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Marketing digital para empresas: o caminho para vender mais

1 de junho de 2022 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Conheça as possibilidades do marketing digital para empresas e utilize o poder da internet para aumentar as vendas do seu negócio! Confira!

Em algum momento do passado, Bill Gates já dizia “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresas: as que fazem negócio pela internet e as que estão fora dos negócios.” e o fato é que isso já é realidade há algum tempo. Por isso, no artigo de hoje falaremos sobre marketing digital para empresas e porque o seu negócio, independentemente de vender produtos físicos ou digitais, precisa investir em ações eficientes de marketing digital para gerar mais leads, oportunidades e vendas.

A Importância do Marketing Digital Para Empresas

Não importa se você é proprietário ou está à frente de uma grande, média ou pequena empresa, todos os negócios (sem exceção) precisam investir em marketing para atrair mais clientes e realizar mais vendas. Especialistas e empresas que promovem capacitação e desenvolvimento, sugerem que todo negócio deve investir pelo menos 5% do seu faturamento, em marketing. Ou seja, se uma empresa fatura R$ 100.000 por mês, precisa destinar R$ 5.000 para ações de marketing.

Você já deve ter reparado que a maior parte do público comprador do seu negócio, ou seja, as pessoas que possuem o perfil ideal para consumir seus produtos ou serviços, passam uma boa parte do dia conectadas à internet, seja através do computador, celular ou tablet. Sabendo disso, o meio digital passa a ser um grande aliado no processo de aquisição de clientes.

Além disso, o marketing digital traz possibilidades incríveis para mensurar seus resultados e medir quase que milimetricamente os passos que uma pessoa faz antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Principais Vantagens do Marketing Digital Para Empresas

Dentre as principais vantagens da sua empresa investir em marketing digital, podemos citar:

presença online para o seu negócio: a internet remove todas as barreiras físicas que possam existir e através dela, pessoas do mundo todo podem ter acesso a sua empresa. Dessa forma, é possível criar uma vitrine digital com seus produtos ou serviços e sempre que alguém pesquisar por algo que você oferece, é possível aparecer (de forma natural ou patrocinada), aumentando sua visibilidade sem depender apenas de pessoas da sua cidade, estado ou região;

comunicar-se com a sua audiência: seja através de um e-mail, formulário de contato, sistema de chat ou até mesmo rede social, hoje ficou muito mais fácil oferecer atendimento e contato em tempo real para sua audiência. Quanto maior o contato, mais simples é tirar dúvidas e, principalmente, contornar objeções que possam surgir na hora da compra;

controle sobre todas as etapas da jornada de compra: através de ferramentas digitais e relatórios, é possível acompanhar todo o trajeto que uma pessoa faz, desde o momento que ela acessa o site da sua empresa, até o momento em que ela preenche um formulário de orçamento ou conclui uma compra online;

fortalecimento da marca (autoridade): quando sua empresa investe em diferentes frentes de marketing digital, sua marca começa a ter mais visibilidade e automaticamente passa a ser mais reconhecida dentro de seu nicho de mercado. Imagine, por exemplo, que você tenha uma floricultura online e para diversas buscas sobre flores, seu site apareça nos resultados de pesquisa. Pessoas que se interessam por esse tema, passarão a ver sua marca como uma presença constante dentro do nicho, o que gera mais credibilidade e consequentemente mais oportunidades de venda;

base de leads para ofertar seus produtos ou serviços: se você investe de forma consistente em uma estratégia de geração de leads, conseguirá aumentar, mensalmente, o número de pessoas que podem receber seus conteúdos e ofertas por e-mail. Quando o trabalho de captação de leads é feito de forma correta, você atrai pessoas que tem real interesse naquilo que sua empresa tem a oferecer, dessa forma, ter uma base de potenciais clientes para enviar comunicações é uma excelente forma de aumentar suas vendas;

