Please enable JS

Blog

Líder

Liderança e Futuro do Trabalho

28 de abril de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Generalista ou especialista? Depende.

Ao estabelecer uma carreira, uma pessoa pode ser um generalista, que possui muitas ideias e habilidades diferentes, ou um especialista, cujo foco é se tornar um especialista em uma área específica de trabalho.

De acordo com o Indeed, se você aprender as diferenças entre um generalista e um especialista, estará mais apto a tomar a decisão final sobre qual direção deseja seguir em sua carreira.

David Epstein, autor do best-seller: por que os generalistas triunfam em um mundo especializado, compartilha sua pesquisa e insights, neste artigo da IDEO, sobre por que os generalistas têm vantagem sobre os especialistas no local de trabalho de hoje.

Já outros autores, trazem uma outra provocação, que não podemos nos dar ao luxo de ser somente generalista.

Que tal entender um pouco mais sobre isso?

Vantagens e desvantagens de ser generalista

Muitas pessoas em cargos de liderança são generalistas porque realizam muitas tarefas ao mesmo tempo.

As vantagens de ser um generalista são a compreensão das conexões entre as áreas, a flexibilidade de carreira e a adaptabilidade ao lidar com muitas tarefas.

Os contras de um generalista é o merecimento, a falta de segurança no emprego e a exaustão por fazer muitas tarefas ao longo do tempo.

As oportunidades para um generalista são muito maiores do que para um especialista. A desvantagem de um generalista é o simples fato da falta de profundidade de conhecimento.

Vantagens e desvantagens de ser especialista

Pessoas que são especialistas em papéis de liderança podem liderar projetos com processos específicos. Os especialistas têm uma compreensão profunda de uma determinada área de conteúdo, enquanto os generalistas têm um escopo mais amplo do cenário de trabalho.

Os prós de ser um especialista são melhores salários, menos concorrência e conhecimento de conteúdo específico da sua área de foco.

Os contras de um especialista incluem a inflexibilidade de carreira e a capacidade de se tornar obsoleto à medida que a tecnologia muda.

Os especialistas normalmente têm a sua compreensão especializada de questões complexas. Você é considerado um líder de pensamento em sua área.

Você pode ter inflexibilidade na carreira devido ao seu campo restrito.

Seguem as seis dicas da conversa com David com IDEO, que citei acima:

1. Os especialistas levam vantagem, mas os generalistas geralmente os superam mais tarde.

Segundo David, quando você pensa em atletas, você pode imaginar programas de desenvolvimento muito focados e específicos, com muita repetição e otimização. No entanto, muitos no nível da elite de fato adotaram uma abordagem mais generalista.

Roger Federer, por exemplo, não cresceu apenas jogando tênis – ele passou algum tempo com vôlei, handebol, skate e basquete.

A pesquisa de David mostrou que muitos atletas de alto nível, ganhadores do Prêmio Nobel e outros indivíduos bem-sucedidos começaram com exploração e aprendizado não estruturados que lhes deram um conjunto de ferramentas mais amplo de habilidades.

2. Ser um generalista o encoraja a flexionar diferentes músculos.

Em todos os tipos de campos, buscar uma mistura de coisas novas em vez de repetir as mesmas coisas pode levar a mais sucesso a longo prazo.

Em um estudo realizado anos atrás, com alunos de matemática do ensino médio, havia grupos aleatórios em que alguns alunos tinham treinos bloqueados (repetindo um tipo de problema antes de passar para o próximo) e outros tinham treinos mistos (tipos de problemas em ordem aleatória).

 Enquanto o grupo de prática mista ficou mais frustrado e progrediu mais lentamente, eles aprenderam a combinar estratégias com problemas e acabaram tendo um desempenho muito melhor no teste.

3. Os generalistas podem provar seus interesses e encontrar o ajuste certo.

Epstein traz, que você pode experimentar snowboard, natação e futebol antes de decidir que gosta mais snowboard. Então, você pode perceber que gosta de neve, mas esquiar é melhor do que fazer snowboard.

Você pode eventualmente experimentar diferentes tipos de esqui.

É esse processo de amostragem que permite que você se concentre no que pode aprofundar.

Mais tarde, uma caixa de ferramentas mais ampla também oferece a capacidade de dinamizar mais facilmente.

4. Os generalistas têm uma caixa de ferramentas mais ampla para a resolução de problemas.

Resolver um problema complexo requer entender a estrutura mais profunda por trás dele – e com isso, os generalistas têm vantagem.

David aponta para a pesquisa na Northwestern University, onde os alunos receberam diferentes tipos de problemas em vários domínios, da biologia à engenharia.

Os alunos se saíram bem quando os problemas eram de sua área de especialização, mas mal quando eram de fora da área de especialização.

5. Generalistas que se concentram em sua narrativa podem ser candidatos mais fortes.

Como parte do comitê de seleção final de uma fundação que oferece bolsas de estudo a veteranos militares para desenvolvimento de carreira, David viu em primeira mão como os generalistas podem sair à frente em um processo competitivo de inscrição.

Ele vê candidatos que parecem em toda parte, que seguiram caminhos não convencionais em muitas direções diferentes. As pessoas com esses currículos dispersos geralmente acabam no topo ou no final da pontuação – dependendo de como contam sua narrativa.

6. Um conjunto mais amplo de habilidades pode ajudá-lo a ser mais adaptável ao longo de sua carreira.

Muitas vezes, ser um generalista pode permitir que você gire e permaneça resiliente durante a mudança. Quando você não sabe o que vem a seguir, ter uma gama mais ampla de habilidades para extrair é um benefício.

Um estudo analisou aqueles que tiveram uma educação voltada para a carreira e aqueles que tiveram uma educação mais ampla em vários países.

Enquanto as pessoas que tiveram a educação focada na carreira linear eram mais propensas a serem contratadas imediatamente depois e começarem com uma renda mais alta, porém as suas taxas de crescimento foram mais lentas e menos adaptáveis ao longo do tempo.

Quando se trata de generalistas e especialistas, muitas vezes há uma troca entre o longo e o curto prazo.

O futuro a quem pertence?

Generalista ou Especialista? Não pergunte o que é certo ou errado

Uma pergunta melhor a ser feita é “a quem pertence o futuro?”

Se você responder isso por si mesmo, de um ponto de vista puramente pragmático

Então aqui está a boa notícia, meu amigo: o futuro pertence a você.

Autor: Eduardo Zanini

Fonte: Linkedin

Posts relacionados

abc