A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta eficaz, seguro, e objetivo, e essa ferramenta é imprescindível para as empresas, pois coleta dados para tomada de decisão contribuindo para a gestão, sendo assim, auxilia as organizações para compreender melhor o ambiente de trabalho e o impacto causado nos colaboradores.
Visto que as informações consistem em levantar indicações sobre a visão que os colaboradores possuem, e quando aplicada a pesquisa de clima, ajuda muito a melhorar os resultados da empresa, devido as apurações feitas com métodos bem elaborados e alinhados.
Os diagnósticos que são concedidos pela pesquisa de clima através de questionários, são muito úteis e importantes para que a aplicação tenha efeito positivo, melhorias, resultados, e empenho dos colaboradores, pois é revelado de que maneira e em que grau os aspectos do clima organizacional está atuando nos colaboradores.
Vale ressaltar, que a pesquisa feita deve ser clara e objetiva e que é importante a presença dos líderes também, pois reforça uma gestão mais participativa, estimulando a participação de todos. E, após a pesquisa de clima tudo bem apurado, é feito um plano de ação para obter as melhorias na organização, e assim divulgar aos colaboradores. Afinal, todos da empresa precisam saber da transparência da pesquisa.
Ao implantar uma pesquisa de clima ela terá etapas a serem seguidas. E as etapas consistem em:
Essas etapas são fundamentais para realizar a pesquisa, para que o planejamento seja estratégico e assertivo. Veja abaixo as vantagens que isso pode proporcionar para a empresa.
Como podemos ver, a implementação da pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta eficiente, e as vantagens são diversas, possibilitando um ambiente de trabalho saudável. Claro, que de início pode ocorrer desconforto e ter colaboradores que podem não curtir de início a ideia por acharem que podem serem expostos, e receio do novo.
Portanto, é imprescindível que haja uma boa estruturação, equipe preparada, bom planejamento, comunicação assertiva, métodos eficazes e transparência.
Por fim, concluo dizendo que após as análises de resultados da pesquisa de clima devido a um bom planejamento, contribui muito para o ambiente de trabalho possibilitando identificar oportunidades, prever crises, investir em treinamentos e assim por diante.
Além disso, faz toda a diferença para o desenvolvimento da empresa, ajudando a ter um bom posicionamento no mercado. Ressalto que a implementação é válida independente do porte da empresa, visto que gera uma gestão participativa, colaborativa e incentiva a todos.
Fonte: RH Portal