personalização da comunicação: através de funcionalidades de ferramentas e segmentações especiais, é possível utilizar uma comunicação personalizada com a sua audiência, através do marketing digital. Você poderá, por exemplo, enviar uma campanha de e-mail marketing para 5.000 pessoas, chamando cada uma delas pelo nome, ou ainda, direcionar um anúncio somente para mulheres e outro somente para homens. Poderá ainda, criar anúncios para pessoas que estão dentro de uma determinada faixa etária ou em uma determinada região. Tudo isso, gera muito mais conexão e deixa sua comunicação mais exclusiva, aumentando suas taxas de conversão;

segmentação do público-alvo: quando você investe em uma forma tradicional de publicidade, em outdoors, revistas, comerciais de TV, você tem apenas uma ideia do público que será impactado. Por exemplo, ao anunciar no intervalo de uma partida de futebol, a expectativa é impactar (de forma geral) um público masculino que tem mais de 18 anos. Porém, você não consegue impactar somente esse público, tendo em vista que a partida pode ser acompanhada por crianças e mulheres também. Mas, com o marketing digital, é possível especificar exatamente qual público será impactado por uma campanha de mídia paga e isso é extremamente poderoso para a sua empresa. Fazendo um paralelo com o marketing tradicional, o que geraria maior retorno? Anunciar sua empresa de vestidos para noivas em uma revista que pode ser lida por quem está noiva e por qualquer outra pessoa, ou criar um anúncio direcionado apenas para pessoas que são do sexo feminino e que informaram que estão em um relacionamento sério ou em um noivado? Percebe a diferença?

Agora que você entendeu a importância do marketing digital para empresas, bem como suas principais vantagens, é hora de descobrir quais canais e estratégias podem ser utilizadas para dar mais visibilidade ao seu negócio na internet.

Estratégias Para Dar Mais Visibilidade Para Sua Empresa

Se você acredita que seu negócio tem bons produtos ou oferece serviços de qualidade, o marketing digital é para a sua empresa, pois tudo aquilo que é bom e de qualidade, precisa chegar ao alcance de mais pessoas. Afinal de contas, de nada adianta ter o melhor produto ou serviço do mundo, se ninguém ou praticamente ninguém o conhece. Por isso, é hora de deixar o “marketing de esperança” de lado e conhecer as estratégias digitais que realmente irão impulsionar suas vendas. Confira abaixo, as iniciativas que podem fazer total diferença em seu negócio:

SEO e Google Ads

O Google é hoje o maior buscador do mundo. Para você ter uma ideia, a cada segundo, mais de 70.000 pesquisas são realizadas no buscador e com certeza, ao longo do dia, muitas dessas buscas estão relacionadas ao nicho de mercado que a sua empresa atua. Portanto, ter uma boa visibilidade no Google, significa ter a possibilidade de gerar mais leads, oportunidades e vendas para o seu negócio.

Quando falamos em ter uma maior visibilidade no Google, falamos basicamente de duas estratégias: tráfego orgânico (a que não depende de investimentos em anúncios) e tráfego pago (com anúncios patrocinados que promovem seu site).

Tráfego Orgânico (SEO)

Através da estratégia de SEO (que é o acrônimo de Search Engine Optimization), sua empresa pode aparecer nos resultados de pesquisa do Google, sem depender de anúncios para atrair visitantes para o seu site. Dentre as principais vantagens do SEO, podemos destacar:

  • você não precisa pagar pela visita;
  • resultados orgânicos são mais clicados do que resultados patrocinados;
  • construção de um poderoso ativo para o seu negócio;
  • mais autoridade e credibilidade para sua empresa;
  • mais visitas e leads qualificados;
  • maior taxa de conversão e vendas.

Tráfego Pago com Google Ads

Para potencializar a visibilidade que sua empresa pode ter no Google, nada melhor do que combinar SEO com Google Ads, maximizando as chances de alcançar mais pessoas interessadas naquilo que seu negócio tem a oferecer. Afinal de contas, ao anunciar no Google Ads você coloca sua empresa em destaque no maior buscador do mundo e investir em anúncios nessa plataforma é uma das melhores maneiras de obter resultados rápidos e validar o que é ou não relevante para o seu público comprador.

