Please enable JS

Blog

Firewall

Entenda o poder do Firewall gerenciado para a segurança da sua empresa!

9 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

A hiperconectividade, sem dúvidas, se tornou um fator essencial para os negócios. As empresas precisam lidar com um número cada vez maior de dispositivos conectados a sua rede e nesse cenário, a segurança da informação se torna um ponto cada vez mais crítico e a adoção de soluções como um firewall é essencial.

De fato, quanto mais as organizações expandem as possibilidades de acesso a sua rede, maiores as vulnerabilidades que podem ser exploradas por cibercriminosos. Entretanto, interromper as estratégias de inovação não é uma opção para as empresas que desejam se manter competitivas.

Tecnologias como a Internet das Coisas (IoT) se tornaram uma força disruptiva em todos os setores e estão impulsionando a transformação digital. Isso é reforçado por uma pesquisa do Gartner, que revelou que 47% dos entrevistados pretendem aumentar seus investimentos em IoT até 2023.

Portanto, a solução mais apropriada é reforçar a proteção do perímetro de sua rede e, nesse sentido, o firewall é uma excelente solução. Entenda os motivos a seguir!

O que é o firewall gerenciado?

Um firewall é uma solução de segurança que defende a fronteira entre a rede privada de uma organização e redes públicas, como a Internet.

Pode ser implementado como software, hardware ou ambos para atuar como a primeira linha de defesa na segurança corporativa.

Quando implementada, essa solução atua inspecionando os pacotes que entram e saem de uma rede privada e os permite ou bloqueia com base em regras pré-determinadas.

Essas regras – definidas em listas de controle de acesso (ACLs) – especificam quais nomes de rede, endereços de protocolo de Internet e números de porta são permitidos.

Assim, o objetivo principal da utilização de um firewall é proteger a rede local contra ataques externos. No entanto, você também pode utilizá-lo para criar segmentação de rede e impedir ameaças internas.

Além disso, um firewall também pode gravar os eventos que acontecem em sua rede, possibilitando a equipe de TI o uso destes registros para identificar padrões de usuário e aprimorar os conjuntos de regras.

O firewall gerenciado traz a junção desta solução essencial a uma equipe especializada com foco em manter o uso máximo de recursos para que seu ambiente esteja protegido.

Quais as funções básicas de um firewall?

Como já mencionado, um firewall é a primeira linha de defesa da sua rede. Ele examina cada pacote de dados endereçados a qualquer componente interno, verificando se há sinais de malware ou dados que possam indicar ações suspeitas, como um ataque de negação de serviço (DDoS), por exemplo.

Usando informações de sistemas de inteligência cibernética, ele pode reconhecer as assinaturas de ameaças específicas.

Além disso, quando utilizado um firewall de última geração (NGFW), também é possível fazer uso de recursos de Inteligência Artificial para vasculhar o pacote de dados em busca de ameaças que um firewall normal pode não perceber.

Quais são os benefícios do uso de firewalls de borda?

A implementação de pode beneficiar uma organização de diversas maneiras, dentre as quais vale destacar:

Monitore o tráfego da rede. O tráfego que entra e sai de sua rede cria oportunidades para ameaças que podem comprometer suas operações. Logo, um monitoramento eficaz pode ajudá-lo a manter seus sistemas protegidos.

Impeça tentativas de hacking. Os cibercriminosos continuam a lançar ataques cada vez mais complexos. De acordo com o relatório da SonicWall 2021, os ataques de ransomware dispararam em 2020, com um aumento de 62% em relação a 2019. Nesse contexto, os firewalls de borda tornaram-se mais importantes do que nunca para impedir que hackers entrem na rede de sua organização.

Impeça ataques de vírus e spywares. Desenvolvedores mal-intencionados criam centenas de milhares de novos vírus e spywares todos os dias, cujos custos de danos são imensamente altos para a organização. Um firewall de borda é benéfico porque pode controlar os pontos de entrada da rede e evitar que esses códigos maliciosos alcancem aplicações e dispositivos locais.

Promova a privacidade. Nenhuma organização gostaria que seus dados fossem roubados, especialmente agora que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) está em vigor. Nesse sentido, o firewall é uma excelente solução, pois, além de reforçar a segurança contra ataques externos, permite a segmentação de redes internas, possibilitando agregar mais segurança aos dados pessoais em seu poder.

Conclusão

Agora você já conhece um pouco mais sobre o firewall de borda e como a utilização dessa solução pode beneficiar a sua empresa.

É importante ressaltar que você pode empregar diferentes técnicas para controlar o tráfego entre a rede de uma organização e as redes não confiáveis com a utilização de firewalls.

Por exemplo, você pode implementar abordagens baseadas em filtragem de pacotes estáticos, em proxy, em inspeção de estado ou ainda utilizar um NGFW, o qual aproveita a filtragem estática de pacotes e a inspeção com informações de estado e possui recursos avançados, incluindo inspeção profunda de pacotes (DPI), para obter segurança em toda a empresa.

Por isso, é necessário ter conhecimento técnico especializado para identificar a solução e a abordagem que faz mais sentido para a sua empresa.

Fonte: Portnet

Posts relacionados

Banco Central da China declara ilegais todas as transações com criptomoedas

Banco Central da China declara ilegais todas as transações com criptomoedas

27 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Pesquisa Empresas e LGPD: resultados apontam cenários, desafios e caminhos

24 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
segurança dados

Quase metade das empresas têm bancos de dados vulneráveis

23 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Google Meet vai ajustar automaticamente a iluminação da sua câmera durante reuniões

22 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
whatsapp

5 funções do WhatsApp que ajudam a economizar a memória do celular

21 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO
Qr code

QR Code: facilidade ou perigo?

20 de setembro de 2021 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc