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Liderança ou autoridade: entenda a diferença e saiba gerar resultados

12 de abril de 2018 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Para que um líder exerça sua influência mais pela motivação do que pela autoridade inerente ao cargo, Jesse Sostrin, PhD e diretor do Centro de Treinamento de Líderes da consultoria PwC, recomenda três etapas:

1. Dialogue. “Quanto mais as pessoas não compreendem a importância de algo ou como elas se encaixam naquilo, menos elas se importam”, diz. Para Sostrin, o líder deve transmitir a visão e os propósitos da empresa e criar um clima entre sua equipe que estimule todos a empreenderem esforços nessa direção. “Ao invés de dar as tradicionais justificativas burocráticas, mostre porque aquilo é importante para você. É impossível motivar alguém se você mesmo não é capaz de expressar as razões pelas quais você se dedica a algo. Essa etapa essencial vira o jogo ao seu favor”, diz. Se o líder age de forma diversa, permite que os colaboradores cheguem às suas próprias conclusões, aumentando o risco de desalinhamento.

2. Inspire comprometimento. “As pessoas se empolgam com o que é possível, mas só se comprometem quando entendem seus papeis na realização de algo”, destaca Sostrin. É importante que o líder defina o escopo do trabalho e deixe claro qual será a contribuição de cada membro da equipe, de forma alinhada com suas capacidades. “Uma vez que tudo tenha sido comunicado claramente, confirme as interpretações de cada um olhando nos olhos”. Quando cada pessoa entende seu papel na organização ou projeto, é mais provável que ela dê o melhor de si.

3. Envolva-se na medida certa. Um alto engajamento significa que você está microgerenciando cada atividade dos seus subordinados, possivelmente de maneira invasiva, o que demonstra falta de confiança nas habilidades deles. Pouco envolvimento, por outro lado, pode fazer com que as coisas fujam ao controle. “Para escolher o ponto ideal, simplesmente pergunte às pessoas qual o nível mais adequado de envolvimento. Isso não apenas deixa claros a frequência ou assuntos que requerem intervenção, como também dá autonomia na medida certa para cada um desempenhar sua função”, explica.

4. Pratique o “sim”, o “não” e o “sim, se”. É preciso ser seletivo em relação as novas ideias vindas da equipe. “Comece sendo cuidadoso na avaliação de cada demanda que chega até você e alinhe os pedidos com as contribuições de mais alto valor que suas habilidades permitem. Se os pedidos se inserem nessa medida de talento, você diz ‘sim’ e define o tempo e atenção para se envolver intimamente. Para os pedidos que não se alinham, você diz ‘sim, se…’ e imediatamente identifica outras pessoas para cumprir os objetivos com envolvimento direto”, detalha Sostrin. Essa abordagem permite uma delegação mais eficiente.

Fonte: Administradores

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