Please enable JS

Blog

Conteúdo para redes sociais: como criar posts que realmente engajam

Conteúdo para redes sociais: como criar posts que realmente engajam

27 de abril de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Conheça as etapas necessárias para sua empresa produzir conteúdo para redes sociais com consistência, aumentando as chances de seus posts terem melhores resultados

Conteúdo é a essência do marketing nas redes sociais. Não adianta criar um perfil e não postar nada, mas também não dá para publicar qualquer coisa. Criar conteúdo para redes sociais exige estratégia e planejamento para engajar e conseguir a confiança dos seguidores.

As pessoas só vão seguir a sua marca se você falar de assuntos que são interessantes que geram conexão e que agreguem valor. Por isso, o Marketing de Conteúdo precisa estar de mãos dadas com as estratégias de social media.

Neste post, vamos mostrar as 5 etapas necessárias para sua empresa produzir conteúdo para redes sociais com consistência. Assim, suas chances de ter melhores resultados com suas postagens aumentam muito! Continue lendo post para saber o que fazer.

Como planejar conteúdo para as redes sociais

Entrar em uma rede social por motivos rasos, como a presença de outras pessoas e marcas na plataforma, pode ser um tiro no pé. As redes sociais, assim como qualquer canal de comunicação, têm seus objetivos. Cada uma vai proporcionar uma experiência de uso diferente. Isto pode impactar diretamente na atuação e nos objetivos da sua marca nessas redes.

As perguntas que você deve se fazer são:

O que eu espero alcançar atuando nessa rede?

Como a presença da minha marca nessa rede social vai ajudar a atingir meus objetivos de marketing?

A partir das respostas a essas perguntas, é possível criar um planejamento de conteúdo, que deve começar pelo desenvolvimento de uma visão analítica da relevância da rede social para a sua estratégia. Ou seja, entendendo como as redes sociais podem contribuir para seus objetivos, como sua marca deve atuar em cada canal e quais resultados você precisa alcançar.

Partindo dessa análise e da visão estratégica, você pode olhar especificamente para a produção de conteúdo para redes sociais. É necessário entender o seu público, o que as pessoas gostariam de ver nas suas publicações, como gerar engajamento e se destacar dos concorrentes.

Olhe também para as características de cada rede social e os formatos que apresentam. Dessa forma, você pode produzir conteúdo mais relevante para cada uma delas. É importante, por fim, entender a capacidade da sua equipe para a produção de conteúdo.

Tendo essas informações, você é capaz de estabelecer um calendário que faça sentido para a rotina de trabalho, assegurando a frequência de postagens. Além disso, você consegue ter uma perspectiva mais ampla de quais ferramentas vai precisar para executar todas as tarefas e fazer uma gestão mais adequada do seu time.

Agora, vamos detalhar esses pontos do planejamento de conteúdo para você criar uma estratégia poderosa nas suas redes sociais.

1. Defina sua Buyer Persona

Você sabe com quem está falando nas redes sociais? Para quem os seus conteúdos estão sendo criados? Ok, você pode ter uma ideia do público-alvo da sua marca, mas mais interessante ainda é traçar o perfil da sua buyer persona.

Buyer persona é a descrição de um personagem semifictício que representa o cliente ideal da sua empresa. Essa descrição traz as necessidades, dores, dúvidas, interesses e comportamentos desse personagem.

A construção da persona deve ser pautada em dados reais sobre os clientes, coletados em questionários, entrevistas e observações. Para ser mais verdadeiro possível, você pode criar um perfil baseado em arquétipos, que representam traços de personalidade das pessoas, com base em padrões do comportamento humano.

O conteúdo precisa ser a respostas para questões e dores encontradas na construção da buyer persona. Levando em conta os comportamentos e interesses para estabelecer a linguagem, identidade e, por fim, a forma de se comunicar.

2. Estabeleça os objetivos de marketing nas redes sociais

 A definição dos objetivos da estratégia de marketing nas redes sociais é o que orienta suas decisões e determina qual caminho você deve seguir para alcançá-los.