Dentro do Google Ads, as principais formas de anunciar são através do Google Shopping (extremamente recomendado para quem vende produtos físicos), Rede de Pesquisa (que são os resultados patrocinados que aparecem quando você realiza uma busca no Google) e Rede de Display (que são anúncios que aparecem no YouTube, gMail e sites parceiros do Google).

Com o Google Ads, você pode segmentar os anúncios para o público que deseja, fazendo com que seus resultados patrocinados apareçam somente para as palavras-chave selecionadas. Você tem ainda, a praticidade para subir anúncios na plataforma, de forma simples e prática. Além disso, consegue escrever exatamente o que vai aparecer no resultado de pesquisa, personalizando a mensagem da sua marca. Para mensurar os resultados, existem relatórios que fornecem o número de impressões, cliques, conversões e muito mais métricas, tudo para que você possa otimizar os resultados, calibrando os anúncios a fim de gerar mais vendas.

Inbound Marketing

Outra poderosa estratégia de marketing digital é o Inbound Marketing, que preza pela atração e relacionamento com potenciais clientes do seu negócio, tudo de forma automatizada, explorando a jornada de compra do consumidor. Dentre as principais etapas dessa estratégia, podemos citar:

Atração: através de conteúdos e materiais de valor, você atrai a atenção do seu público-alvo, para que ele possa ter contato com a sua marca, descobrindo os produtos ou serviços que seu negócio oferece;

Conversão: uma vez que a pessoa se interessou por um conteúdo seu, é hora de ajudá-la a converter, seja através de um formulário para baixar um material rico, seja através de campos de conversão para um pedido de contato ou orçamento. Para isso, é preciso ter um site responsivo, que se adapte bem a qualquer tipo de tela ou dispositivo, além de ter páginas com um bom layout, otimizadas para conversão;

Relacionamento: assim que a pessoa converte em seu site, é possível iniciar um relacionamento com ela, seja através de campanhas automáticas de e-mail marketing (com foco em nutrir esse potencial cliente com mais conteúdos e informações), seja através de um contato de alguém da sua equipe comercial, para ajudá-lo a se tornar um cliente de fato;

Vendas: diante de todos as pessoas que irão converter em sua base de contatos, sempre existirão aquelas que são mais qualificadas e que estão mais próximas de comprarem algo. Com as ferramentas certas de automação, é possível marcar esses potenciais leads como oportunidade, para direcionar conteúdos de venda ou acionar um contato com um vendedor;

Análise: ao final do ciclo, é hora de mensurar e avaliar tudo que foi feito, para focar sua energia e esforços nas estratégias e ações que mais geraram vendas, reiniciando todo o processo de Inbound.

Através dessas 5 etapas do Inbound Marketing, é possível conduzir seus potenciais clientes a fazerem uma compra, gerando valor, antes mesmo de querer vender algo. Afinal de contas “as pessoas AMAM comprar, mas odeiam quando alguém está tentando vender algo para elas”.

Remarketing

Por fim, mas não menos importante, existe uma forma de aproveitar ao máximo, todo tráfego que chega até o site da sua empresa. Com a estratégia de remarketing é possível impactar novamente as pessoas que acessaram todas ou determinadas páginas do seu site. Dessa forma, é possível atingir novamente, pessoas que estiveram próximas de entrar em contato ou até mesmo de comprar.

Através de anúncios no Facebook/Instagram e também na rede de display do Google, sua empresa poderá aumentar a taxa de conversão, lembrando seus potenciais clientes de concluírem uma ação ou de retomarem um contato. Você pode ainda, exibir cases de sucesso e/ou depoimentos de clientes satisfeitos, a fim de gerar mais prova social e credibilidade para a sua empresa.

Por Que Muitas Empresas Fracassam ao Vender Pela Internet?

Quando falamos em vendas online, é preciso falar sobre ações eficientes de marketing digital. Acima, citamos as principais estratégias que ajudam empresas e negócios a venderem mais pela internet. No entanto, seja por desconhecimento de tais estratégias ou por não querer investir tempo, esforço e dinheiro nessas metodologias, muitas empresas partem para ações que não geram vendas.

Fonte: Agência Mestre

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