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Esqueçam os 4P's do Marketing!

Construa a Imagem da Sua Marca Com os Arquétipos

25 de abril de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O que é um Arquétipo e como ele pode te ajudar a vender mais.

Uma das formas mais divertidas e encantadoras para você criar a personalidade da sua marca é fazendo o uso dos Arquétipos.

Eles são formados por características que ajudam a definir o que a marca preza e como ela pode se mostrar para o mundo e, dessa forma, criar conexões duradouras com o público-alvo.

Isso por si só já é o sonho de consumo de toda marca, certo? Mas para isso você precisa entender como os arquétipos e seus significados podem te ajudar durante essa jornada.

E é isso que vamos te explicar agora.

O Que São Arquétipos

Os arquétipos são o representativo dos valores, personalidade e crenças de cada ser humano.

Eles servem como uma ótima ferramenta para você gerar a humanização da sua marca e promover uma relação mais próxima com o seu público através da identificação.

Esse conceito surgiu através dos estudos do psiquiatra suíço Carl Jung, que afirmou que alguns padrões e imagens universais eram apresentados junto a nossa psique.

Essas imagens universais, que conhecemos por arquétipos, são divididas em 12 tipos e podem ser manifestadas de forma inconsciente através da nossa história, cultura e experiências pessoais.

Na Publicidade, os arquétipos são utilizados para representar uma empresa. Essas figuras vão configurar a forma como as empresas se mostram, relacionam e interagem com os consumidores.

Imagine o cenário em que você está conhecendo uma pessoa nova. Você, mesmo que inconscientemente, vai procurar alguém que partilhe de uma personalidade parecida ou igual a sua, de modo que vocês possam ter uma relação proveitosa e com o mínimo de conflitos possível.

Dificilmente você vai buscar construir uma relação com alguém que possua uma personalidade completamente diferente da sua.

Da mesma maneira, é necessário que você encontre o arquétipo que melhor representa a personalidade da sua empresa para desenvolver uma estratégia eficaz e que seja focada no seu cliente. Para isso, nós vamos te ajudar.

A Importância de Atribuir Arquétipos Para Sua Marca

Trazendo para o seu dia-a-dia, esses arquétipos te ajudam na conexão com a persona da sua marca.

O modo de comprar do consumidor moderno vem se alterando com uma velocidade extraordinária e estamos no momento em que os indivíduos estão preferindo se conectar de forma direta com as marcas e cada vez mais estão procurando estabelecer uma relação de proximidade com as organizações das quais eles estão consumindo.

Ou seja, as pessoas querem se ver nas marcas. Elas querem reconhecer os seus desejos e forças, bem como as suas dores, ali naquela empresa.

Sabendo disso, você pode buscar por estratégias que tirem a sua empresa do lugar mecânico de “estou apenas vendendo” para a posição de “estou entendendo a dor do meu cliente e criando um vínculo próximo e verdadeiro com ele”.

Como você pode fazer isso? Além da construção dos Arquétipos para a sua marca, você pode investir no seu branded content, que nada mais é do que uma estratégia criada para que você possa traduzir os valores da sua marca.

Isso será capaz de transmitir uma transparência a humanização da sua marca, te aproximando da realidade vivida pelo seu público.

Uma das marcas que tira isso de letra é a Netflix. Em suas redes sociais, a marca mantém uma relação muito próxima com seus espectadores e seguidores, sempre interagindo e criando uma relação quase de amizade com vários deles!

Além disso, ao definir o arquétipo que melhor representa o seu negócio, você cria uma personalidade forte e aumenta as chances de ser lembrado e aparecer nas escolhas de Top Of Mind dos seus clientes.

Os Arquétipos e Seus Significados

Agora que você já aprendeu sobre o que são os arquétipos e como eles são fundamentais para estreitar as relações entre empresa e consumidor, vamos entender de forma mais detalhada como cada um deles funciona.

Como mencionamos, são 12 arquétipos no total, porém vamos trazer 5 exemplos para você começar a se familiarizar com a maneira em que eles são usados, vamos nessa?

Sábio

O sábio é aquele que antes de agir, analisa a situação com bastante inteligência. Ele está relacionado com vivências e experiências.

As pessoas e marcas que se enquadram nesse arquétipo, buscam enxergar o mundo através de lentes analíticas e lógicas, sem tomar decisão no impulso e motivadas pela emoção.

Ele está antenado em tudo o que é novo e fica de olho nos principais estudos de assuntos diversos.

O sábio é movido pelo compartilhamento de conhecimento para que, assim, possa entender o mundo e chegar em grandes lugares e posições.

Um exemplo de marca que se encaixa nesse arquétipo é o jornal The New York Times.

Mago

O mago é o arquétipo que acredita na transformação. Sabe aquela frase “fazer o mundo um lugar melhor”? Provavelmente foi dita por alguém com essa característica.

As marcas e pessoas que se identificam com esse arquétipo são inspirados pela revolução, coragem e ideias fora da caixa.

Em um mundo de comodismo, os magos podem ser vistos como “loucos”.

Uma marca que é uma das maiores referências desse arquétipo é a Red Bull. A empresa promete te dar asas e para isso está sempre lançando desafios que instiguem seus consumidores.

Um deles foi o “Km’s de Motivos Para Correr” em que o objetivo foi estimular os corredores a superar os seus limites ao mesmo tempo em que se preparavam para uma corrida global chamada “Wings for Life World Run” e que tinha como meta reverter o valor arrecadado em estudos que buscam a cura da lesão medular.

Explorador

O arquétipo do Explorador é apaixonado pela liberdade! Ele não abre mão da sua autonomia e independência para descobrir o mundo, não se conforma com a rotina do dia-a-dia e está sempre disposto a ter novas experiências.

Esse arquétipo é ambicioso e acredita que não é ficando nos mesmos lugares, fazendo as mesmas coisas, que ele se sentirá pleno e completo. Ele não se prende às amarras da sociedade e o que ela diz ser o ideal de vida.

Pessoas e marcas que dividem essas características prezam por tudo aquilo que os desafiam e os tiram da zona de conforto da repetição diária.

Seu maior medo é se sentir acomodado e preso em uma situação ou lugar.

Marcas de carro são grandes adeptas desse arquétipo. A Land Rover, por exemplo, está sempre mostrando como o carro é potente e preparado para consumidores aventureiros. Na maioria dos comerciais, o cenário dos passeios é desafiador e empolgante.

Herói

É o arquétipo do guerreiro, ele não poupa esforços para proteger aqueles de quem ele gosta.

São muito trabalhados nos filmes, grandes exemplos são a Mulher-Maravilha e o Super-Homem.

Eles são conhecidos pelo seu altruísmo e valentia, são corajosos, perseverantes e gostam de vencer todos os desafios com “sangue nos olhos”.

Na Publicidade e no Marketing, você pode encontrar esse personagem nas marcas que acreditam que com esforço e dedicação, você consegue chegar no seu objetivo final.

Uma marca que representa o arquétipo do Herói é a Nike, que explora produtos relacionados com a aptidão, tanto física quanto mental, competência e desafios motivacionais. Just Do It!

Rebelde/Fora da Lei

O Rebelde ou Fora da Lei são aqueles que confrontam o padrão, aqueles que vão contra as estatísticas, os que pensam diferente.

Você já ouviu falar naquela frase “as regras são feitas para serem quebradas”? Isso é muito a cara de um Rebelde.

Revolução provavelmente é a palavra que mais os define.

Muitas empresas de tecnologia se encaixam nessa categoria, e a que mais se destaca é a Apple. A empresa está sempre buscando novos recursos para sair do óbvio e entregar produtos totalmente inovadores e revolucionários.

Conclusão

Como vimos, é de extrema importância mapear as características da marca e relacioná-las com os Arquétipos de modo que a sua empresa se conecte com o público ideal, produza mensagens com propósito e retenha clientes.

Diz pra gente, já conseguiu visualizar a sua empresa em algum desses arquétipos?

Fonte: Administradores

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