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Pesquisa de Clima Organizacional: o que é e como aplicar

Pesquisa de Clima Organizacional: o que é e como aplicar

22 de março de 2023 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta eficaz, seguro, e objetivo, e essa ferramenta é imprescindível para as empresas, pois coleta dados para tomada de decisão contribuindo para a gestão, sendo assim, auxilia as organizações para compreender melhor o ambiente de trabalho e o impacto causado nos colaboradores.

Visto que as informações consistem em levantar indicações sobre a visão que os colaboradores possuem, e quando aplicada a pesquisa de clima, ajuda muito a melhorar os resultados da empresa, devido as apurações feitas com métodos bem elaborados e alinhados.

Qual a importância da pesquisa de clima organizacional?

Os diagnósticos que são concedidos pela pesquisa de clima através de questionários, são muito úteis e importantes para que a aplicação tenha efeito positivo, melhorias, resultados, e empenho dos colaboradores, pois é revelado de que maneira e em que grau os aspectos do clima organizacional está atuando nos colaboradores.

Vale ressaltar, que a pesquisa feita deve ser clara e objetiva e que é importante a presença dos líderes também, pois reforça uma gestão mais participativa, estimulando a participação de todos. E, após a pesquisa de clima tudo bem apurado, é feito um plano de ação para obter as melhorias na organização, e assim divulgar aos colaboradores. Afinal, todos da empresa precisam saber da transparência da pesquisa.

Como realizar uma pesquisa de clima organizacional?

Ao implantar uma pesquisa de clima ela terá etapas a serem seguidas. E as etapas consistem em:

  1. Estruturação – No qual irá definir os objetivos/ metas e os segmentos, questionários, cronogramas etc.
  2. Divulgação – Transparência no processo.
  3. Coleta de dados – Onde irá extrair as informações, via link de site, ou por escritos em urnas.
  4. Relatório – Analises qualitativas dos resultados.
  5. Ações – Ações para a melhoria do ambiente de trabalho, com base na análise dos resultados da pesquisa.

Essas etapas são fundamentais para realizar a pesquisa, para que o planejamento seja estratégico e assertivo. Veja abaixo as vantagens que isso pode proporcionar para a empresa.

Vantagens da pesquisa de clima organizacional

  • Fortalece a comunicação.
  • Prevenções de crises internas.
  • Feedbacks mais precisos.
  • Aumenta a motivação e engajamento dos colaboradores.
  • Otimiza as lideranças.
  • Auxilia a tomada de decisão.
  • Ajuda a proporcionar indicadores.
  • Melhora o ambiente de trabalho.
  • Ações gerenciais otimizadas e mais consistentes.
  • Integração entre diferentes áreas e processos.

Como podemos ver, a implementação da pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta eficiente, e as vantagens são diversas, possibilitando um ambiente de trabalho saudável. Claro, que de início pode ocorrer desconforto e ter colaboradores que podem não curtir de início a ideia por acharem que podem serem expostos, e receio do novo.

Portanto, é imprescindível que haja uma boa estruturação, equipe preparada, bom planejamento, comunicação assertiva, métodos eficazes e transparência.

Por fim, concluo dizendo que após as análises de resultados da pesquisa de clima devido a um bom planejamento, contribui muito para o ambiente de trabalho possibilitando identificar oportunidades, prever crises, investir em treinamentos e assim por diante.

Além disso, faz toda a diferença para o desenvolvimento da empresa, ajudando a ter um bom posicionamento no mercado. Ressalto que a implementação é válida independente do porte da empresa, visto que gera uma gestão participativa, colaborativa e incentiva a todos.

Fonte: RH Portal

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