Please enable JS

Blog

Faça simples, sem ser simplório

5 de outubro de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Como diria o físico Albert Einstein, “tudo deve ser feito tão simples quanto possível; mas não mais simples”. Em um mundo corrido como o de hoje, as empresas mais estratégicas e lideranças “antenadas” já perceberam que fazer o que deve ser feito, sem muitas “firulas”, pompas e circunstâncias, tem cada vez mais relevância. Até porque o custo é analisado minuciosamente, os prazos exigidos pelo cliente estão reduzidos, assim como há expectativa de se ter máxima qualidade em tudo o que entregamos.

 Portanto, simplicidade é palavra de ordem! “Make it simple” – deixe simples, faça simples. No ambiente corporativo de intensas cobranças é preciso ter maturidade emocional e saber que cumprir devidamente nossas tarefas é tão importante quanto dar uma pausa e desacelerar, sempre que possível. Porém, isso não significa parar, mas manter o movimento em equilíbrio. Já sabemos que a vida tem estado cada vez mais curta e repleta de acontecimentos inesperados. Por isso, é fundamental viver o momento presente.

No contexto das organizações, onde há uma grande diversidade de pessoas, com idades, interesses e propósitos distintos, o simples ganha cada vez mais espaço e, diante deste cenário, as lideranças precisam buscar cada vez mais uma comunicação clara, objetiva e coesa. Na prática, isso se traduz em manter todos os colaboradores bem informados sobre as diretrizes e metas da empresa, e também engajados em prol de manter um ambiente no qual a cocriação e a colaboração ganhem destaque. Afinal, a multidisciplinaridade é vital nos tempos atuais.

 E, como diz o ditado: “Feito é melhor que perfeito”. Por isso, analisar suas demandas e entender o que você precisa entregar, seja para a empresa, seja para seu cliente, são pontos de atenção cada vez mais necessários. É importante que esta avaliação seja feita com a máxima qualidade, pois mostra seu comprometimento com seus afazeres, o que está diretamente ligado à sua credibilidade.

 Precisa dizer algo? Diga! Precisa fazer algo? Faça! Que a nossa urgência por assertividade encontre o abraço na simplicidade. Que tudo que seja comum e simplório fique relegado a último plano. A riqueza mora mesmo é nos detalhes – nem sempre complexos –, visíveis aos capazes de se abrir a novas possibilidades, especialmente no atual cenário onde a única certeza é a mudança. Por isso, faça simples, sem ser simplório, para não impactar na sua credibilidade.

 No mundo digitalizado em que estamos, basta navegar no Instagram, por exemplo, para ver que algumas pessoas cobram apenas para endossar um produto ou serviço devido à credibilidade que alcançaram. A depender de quem se é, esteja certo de que o resultado pode ser fantástico, pelo simples fato de ela chancelar a marca com o seu nome. São os famosos digital influencers. No ambiente corporativo, isso não é diferente, mas não são todos os profissionais que refletem sobre esse aspecto, infelizmente. Sabia que a sua imagem está totalmente conectada à credibilidade e até mesmo à respeitabilidade? É exatamente isso!

 Com certeza, você já ouviu a famosa frase: “Não adianta ser; tem que parecer”. Essa expressão nunca esteve tão atual dentro das organizações. Quem não gosta de ser atendido por alguém bem vestido, com cabelo bem cortado ou usando uma boa maquiagem? É o que conhecemos como autocuidado. E, claro, que aqui estou comentando apenas questões exteriores. É também muito importante que o conteúdo – ou seja, a sua essência – esteja bem calibrada. Afinal, transbordamos o que temos dentro de nós. E empatia, leveza, cordialidade e postura são fundamentais para criar conexões e relações, não é verdade?

 Seja nas mídias sociais ou fora delas, no “mundo real”, preocupar-se com a imagem é indispensável, especialmente para quem quer ter sempre destaque profissional. É importante que você se lembre de que é preciso vestir-se para a posição que você deseja e, não, para a qual já trabalha. Com essa visão de futuro, você começa a se posicionar desde já. Porém, cuidado com os exageros ou com a informalidade, quando o ambiente pede mais sofisticação. Saber dosar é essencial e adotar a simplicidade com bom gosto pode ser uma saída inteligente. Inclusive em momentos de home office, fique atento à roupa que escolhe para fazer uma reunião. A cada interação, certamente deixamos marcas nas outras pessoas.

O modo como os outros te percebem é tão importante que pode até garantir novas posições no mercado. Ou do contrário, um obstáculo. Por isso, zele permanentemente pela imagem que gostaria de passar e pela percepção que seus amigos, familiares e colegas de trabalho têm em relação a você.

 Lembre-se de que, estando em uma empresa, você representa uma marca. Por isso, analise se ela está conectada com seus valores e propósitos. Caso não haja aderência, como ser autêntico e feliz no ambiente de trabalho, exercitando seu jeito de ser? Pense nisso!

Fonte: Diário do Comércio

Posts relacionados

abc