Os objetivos de marketing nas redes sociais podem ser, entre outros:

  • aumentar o brand awareness;
  • ganhar mais engajamento;
  • conquistar mais vendas;
  • gerar mais Leads;
  • direcionar tráfego para o site.

Dessa forma, você agrega mais informações para determinar as ações e criar os conteúdos para atingir esses objetivos. É importante também definir as metas — quantificáveis e mensuráveis — das redes sociais, bem como os indicadores que você vai monitorar para saber se a estratégia está no caminho certo.

3. Pense na produção de conteúdo para cada rede social

No planejamento de redes sociais, muitas marcas querem entrar em todas as plataformas possíveis para alcançar mais pessoas. Só que poucas conseguem ter uma atuação consistente e relevante em todos os canais. E, para dar conta, acabam replicando os mesmos conteúdos em diferentes redes sociais.

Porém, cada rede social tem o seu público, a sua linguagem, o seu ritmo, os seus formatos. O LinkedIn, por exemplo, é focado em conexões profissionais, enquanto o TikTok tem uma linguagem divertida e informal. Portanto, é preciso conhecer as características de cada rede social para saber se a sua persona está lá e se a plataforma vai ajudar a cumprir seus objetivos de marketing.

Sua marca não precisa estar em todas as plataformas, ok? Assim, depois que você escolher as principais redes sociais para a sua marca, entenda o tipo de conteúdo e linguagem que engaja o público que está por lá.

4. Priorize constância e frequência das publicações

O sucesso dos posts nas redes sociais não depende apenas do seu conteúdo, mas também da escolha de uma frequência adequada e, por consequência, a construção de uma constância de publicações. Constância significa assiduidade: é preciso manter o perfil sempre ativo nas redes sociais para não perder a relevância do perfil, o interesse e o engajamento dos seguidores.

Já a frequência significa o intervalo de tempo entre as publicações: você deve definir uma frequência adequada ao perfil da sua persona, às características de cada rede social e à capacidade de produção da sua equipe. Não existe uma regra sobre a melhor frequência de publicação. O ideal é fazer testes com o seu público e entender com qual periodicidade os seguidores respondem melhor aos seus posts.

5. Tenha um calendário de postagens e monitore resultados

Para garantir constância e frequência, a equipe precisa se organizar. Ter um calendário de postagens é ideal para isso, já que ele oferece um panorama das publicações previstas para o período, bem como as atividades envolvidas (produção, revisão, agendamento etc.).

Você pode também usar o agendamento de posts — que ferramentas como a mLabs oferecem — para deixar tudo programado e não esquecer de nenhuma publicação. Por outro lado, o calendário e o agendamento não devem engessar a estratégia.

Social media é uma atividade dinâmica, e a relevância dos conteúdos pode mudar de um dia para o outro. Então, se surgir um assunto de destaque, é preciso ter flexibilidade para inseri-lo nos seus posts. Para isso, também é importante monitorar os resultados das publicações, extrair insights para os próximos conteúdos e ficar de olho nos assuntos que estão bombando.

Agora é com você!

Você já viu as principais dicas para planejar o conteúdo para redes sociais: saber com quem você está falando, definir os objetivos que deseja alcançar, conhecer cada rede social, ter consistência nas publicações e criar um calendário para isso.

Agora é hora de colocar seus planos em prática.

Fonte: Blog da RD

Posts relacionados

Como landing pages eficientes podem aumentar conversões em negócios

3 de maio de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O plano de comunicação como ferramenta estratégica de negócios e crescimento

29 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
instagram

Mercado Pet: venda de itens lideram engajamento no Instagram

26 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Experiências ruins estão reduzindo a lealdade às marcas

17 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O lançamento de produtos em parceria com influenciadores vale a pena para a indústria?

9 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Reputação online: a influência da opinião sobre as empresas

4 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc