A rede social TikTok está crescendo e as oportunidades para as empresas anunciarem na plataforma também. Leia a notícia e descubra!
O TikTok possui mais de um bilhão de usuários em todo o mundo. Ao longo dos anos, a rede vem se tornando cada vez mais interessante para as estratégias de marketing digital. Quer saber o motivo? Confira a notícia e saiba tudo sobre o futuro dos anúncios no TikTok!
O que você vai ver neste artigo:
TikTok é a principal plataforma com perspectiva de crescimento de investimento para 2022
Cerca de 84% dos profissionais de marketing pesquisados para o relatório “Marketer’s Toolkit 2022” da WARC esperam aumentar seus gastos no TikTok em 2022.
Como um todo, o número de profissionais com pretensão de aumentar seus investimentos em anúncios em redes sociais vem crescendo exponencialmente desde 2020.
Veja no gráfico abaixo como os profissionais pesquisados para o relatório disseram que pretendem mudar seus investimentos neste ano:
Nos EUA, o TikTok obtém mais engajamento do usuário do que o YouTube
De acordo com os dados anteriores da Comscore entre março de 2020 e março de 2021, os usuários adultos do aplicativo cresceram de 28,8 milhões para 54,6 milhões.
Em agosto de 2020, o TikTok superou o YouTube em parâmetros de engajamento especificamente entre os usuários do Android.
29% dos TikTokers da Geração Z compraram um produto que viram anunciado na plataforma
Segundo uma pesquisa da Kantar junto ao TikTok, 29% dos TikTokers (nome dados aos usuários da rede social) da Geração Z (nascidos após 1996) compraram um produto que viram anunciado na plataforma.
Outro dado interessante, coletado pela pesquisa, é que 54% dos usuários dizem se lembrar de conteúdo de marca na plataforma. Além disso, 57% dos usuários concordaram que o TikTok os inspirou a comprar mesmo quando não estavam procurando.
O funil de vendas do TikTok
O “TikTok Marketing Science Global Retail Path To Purchase Study 2021” produzido pela Material, mostrou que quando o assunto é conteúdo de uma marca, os usuários querem que seja divertido e entretenha (44%).
Ao comparar o comportamento com usuários engajados de outras plataformas, os tiktokers são 1,5x mais propensos a sair e comprar imediatamente algo que descobriu na plataforma.
As etapas do funil na rede social
Devido ao ao formato In-feed dos anúncios, a plataforma afirma que os conteúdos das marcas impactam os usuários em diversas etapas como:
descoberta: a rede possui 1,7x mais chance de se tornar uma fonte para descoberta de novos produtos;
consideração: os usuários estão 1,4x mais propensos a procurarem mais informações sobre determinado produto na plataforma;
compra: os tiktokers possuem 1,4x mais chances de comprar um produto que encontram na rede.
A receita de anúncios do TikTok deve superar o Twitter e o Snapchat combinados em 2022
Em 2022, a perspectiva é que o Twitter e o Snapchat gerem $5,58 bilhões e $4,86 bilhões de dólares em receita de publicidade para 2022. A soma dos ganhos não supera os $11 bilhões dólares projetados para o TikTok.
YouTube Ads vs TikTok Ads
Até o momento, a Alphabet, empresa dona do Google, YouTube e Waze, registrou uma receita de $68.001 milhões de dólares durante o primeiro trimestre de 2022, representando um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, a expectativa era de $68.110 milhões de dólares.
Não há como realizar uma relação direta entre o crescimento do TikTok e a queda de $130 milhões de dólares que a plataforma teve, em comparação ao seu segundo trimestre de 2021. Mas, a concorrência no mercado de vídeos tem crescido. O Twitch, da Amazon, também está como 5ª plataforma com maior perspectiva de crescimento em investimento para este ano.
Confira a seguir alguns dos tipos de anúncios que Youtube e TikTok disponibilizam para as empresas:
Os tipos de anúncio para TikTok e para YouTube
Os anúncios que as marcas podem criar para o TikTok Ads são:
Anúncios TopView: são exibidos assim que o aplicativo é carregado, mas como primeira publicação;
Anúncios no feed: aparecem enquanto os usuários rolam a tela;
Hashtags de marca: algo parecido como uma trend, onde a marca cria uma hashtag e incentiva os usuários a gravarem um vídeo utilizando aquela #;
Aquisição de marca: o anúncio aparece na tela no formato tela cheia, assim que o aplicativo é aberto;
Efeitos de marca: os filtros são criados pelas marcas e ficam disponíveis por 10 dias para que o usuário possa utilizá-los em seus próprios vídeos.
Agora, para YouTube ADS são:
Fonte: Agência Mestre