Please enable JS

Blog

Guia de prompts de Inteligência Artificial para Produção de Conteúdo

1 de setembro de 2023 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Que a inteligência artificial chegou para ficar, isso já sabemos. Agora, quando falamos em produção de conteúdo com a ajuda de inteligência artificial, algumas dúvidas podem acabar surgindo quando falamos de um equilíbrio entre a ajuda que a IA pode nos dar e, ao mesmo tempo, conseguir criar conteúdo que sejam originais e de fato, criado por humanos.

Muitas pessoas ainda têm receio de pedir ajuda às ferramentas de IA para auxiliar na criação de conteúdo. Sabemos que a melhor prática não é apenas copiar e colar um conteúdo feito por uma inteligência artificial, mas sim, ter ajuda dessas ferramentas para aumentar a produtividade no dia a dia.

Prompts para Produção de Conteúdo: como utilizar em ferramentas de inteligência artificial?

Às vezes, estamos com tantas tarefas para fazer, que acabamos nos sentindo muito pressionados na hora de criar vários conteúdos em um curto espaço de tempo. Para profissionais freelancers, por exemplo, que às vezes possuem diversos clientes, ter uma ajudinha pode ser o melhor caminho para ter uma maior produtividade e entregar seus trabalhos com qualidade.

Na hora de criar conteúdos e ir buscar apoio, seja com o ChatGPT ou outra ferramenta de IA – ou qualquer outra ferramenta sem IA, podemos utilizar prompts que irão adiantar e muito o trabalho. Aqui na Rock mesmo, por exemplo, temos alguns prompts que fomos testando até encontrar a melhor maneira de utilizá-los.

Prompts para criação de Conteúdo

Briefing:

  • Faça um briefing com tópicos para um conteúdo com o título [Insira o título do post] com a keyword principal [kw principal] e [kw secundária].
  • Que tópicos podem ser abordados em um artigo com título “Insira o título do post” com a keyword principal [kw principal] e [kw secundária].
  • Crie um briefing completo para a criação de um conteúdo otimizado para os mecanismos de busca que entregue uma boa experiência para os usuários, com a keyword principal sendo [kw principal], o título [Insira o título do post]. O objetivo do artigo é [insira o objetivo do artigo. O que sua marca tem como intenção ao fazer esse artigo?]. A audiência desse artigo são [pessoas interessadas em assunto x] e suas buscas também podem ser sobre [insira palavras-chave secundárias].

Criação de Artigo:

  • Escreva um artigo sobre [tópico principal], com a palavra-chave principal sendo [kw principal]. Fale sobre [pontos que não podem estar de fora do texto]. O texto deve ter linguagem clara e [informal, formal? Diga como o texto deve ser comunicado]. O conteúdo deve ter no mínimo [x] caracteres.
  • Faça um resumo sobre o texto abaixo, falando sobre os pontos principais de maneira clara e objetiva. O resumo será inserido abaixo do título de um artigo, e, por isso, deve ser curto: [inserir texto do artigo]

Palavras-chave:

  • Quero [X] sugestões de palavras-chave que falem sobre [tópico]
  • Gere uma lista de [x] palavras-chave sobre [tópico]. Ordene essas palavras-chave em etapas de funil de vendas, com palavras-chave no topo do funil, meio do funil e fundo do funil.
  • Crie uma lista de palavras-chave de indexação semântica latente que se relacionem sobre [tópico].
  • Separe tópicos por intenção de buscas (transacional, informacional, navegacional e comercial) [indicar os tópicos]
Outros prompts
  • Atualização de Conteúdo: Quais tópicos estão faltando neste artigo? Existe alguma informação para atualizar ou para abordar com mais profundidade? [insira o texto]
  • Clusterização de URLs: Clusterize as seguintes URLs: [listar as URLs]
  • Sugestão de imagens: Sugira uma imagem [especificar a finalidade da imagem] para um conteúdo sobre [descrever o conteúdo]
  • Dados estruturados: Gere o código de dados estruturados de um negócio local para a empresa [nome da empresa] e insira as informações que devem ser abordadas em cada campo do negócio.
  • Canonical Tag: Crie o código de canonical tag para o link: [insira o link]

Lembre-se de adaptar os prompts de acordo com a necessidade

Como dito antes, é claro que podemos utilizar a inteligência artificial no nosso dia a dia como criadores de conteúdo. No entanto, lembre-se que utilizar, por exemplo, um conteúdo criado 100% por inteligência artificial não é a melhor prática para seu negócio!

Para especialistas de SEO e de Conteúdo, principalmente quem costuma revisar sempre os textos, é muito fácil identificar que conteúdo foi criado com IA e qual foi, de fato, feito por um ser humano.

Se você trabalha como freelancer e entrega um texto completamente feito por inteligência artificial, saiba que o risco que estará correndo de até mesmo perder trabalhos. O valor de um texto feito por uma pessoa é muito maior, por exemplo, para os mecanismos de busca. Lembre-se das práticas EEAT e de como elas podem afetar o comportamento de um artigo publicado na web.

A tecnologia está presente para nos ajudar e não para nos prejudicar. Adapte as informações recebidas pelas ferramentas de IA de acordo com o negócio para o qual você está escrevendo. Portanto, lembre-se: bons conteúdos estarão sempre se destacando mais do que conteúdos preguiçosos.

Fonte: Rock Content

Posts relacionados

O plano de comunicação como ferramenta estratégica de negócios e crescimento

29 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
instagram

Mercado Pet: venda de itens lideram engajamento no Instagram

26 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Experiências ruins estão reduzindo a lealdade às marcas

17 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O lançamento de produtos em parceria com influenciadores vale a pena para a indústria?

9 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Reputação online: a influência da opinião sobre as empresas

4 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Meta introduz melhorias baseadas em IA à suíte Advantage

1 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc