Please enable JS

Blog

É isto que todo empresário precisa fazer para ter finanças saudáveis

5 de março de 2024 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Elementos básicos da aptidão financeira podem ser comparados aos seus homólogos da aptidão física, especialmente quando se trata de iniciar um negócio

Quando pensam em “condicionamento físico”, é comum que as pessoas imaginem fisiculturistas na academia, esforçando-se para levantar mais peso no supino, ou em aulas de spin, com ciclistas pedalando cada vez mais rápido ao ritmo de uma música alta e pulsante.

Para os empreendedores, no entanto, existe um tipo de formação totalmente diferente com um objetivo totalmente diferente: a aptidão financeira, cujos elementos básicos podem ser comparados aos seus homólogos da aptidão física, especialmente quando se trata de iniciar um negócio.

1. Defina intenções

Nos negócios, segundo Farraj, a intenção de iniciar um novo negócio exige ações específicas, como o primeiro passo para exercitar seus músculos empreendedores sendo desenvolver fundamentos sólidos para começar.

Pela Câmara de Comércio dos EUA, a inicialização é definida como “o processo de iniciar uma empresa apenas com poupanças pessoais, incluindo fundos emprestados ou investidos de familiares ou amigos, bem como rendimentos de vendas iniciais. As empresas autofinanciadas não dependem de métodos tradicionais de financiamento, como o apoio a investidores, crowdfunding ou empréstimos bancários. Em vez disso, como o nome sugere, os empreendedores devem ‘se sustentar com o esforço’, usando seu próprio capital para lançar”.

Ainda que isto possa parecer assustador, a intenção de qualquer novo negócio é lançar e crescer com um orçamento apertado, afirma Farraj. Segundo ele, a primeira coisa que é necessária para começar um empreendimento – assim como ao experimentar novos equipamentos na academia – é um equilíbrio sólido.

Em novos negócios, isso significa manter despesas operacionais enxutas, minimizar compras desnecessárias e maximizando as tarefas que podem ser feitas pelos próprios empreendedores.

“Para poder manter o crescimento do seu novo negócio enquanto constrói a base de clientes e começa a gerar vendas significativas, você mesmo deve realizar muitas tarefas. Para mim, significou aprender coisas novas para potencializar minha tomada de decisões e evitar erros desnecessários”, conta o executivo.

2. Concentre-se na flexibilidade

“O alongamento é essencial para qualquer tipo de condicionamento físico. No entanto, é obrigatório desenvolver a resiliência financeira necessária para enfrentar as inevitáveis ​​crises econômicas nos negócios”, declara Farraj.

Em 2020, enquanto milhões de empresas em todo o país fechavam as suas portas, muitas companhias resistiram ao momento difícil. Uma pesquisa realizada na Sloan School of Business do MIT identificou “três maneiras fundamentais de gerenciar a incerteza: resiliência, agilidade local e agilidade de portfólio”.

“O triste fato é que, de acordo com a análise dos dados do Bureau of Labor Statistics, mais de 18% das empresas falham no primeiro ano e 50% nos primeiros cinco anos. Para muitos, isso acontece porque não incluíram flexibilidade no seu regime de aptidão financeira. Descobrimos que gerenciar despesas e mitigar riscos são fundamentais para ampliar suas capacidades e recursos em tempos difíceis”, comenta o executivo.

Para ele, é preciso que empreendedores sejam capazes de diversificar os serviços que prestam para enfrentar tempos difíceis.

3. Estabeleça uma rotina

Assim como a boa forma física, para ter uma boa forma financeira é necessário estabelecer uma rotina para atingir seus objetivos e acompanhar seu progresso. De acordo com Farraj, para os empreendedores, existem quatro itens principais acionáveis:

1. Implemente um sistema de acompanhamento orçamentário

“Sempre monitore as despesas. Rastreamos todos os gastos com CPV, custos trabalhistas e gastos com marketing, implantando software que nos fornece dados em tempo real sobre nossas receitas e saídas. Cada gestor recebe relatórios semanais de todas as despesas e projeções/diretrizes para a próxima semana para garantir gastos ideais. Diversificar os fluxos de rendimento reduz a dependência de uma única fonte”.

2. Ouça seus clientes

“Procure quais outros serviços você pode oferecer aos seus clientes. Isto irá fornecer outros fluxos de rendimento, para que nunca precise de depender de uma única fonte que pode não ser sustentável ao longo do tempo ou durante uma recessão”.

3. Crie um fundo de emergência

“Um fundo de emergência é essencial para enfrentar desafios financeiros inesperados. Um fundo de emergência reduz o estresse devido a despesas repentinas. Defina uma pequena porcentagem de seus ganhos mensais para um fundo de emergência. Reservamos 15% todos os meses para um dia chuvoso que nos ajudou a enfrentar a tempestade”.

4. Faça da aptidão física parte de sua rotina de preparação financeira

“Os empreendedores podem aproveitar sua aptidão física pessoal como uma vantagem comercial. Foi comprovado repetidamente que o exercício promove a função cognitiva e a criatividade, ao mesmo tempo que reduz o estresse. E, quando as coisas ficam difíceis, o exercício ajuda os empreendedores a ficarem mais difíceis”.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

abc