderia solucionar esse problema? Olhe a seu redor e tente encontrar oportunidades únicas.

2. Os serviços de streaming são exemplo em agregar valor

O avanço da inclusão digital também impulsionou a pirataria. No início dos anos 2000 já existia softwares como o Napster, que fazia transferência de músicas de forma ilegal. Com a popularização do sistema de torrent, o compartilhamento de dados se tornou muito mais simples.

Então, se é fácil obter filmes, séries e música de forma gratuita, com qualidade, com legendas, dublado em diversos idiomas, etc, por que as pessoas aceitam pagar mensalmente para isso?

A resposta é simples: as plataformas de streaming agregam valor ao serviço. Uma das principais maneiras é mostrar como ser assinante torna o processo mais prático. Não é preciso procurar o download, liberar memória no computador ou correr o risco de baixar algum vírus. Basta entrar no site, escolher seu favorito e começar a assistir.

Ou seja: ao vender o seu serviço, é essencial mostrar aos seus clientes o valor que ele tem.

Por exemplo: o marketing de conteúdo pode ser visto por muitos como algo que eles mesmos podem fazer. Afinal, basta escrever para o blog, né? Porém, quem trabalha nessa área sabe que existem técnicas de otimização e escrita para internet que fazem com que a estratégia de conteúdo, de fato, funcione. É essa expertise que deve ser evidenciada.

3. Mostrar solução em momentos turbulentos

A pandemia do novo Coronavírus atingiu o mundo inteiro e alterou completamente a forma como a população lida com as atividades cotidianas, inclusive a forma de buscar o entretenimento.

Com cinemas fechados e shows cancelados, as pessoas passaram a enxergar no streaming uma alternativa para buscar filmes, músicas, documentários e séries durante a quarentena. De fato, a pesquisa da empresa Conviva mostra que a audiência desses serviços aumentou 20% desde março de 2020.

Aliás, algumas plataformas chegaram a se mostrar como solução até mesmo para cantores. A nacional Globoplay, por exemplo, fez a transmissão ao vivo para assinantes de transmissões de artistas como Ivete Sangalo, Lulu Santos e Roberto Carlos.

Ou seja: em momentos difíceis, é essencial encontrar uma forma de se mostrar como uma solução para melhorar a realidade.

Por exemplo: com a pandemia, muitas empresas passaram por uma transformação digital forçada e de surpresa. Sem preparo e equipe especializada, este é um ótimo momento para as agências oferecerem seus serviços e apoiar esses negócios na criação de uma presença on-line.

4. Adaptação para um novo mercado

Os serviços de streaming vieram para ficar. Isso significa que as empresas de entretenimento que não se atentarem a esse fato poderão ficar ultrapassadas. É por conta disso que grandes produtoras começaram a retirar suas obras do catálogo da Netflix e Amazon Prime para apostar em sua própria plataforma.

Esse é o caso da Disney, que está lançando o Disney+ em 2020. Ela percebeu que ganharia muito mais se criasse um serviço e tivesse exclusividade em seus filmes e séries.

Ou seja: você viu alguma nova tendência do mercado? Então por que não encontrar uma forma de trazê-la para sua realidade?

Por exemplo: a Mestre surgiu como uma agência especializada em SEO. Com o tempo, foi agregado o serviço de Inbound e, hoje, também somos uma agência de lançamentos. O segredo é não ficar parado no tempo e aproveitar para trazer essas inovações para dentro do seu negócio.

5. Como se destacar no meio da concorrência

Com o crescimento dos serviços de streaming, surgiram muito mais concorrentes para a precursora Netflix. Amazon Prime, Hulu, Disney+ são alguns nomes que atravessam fronteiras, mas também existem serviços nacionais em diversos países, como a Globoplay no Brasil e o Blim no México.

Então, a Netflix encontrou passos para continuar se mostrando como diferente das outras. A primeira ação foi a criação de produtos. Ao invés de simplesmente reproduzir o catálogo das grandes produtoras, as séries e filmes originais começaram a tomar conta da plataforma.

Agora, ao ter itens exclusivos, muitos novos assinantes são atraídos para poder assistir às produções que só estão disponíveis por eles: Orange Is The New Black foi uma das primeiras a ganhar essa popularidade, que hoje já foi repassada a outros originais como Stranger Things, que quebrou inúmeros recordes de audiência

Ou seja: busque a melhoria contínua! Mesmo que você tenha sido inovador lá no começo, outros profissionais podem aprender com você e conquistar seu mercado.

Por exemplo: existe algo a mais que você pode fazer? Considerando que você tenha em sua agência uma equipe de design e uma de conteúdo, por que não juntar as duas e criar entregáveis diferenciados, como e-books e infográficos?

