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O que é escuta ativa e como o líder deve aplicá-la

10 de junho de 2022 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Processo envolve escutar com interesse e levar o ponto de vista do outro em consideração na hora de tomar decisões.

Nunca tivemos tantas formas de nos comunicar e marcar nosso posicionamento e opinião dentro das empresas – são pesquisas de satisfação, canais de ouvidoria, preenchimento de questionários, reuniões one-on-one. Apesar dessa variedade de canais, a maioria das pessoas não se sente ouvida no ambiente de trabalho. É importante entender, assim, o que é a escuta ativa e como ela pode ser aplicada no dia a dia da empresa.

No cotidiano das relações de trabalho, muitas vezes ouvimos as demandas dos colegas sem realmente entendê-las: seja pelo alto fluxo de informações transmitidas, pelo volume de trabalho à espera ou simplesmente pela dificuldade de interpretar as necessidades do outro,

A escuta ativa é uma habilidade essencial para qualquer profissional, mas é especialmente relevante para pessoas em cargos de liderança: na escuta ativa, o objetivo final é estabelecer um diálogo realmente linear e eficiente. Nesse processo, o ouvinte está de fato interessado no que o outro tem a dizer e se esforça para assimilar, interpretar e dar uma resposta concreta às demandas, questionamentos ou reflexões do interlocutor.

Dessa forma, os pilares que sustentam a escuta ativa são:

  • interesse genuíno no que o outro tem a dizer;
  • senso de investigação;
  • empatia, ou a capacidade de compreender o ponto de vista do interlocutor;
  • disponibilidade para fornecer feedbacks e reflexões.

Por isso a escuta ativa é tão valorizada em profissionais que ocupam cargos de liderança: saber ouvir as demandas e questionamentos da equipe é primordial para manter uma boa comunicação organizacional, elevar os índices de satisfação no trabalho e identificar problemas que, se não abordados, podem provocar prejuízos.

Os benefícios da escuta ativa incluem, ainda:

  • aumento da confiança entre líder e liderados;
  • diminuição de conflitos entre diferentes funcionários ou setores da organização;
  • desenvolvimento de empatia;
  • estímulo ao trabalho em equipe;
  • otimização de processos.

Apesar disso, a escuta ativa ainda é pouco aplicada nas empresas. De acordo com pesquisa realizada pela Psychological Associates com líderes de empresas de diversos setores, 75% dos gestores entrevistados não sabiam escutar seus funcionários – ou seja, não perguntavam, não investigavam as razões por detrás das questões relatadas e não procuravam entender o lado do outro.

Desenvolver estratégias que possibilitem uma escuta realmente empática, aberta e compreensiva deve ser, dessa maneira, uma prioridade para qualquer profissional que ocupe cargos de gestão ou liderança.

Como praticar a escuta ativa

Para um líder, aplicar técnicas de escuta ativa no dia a dia da organização auxilia a melhorar relacionamentos e processos, obtendo resultados mais satisfatórios e elevando o índice de satisfação dos liderados. Na escuta ativa, o principal objetivo é compreender o ponto de vista do outro e levá-lo em consideração no momento de tomar decisões.

Veja algumas estratégias para desenvolver a escuta ativa:

1. Prepare o ambiente para a conversa

Na escuta ativa, o ideal é que a conversa ocorra diretamente entre líder e liderados, sem a presença de mediadores que possam influenciar ou provocar ruídos no diálogo. Uma possibilidade é realizar sessões one-on-one, que são conversas rápidas, mas extremamente produtivas, em que líder e liderado trocam impressões, experiências e aprendizados sobre o trabalho.

Deixe o seu interlocutor à vontade, em um ambiente confortável e livre de pressões. A ideia é criar um ambiente de acolhimento em que as pessoas possam se expressar sem medo de represálias.

Além disso, evite a utilização de computadores ou celulares durante o processo – a não ser que seja para checar alguma informação relevante ou realizar anotações. Ninguém gosta de conversar com um interlocutor que está checando as notificações de redes sociais durante a reunião, não é mesmo?

2. Demonstre interesse e empatia pelo outro

É comum, tanto nas conversas corriqueiras quanto no ambiente de trabalho, que as pessoas não compreendem inteiramente o que o outro quer dizer. Por isso, se dedique a ouvir o outro com atenção e interesse sinceros.

Fazer sinais verbais ou corporais de estímulo e concordância demonstra atenção ao que está sendo dito e estimula o interlocutor a se expressar. Uma boa técnica é parafrasear as palavras do outro para desenvolver seus próprios argumentos, o que indica que o ponto de vista do interlocutor está sendo levado em consideração.

Desenvolver empatia e compreender o ponto de vista do outro não significa necessariamente concordar com tudo o que ele diz, mas considerar suas preocupações, questões e necessidades no momento de liderar e tomar decisões. Esse processo requer autocontrole e paciência, por isso tenha cuidado para não apressar ou julgar seu interlocutor.

3. Observe a linguagem não verbal

A comunicação oral pode ser a principal maneira de que dispomos para transmitir nossos pensamentos e sentimentos, mas não é a única. A linguagem corporal e as modulações do tom de voz podem fornecer informações preciosas durante o procedimento de escuta ativa.

Portanto, fique atento à postura, aos gestos e às expressões faciais e ao tom de voz do seu interlocutor. Além disso, se certifique de que a sua forma de se portar e seu tom de voz sugiram acolhimento e compreensão, evitando, por exemplo, tons de desdém ou expressões de julgamento.

4. Investigue

Na escuta ativa, como dissemos, a compreensão verdadeira dos problemas e pensamentos do outro é o principal objetivo. Ser curioso e fazer perguntas é, assim, uma postura necessária para deixar claro que todos os pontos da conversa foram compreendidos adequadamente e para explorar tópicos que podem ser importantes para o assunto em questão.

Procure fazer perguntas abertas e diretamente relacionadas ao assunto discutido, que possibilitem à pessoa explorar e se aprofundar no tópico.

5. Forneça feedbacks

Após a conversa, é importante fornecer ao seu interlocutor um feedback sobre tudo o que foi tratado e deixar claro que os pontos levantados por ele serão levados em consideração. Se não puder fornecer uma resposta imediatamente, deixe claro ao seu liderado que o feedback será dado em momento apropriado, assim que possível.

Tenha em mente que a escuta ativa é um processo de troca, então reagir devidamente a tudo o que foi posto durante a reunião é indispensável.

Fonte:Administradores.com

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