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9 passos para vencer crises internas no seu negócio

16 de janeiro de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Pessoas que são boas em resolver problemas para outras pessoas podem ser grandes empreendedoras, afirma o fundador e CEO da Startup Professionals, Marty Zwilling. De acordo com ele, nos negócios, a capacidade de resolver problemas é chamada de “inteligência das ruas” e é mais valiosa do que a “inteligência dos livros”.

“Na minha função como consultor de novos negócios, às vezes vejo pessoas que são muito inteligentes e bem-educadas, mas não hábeis na resolução de problemas. No entanto, estou convencido de que esta característica pode ser aprendida através da disciplina e da prática”, comenta o executivo.

Em artigo escrito para a Inc., Zwilling listou nove passos para vencer crises internas em um negócio.

1. Aborde cada problema como uma oportunidade de negócios positiva

“Na pior das hipóteses, é uma oportunidade de aprendizado para você e sua equipe, o que pode levar ao fornecimento de uma melhor solução ou experiência ao cliente”, explica Zwilling.

“Na melhor das hipóteses, você poderá encontrar um novo fluxo de receita fornecendo um produto ou serviço que elimine um problema doloroso para você e seus clientes. Procure primeiro os aspectos positivos”, acrescenta.

2. Dê um passo para trás e reúna os fatos, sem emoção

Os empreendedores, declara o executivo, costumam ser muito apaixonados e impacientes. “Não é eficaz atacar um problema que você não entende e tirar conclusões precipitadas no calor de uma crise”, aconselha. “Muitas vezes, um pequeno problema se tornará um grande problema se você deixar a emoção tomar conta de você. Em todos os casos, tenha clareza e planeje seu ataque”.

3. Conte com ajuda e conselhos das pessoas certas

“Quando você tem um problema para resolver, não é inteligente simplesmente pedir ajuda à pessoa menos ocupada da sua equipe. Esses indivíduos podem não ter as habilidades ou a mentalidade de que você precisa e podem atrasar a solução ou instigar um problema maior”, orienta Zwilling.

Os problemas, de acordo com ele, são melhor resolvidos por membros da equipe de mente aberta que conhecem o básico.

4. Identifique todas as fontes potenciais do problema

Segundo o executivo, é fácil tirar conclusões precipitadas. “Atacar a fonte errada apenas atrasa a solução, antagoniza as pessoas e aumenta os custos. Verifique todos os ângulos”, recomenda.

5. Realize uma análise de causa raiz

“Os problemas não são resolvidos tratando os sintomas. A melhor abordagem para chegar à raiz de um problema é questionar repetidamente a origem de cada sintoma até que todas as respostas apontem para a mesma fonte”, declara Zwilling.

Ao eliminar essa fonte, afirma ele, você não perderá tempo corrigindo os sintomas ou perseguindo o mesmo problema com sintomas diferentes.

6. Identifique e priorize soluções alternativas

De acordo com Zwilling, sempre existem várias maneiras de resolver um problema, portanto, é importante não pular muito rapidamente na primeira alternativa que surgir. Ao invés disso, é preciso identificar várias delas e as priorizar com base no custo, tempo e risco.

“Nos negócios, uma solução aceitável, feita rapidamente, geralmente é superior à solução perfeita que exigirá mais tempo e dinheiro”, comenta.

7. Selecione uma solução e inicie uma ação imediata

“Algumas pessoas acham difícil tomar uma decisão, mesmo quando todas as informações necessárias estão disponíveis. Não deixe que os custos aumentem ou que os clientes escapem por falta de ação”, orienta o executivo.

8. Atribua claramente a implementação e o acompanhamento da solução

Os melhores empreendedores transferem a responsabilidade para a pessoa relevante, em vez de tentar orquestrar todas as atividades e acompanhar pessoalmente, afirma Zwilling.

“As atribuições devem ser documentadas e comunicadas, em vez de assumidas. Não permita confusão ou que várias pessoas sejam responsabilizadas”, aconselha.

9. Estabeleça métricas para garantir a solução e prevenir recorrências

“Os problemas têm o impacto positivo de sugerir que algo precisa ser medido. Defina as métricas necessárias, incluindo uma verificação de efeitos colaterais e problemas subsequentes”, recomenda o executivo.

Fonte: Administradores

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