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Como montar uma estratégia de conteúdo para youtube

Como montar uma estratégia de conteúdo para youtube

20 de maio de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

A plataforma cresceu muito nos últimos tempos e ter uma estratégia de conteúdo para o YouTube se tornou algo muito importante para qualquer criador.

Segundo dados da pesquisa Why Video, realizada em agosto de 2020 pela Talkshoppe, a rede social alcançou o topo das plataformas que os consumidores brasileiros afirmam não conseguir viver sem!

Neste artigo, você verá:

  • dicas de estratégia de conteúdo para YouTube;
  • como fazer o seu canal no YouTube bombar;
  • erros mais comuns dos youtubers e seus conteúdos.

Estratégia de conteúdo para YouTube

Quando o assunto é montar uma boa estratégia de conteúdo para YouTube, temos algumas dicas essenciais que você precisa seguir para alcançar o sucesso de seu canal. Veja quais são elas:

Conheça seu público

O primeiro passo é entender para quem vai criar o conteúdo. Você precisa determinar qual será seu segmento, sua identidade e se isso combina com os interesses do público-alvo.

Desta maneira, você conseguirá determinar o que é relevante para eles e produzir um conteúdo interessante e como deve seguir com os conteúdos dos vídeos.

Tenha qualidade

Não apenas o conteúdo em si deve ser inédito, de qualidade e oferecer algo interessante, mas o visual também.

A produção e edição dos vídeos devem construir uma experiência ao usuário. Imagine só começar a assistir algo em que a imagem não é nítida ou está com problemas de som?

Porém, não é preciso gastar muito, mas é ideal usar equipamentos favoráveis. O cenário também conta, então escolha um lugar ideal para a gravação dos vídeos e com uma boa iluminação.

Faça uma agenda de conteúdo

Dentro da estratégia de conteúdo para YouTube, esta é uma das partes mais importantes — criar uma agenda. Isso engloba fatores como ter periodicidade e diversidade.

Ao montar um cronograma de publicação, fica mais fácil se organizar para a produção dos próximos conteúdos e também na divulgação deles.

Tente criar essa agenda de forma semanal e decida qual será a sua periodicidade — publicará seus vídeos toda quinta-feira, por exemplo? Sempre às 20 horas da noite?

Determine a quantidade de vídeos, o dia e horário e siga à risca. Afinal, os fãs do seu canal esperam por seus conteúdos e assim saberão quando será o próximo vídeo.

Use formatos diferentes

A diversidade é importante para evitar que os usuários caiam na mesmice em seu canal, deixem de seguir ou parem de consumir seu conteúdo. Até porque, eles não querem ver vídeos iguais toda semana, certo?

Por isso, mescle e aproveite os diferentes formatos. Use a imaginação e a criatividade.

Algumas dicas de categorias de vídeos são:

  • tutoriais — além de ser um formato que agrada muito, você ainda consegue ganhar autoridade no assunto;
  • help — esse tipo de conteúdo é realizado com o auxílio de buscas que podem aparecer no Google. Conte com as ferramentas como SEMrush, Google Trends e o próprio campo de busca do YouTube para ter ideias dos termos mais procurados e criar conteúdos para eles;
  • hero — sabe aqueles temas que se tornam virais? Então, é disso que se trata o conteúdo hero. Quase sempre eles têm uma pitada de humor e também grandes chances de serem compartilhados. Entre na brincadeira e incentive seus seguidores!;
  • vlogs — atualmente, esse formato é muito querido pelos usuários do YouTube. Nele, você conta parte de sua rotina, mostra todo o seu dia a dia ou grava alguma experiência. Isso ajuda a te deixar mais próximo dos seus seguidores, criar uma interação e fazer com que eles te conheçam melhor;
  • unboxing — pode ser usado até mesmo como um publieditorial, mas é possível fazer também sem ter nenhuma parceria com alguma marca ou empresa. Nesse formato, você grava um vídeo enquanto abre e usa algum produto que recebeu ou comprou. É como um “test drive”, e também ajuda a orientar sobre o uso dele para quem estiver interessado;
  • time-lapse — esse aqui é bastante usado para transformações, obras, estilos de looks ou decoração, entre outros. É um vídeo que mostra de forma rápida alguma coisa que demoraria muito — funciona como se você “acelerasse” o vídeo.

Estude seus concorrentes

Entender o que a concorrência está divulgando é importante ao montar sua estratégia de conteúdo para YouTube. Não que seja para copiar os conteúdos, mas assim é possível ter um norte sobre o que a audiência gosta ou não, se você está atrasado em algum assunto do momento ou se há algo importante que ele ainda não abordou.

Use técnicas de SEO

Além do uso da pesquisa de palavras-chave para conteúdos com mais busca, aproveite os campos de título, descrição, tags, legendas, categorias e closed captions para ser estratégico e fazer com que seu conteúdo apareça nas buscas usando técnicas de SEO.

Faça parcerias

As parcerias ajudam a disseminar mais seu conteúdo, aumentar a audiência e tornar sua marca conhecida. Você pode convidar pessoas para ir ao seu canal ou ser chamado para alguma gravação especial no canal de outra pessoa.

É possível também ter empresas parceiras, como citamos anteriormente sobre a entrega de produtos e divulgação deles.

Divulgue!

Seu vídeo precisa ser encontrado, e, para isso, as pessoas precisam saber que ele existe.

Além de contar com as estratégias de palavras-chave, título bem definidos, entre outros, você pode dar um empurrãozinho na audiência com a divulgação dos conteúdos nas redes sociais — Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn, dependendo do vídeo.

Lembre-se de que é importante divulgar o material logo nas primeiras horas depois que ele for ao ar, pois, assim, ele tem mais chances de aparecer nos recomendados e destaques do YouTube.

Como fazer o seu canal no YouTube bombar

Com esse consumo crescente de vídeos no Brasil, existem algumas táticas que você deve aderir para criar um conteúdo relevante e que faça o seu canal na plataforma bombar de uma vez por todas. São elas:

  • criar títulos envolventes para os vídeos;
  • utilizar os campos de descrições dos vídeos com informações complementares que sejam relevantes ao espectador;
  • fique de olho no Youtube Analytics, pois ele fornece relatórios com informações importantes sobre o desempenho de cada um dos seus conteúdos.

Erros mais comuns dos YouTubers e seus conteúdos

Os erros mais comuns dos canais no YouTube com seus conteúdos podem servir como exemplos para que o seu canal não siga os mesmos passos.

Por exemplo, ter as motivações erradas é um dos erros mais comuns que vemos no YouTube. A plataforma está sujeita à lei da oferta e procura, visto que é gratuita para criadores e espectadores e paga para os anunciantes.

Então a sua motivação principal deve ser entregar conteúdo de valor ao público e ganhar relevância para que a fama e a conversão em dinheiro, venham depois.

Com isso, os anunciantes procuram por canais relevantes e que entreguem valor para os seus públicos.

Outro erro constante, é não manter uma periodicidade de conteúdo no canal. É preciso manter uma frequência na postagem do seu conteúdo para ser lembrado pelo potencial público que vai consumi-lo.

A frequência incentiva que os inscritos visitem seus outros conteúdos postados, aumentando a visualização do seu canal como um todo.

Preparado para começar e alavancar seu canal na plataforma? Essas dicas de estratégia de conteúdo para YouTube vão fazer a diferença!

Fonte: Agência Mestre

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