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Conheça as 4 Principais vantagens de uma boa Gestão de Marketing

Conheça as 4 Principais vantagens de uma boa Gestão de Marketing

4 de janeiro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Ter sucesso na Gestão de Marketing é destacar-se na multidão e transformar o cliente em fã da sua marca! Conheça esta e outras vantagens de levar o Marketing a sério!

Em plena era digital onde o Marketing Digital está em alta, ainda há uma porcentagem enorme da população que acredita que marketing é apenas propaganda. A bem da verdade, sabemos que o Marketing e a Gestão de Marketing vão muito além da propaganda e não estão limitadas aos famosos 4Ps do Marketing.

O que é Gestão de Marketing?

Kevin L Keller e Philip Kotler, no livro clássico Administração de Marketing de 1967, definem Gestão de Marketing como “a arte e a ciência de selecionar mercados-alvo e obter, manter e expandir a base de clientes através da criação, entrega e comunicação de um valor superior ao cliente”.

Nesse sentido, podemos dizer que a gestão de marketing te ajuda a determinar seu público-alvo, sua Persona, e os produtos ou serviços que possam interessar a essas pessoas. Mas como mencionado acima, Marketing não se resume a isto. Uma boa Gestão de Marketing inclui estratégias que você deve aplicar para o desenvolvimento do seu negócio. Como os seus processos de planejamento e execução. O Marketing vai desde a ideia até a definição do preço, passa pelas formas de divulgação e distribuição dos seus produtos ou serviços para tornar o crescimento do seu negócio cada vez mais lucrativo.

Não nos aprofundaremos na Gestão de Marketing hoje, até porque você já deve estar familiarizado com este assunto. Neste artigo focaremos nas 4 principais vantagens de uma boa Gestão de Marketing.

Principais vantagens de uma boa Gestão de Marketing:

Fidelização: Num mercado onde as opções são inúmeras e estão à disposição do cliente com apenas alguns cliques, fidelizar o cliente pode não ser uma tarefa fácil. Entre tantas opções, fazer com que o cliente continue preferindo o seu produto ou serviço pode ser desafiador. Por este motivo, podemos dizer que uma boa Gestão de Marketing será capaz de fazer com que a empresa conheça profundamente seu cliente. Conhecer o cliente é um ponto crucial que ajudará na comunicação, a organização que conhece o seu cliente saberá falar a “sua língua”, conhecerá suas preferências. Quando se conhece as preferências do cliente é possível divulgar o seu produto de forma não invasiva, o que cativará a simpatia do cliente. Com uma comunicação adequada você não apenas fidelizará os seus clientes, como os transformará em fãs de sua marca. Vale lembrar que para conseguir fidelizar o cliente é importante criar estratégias de pós-venda.

Melhoria na tomada de decisões: Para que uma empresa tenha sucesso é preciso que ela conheça a si mesma e, também, conheça o mercado. Através de uma boa Gestão de Marketing a organização conseguirá conhecer a fundo o mercado, suas dores, necessidades e desejos. Para tomar decisões é preciso ter informações consistentes e de qualidade que poderão ser adquiridas através de enquetes, pesquisas de mercado, feedbacks de clientes, etc. Ao estar bem informado sobre tudo o que envolve os seus consumidores e os seus produtos ou serviços, o tomador de decisão de uma empresa saberá para onde ele deve direcionar os esforços de sua equipe e os recursos financeiros. Ou seja, as tomadas de decisões serão mais assertivas, representando eficiência, redução de tempo e custos nas estratégias e ações de Marketing.

Redução de Custos: como mencionado acima, a redução de custos é mais uma das vantagens de uma boa Gestão de Marketing. Todo cliente tem um CAC (Custo de Aquisição) envolvido. Este custo está relacionado à diversos fatores, propaganda, divulgação, atendimento, pós-venda, etc. Podemos dizer que o CAC é uma métrica que mostra quanto uma empresa está investindo para a conquista de cada um dos seus consumidores. Estudos comprovam que manter um cliente tem um custo significativamente menor do que conquistar um cliente novo. Com uma boa Gestão de Marketing a organização será capaz de manter uma comunicação ativa e contínua com sua clientela o que resultará em engajamento do cliente com a marca. Ao garantir uma comunicação contínua com o seu cliente, além de conseguir fidelizá-lo, a organização não terá que iniciar todo esse relacionamento e processo de convencimento novamente para que ele faça uma nova compra. Um cliente fidelizado por meio de ações de marketing empresarial já estará propenso a realizar novas aquisições da sua empresa.

Fortalecimento da marca: Com certeza o fortalecimento da marca é uma enorme vantagem para as empresas que investem na estratégia de Marketing. Quanto mais o cliente vir a sua marca, mesmo que de forma “disfarçada”, maior será a chance de ele se identificar com os seus produtos ou serviços. Apesar de ser algo intangível o valor da marca é de extrema importância. Fortalecer a marca é imprescindível para criar valor aos seus produtos ou serviços. Muitas das vezes a pessoa não vai comprar o artigo mais barato e sim aquele da marca que ele já conhece e confia, mesmo que este tenha um preço maior. Este fenômeno se deve ao fato de que neste caso o cliente está considerando o valor agregado e não o preço do produto

As vantagens acima evidenciam a importância de criar ações eficientes de marketing. Quando o consumidor enxerga que os valores da sua empresa estão de acordo com os valores dele, automaticamente ele terá mais propensão a adquirir seus produtos ou serviços.

Lembre-se ao investir na Gestão de Marketing você está investindo na sua marca e agregando valor ao seu produto!

Fonte: administradores.com

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