6. Expansão para novos públicos

Seguindo o ponto anterior, muitos outros serviços de streaming passaram a criar o seu próprio conteúdo. O mercado, que atualmente está no seu auge, se torna cada vez mais competitivo. Então, ao invés de disputar sempre pelo mesmo público, por que não explorar novos horizontes?

E foi isso que a Netflix fez. Ao conquistar um grande público mundial, a empresa percebeu que não bastava apenas produzir conteúdos nos Estados Unidos, mas também valia a pena se expandir para novos países. Abrindo segmentos em diversas partes do mundo, hoje existem originais em várias línguas.

O primeiro grande sucesso nesse modelo foi Narcos. Aqui no Brasil, começou com a série 3% e, hoje, existem muitas outras como Samantha, Coisa Mais Linda e Bom Dia, Verônica, etc.

Ou seja: se você já tem um público fiel, vale a pena encontrar formas de se conectar com mais pessoas.

Por exemplo: um reposicionamento de marca pode ser interessante caso note algum tipo de estagnação do crescimento do seu negócio. Afinal, será que não existe algum outro público que pode ser atingido com a implementação de algumas ações? Lembre-se de não fazer mudanças radicais para não perder aqueles que já te seguem.

7. Os serviços de streaming mostram a importância da parceria com profissionais locais

Além disso, a empresa também começou a comprar produções de TVs locais para vendê-las e continuá-las como suas próprias. A ideia é criar um catálogo variado e diverso, para que seja possível disponibilizar para 180 países distintas formas de pensar e contar histórias.

O caso provavelmente mais famoso é o de La Casa de Papel, que teve suas duas primeiras partes produzidas e transmitidas pelo canal de televisão espanhol TVE em 2017 e, com a compra por parte da Netflix no final desse ano e em 2018 gerou uma febre mundial. Com isso, foram contratadas novas temporadas e a série se tornou a mais vista em idioma não-inglês.

Ou seja: não tenha receio de contar com a parceria de outros profissionais para crescer o seu negócio.

Por exemplo: principalmente no caso de agências que ainda estão começando, é possível que não haja estrutura para contratar um profissional para suprir determinada demanda. Uma ótima dica é contar com a parceria de freelancers até que você possa gerar capital e formar uma equipe.

8. Como fidelizar clientes

Com tantas opções na concorrência, o que mais a Netflix fez para evitar que outras empresas tomem o seu lugar? Ela apostou com tudo na fidelização com os seus clientes.

Em primeiro lugar, foi feito um estudo do perfil dos assinantes. A plataforma, por meio de algoritmos, entende quais são os hábitos de consumo de cada um deles e, então, começa a fazer sugestões de filmes e séries a partir disso.

Outro ponto que foi muito bem explorado é o de marketing nas mídias sociais. Entendendo como funcionam os públicos das três principais redes: Instagram, Facebook e Twitter, a empresa criou uma comunicação fácil com os seguidores, respeitando o tipo de linguagem de cada uma delas.

Por fim, a Netflix também resolveu fornecer conteúdos ainda mais exclusivos. Em 2020, houve a criação do Almanaque Tudum. Essa revista, cheia de jogos, entrevistas, textos e muitas outras coisas foi enviada por correio de forma gratuita para os assinantes que solicitaram.

Ou seja: entenda quem é seu público e trabalhe para satisfazê-lo!

Por exemplo: não basta apenas fechar um negócio com o seu cliente, mas também fazer com que ele continue obtendo o seu serviço. Explore as possibilidades de fidelização, que vão desde uma boa comunicação nas redes a oferecer algo exclusivo. Sabe aqueles entregáveis diferenciados? Que tal enviar a eles algo nesse estilo de forma periódica?

9. Acompanhar as mudanças de comportamento social

A sociedade muda, e isso é um fato. Qualquer negócio que não consiga compreender as diferentes demandas que o seu público pode acabar sofrendo para se manter ativo no mercado.

No caso das plataformas de streaming que começaram a produzir conteúdo original, eles perceberam que existiam camadas sociais que estavam defasadas em relação à representatividade. Então, passaram a criar novas narrativas que colocam essas pessoas no centro das histórias, como é o caso de The Get Down e a brasileira Sintonia.

Ou seja: é essencial acompanhar as mudanças sociais e evoluir.

Por exemplo: será que você valoriza as mulheres no mercado de trabalho? Entende a importância de contratar pessoas racializadas? Ou, ainda, por que não abrir uma vaga para PCDs e imigrantes? São gestos que mostram que você se importa com um mundo mais plural.

Fonte: Agência Mestre

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