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Por que investir em automação de Marketing em 2021?

6 de janeiro de 2021 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Hoje em dia, existem vários softwares ou plataformas que podem ser utilizados para automação de processos no Marketing, mas como aplicá-los?

A automação de processos está cada dia mais presente em nossa rotina. Seja no âmbito pessoal ou no ambiente corporativo, a verdade é que as tarefas antes realizadas de forma manual e onerosa, hoje são concluídas com poucos cliques em nossos smartphones.

Essa escalada tecnológica, somada ao Projeto de Lei N º 6.549/2019, que tem o objetivo de incentivar o uso da Internet das Coisas, com taxação zero dos sistemas de comunicação máquina a máquina, podem render ao país maior competividade, eficiência e produtividade às indústrias e empresas.

O que é automação de processos?

Dito isso, pode-se entender a automação de processos como a transferência de tarefas realizadas manualmente por pessoas para algoritmos, equipamentos ou máquinas. Esse processo refere-se à utilização da tecnologia em benefício de tarefas operacionais, gerando um controle de fluxo de tarefas mais eficiente. Relatórios gerenciais, geração de indicadores e maior transparência e assertividade nas tomadas de decisões são alguns dos benefícios da automação de processos.

Toda empresa precisa de um relatório financeiro, certo? Com o uso de determinadas ferramentas de tecnologia, essas informações são compiladas de forma automática, através de sistemas de extração de dados, a partir dos bancos de informações do negócio.

Avançando um pouco o assunto, com toda a certeza, podemos mencionar a importância da automação no ramo de pagamentos. A prática vem transformando o mercado e consolidando o e-commerce. Nos atuais sistemas on-line, há diversas opções de pagamentos por boleto, cartão, Débito Direto Autorizado (DDA), entre outras. Tudo de maneira simples e fácil, com a finalidade de simplificar processos e eliminar a burocracia e, claro, o mais importante: reduzir custos.

Como aplicar a Automação nas estratégias de Marketing da minha empresa?

Hoje em dia, existem vários softwares ou plataformas que podem ser utilizados para automação de processos no Marketing. Com um mercado cada vez mais agressivo e concorrido, a competitividade, agilidade e os resultados são peças-chaves para o sucesso. O uso das ferramentas citadas acima acaba por produzir ainda mais vantagens a quem opta por elas.

Abaixo vamos explorar algumas opções de Automação de Processos, visando o aumento de vendas, otimização do tempo e eficiência no funil de atração da empresa.

1. Fluxos de Automação

Uma estratégia já difundida na maioria das grandes organizações, a criação de fluxos consiste basicamente em uma sequência de ações, disparadas por gatilhos definidos na ferramenta. Ou seja, pode ser disparo de um e-mail de cobrança, uma mensagem de acompanhamento ou rastreio de pedido ao WhatsApp ou a notificação de uma promoção via aplicativo.

Os fluxos são ferramentas constantes para o marketing de conteúdo. Os e-mails de nutrição, por exemplo, também são aliados do e-commerce. Podem ser vinculados ao abandono de um carrinho de compras ou, até mesmo, ao setor Comercial para estratégias de upsell e cross sell. Outra maneira bem conhecida de se utilizar os fluxos de automação são as campanhas de indicação. Afinal, quem nunca recebeu uma SMS pedindo para indicar um amigo em troca de benefícios ou descontos especiais?

2. Relatórios

A Automação também propicia uma visão mais clara sobre o Marketing, uma vez que a empresa tem seus KPIs (Indicador-Chave de Desempenho) bem definidos.

Há ferramentas no mercado que possibilitam diversas integrações com as redes sociais, com sites, ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) e CRM (Customer Relationship Management). Essas são opções que mapeiam todas as métricas que são importantes ao negócio de forma automatizada. Assim, é possível ter, em tempo real, dados como percentual de Churn, ticket médio, Lifetime Value e métricas mais simples, como o custo por lead e o custo por venda.

Com esses relatórios, é possível transformar essas informações em táticas para a otimização do ciclo de vendas e aumento da receita. Assim, o gestor pode perceber mais claramente os gargalos e os itens que são mais vendidos, procurados ou que geram maior valor à empresa.

3. Retenção de clientes

Para falarmos sobre a retenção de clientes, não podemos deixar de mencionar o atendimento. Afinal, ele é a “cara” da sua empresa. Cada vez mais, a comunicação ocorre de forma relacional, ou seja, deixa de ser feita apenas quando há algum problema. Neste cenário, entram os famosos Chatbots.

Com custo cada vez menor, a ferramenta pode funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana. Por consequência, promove um atendimento ágil e eficaz a clientes e potenciais compradores. As possibilidades para sua utilização são incontáveis, uma vez que você pode disponibilizá-lo através de diversos canais como Facebook, WhatsApp, Telegram, Site e aplicativos.

Um grande atrativo para o seu uso é a possibilidade de dar alma ao algoritmo. Muitos Chatbots são baseados em Inteligência Artificial (IA) e utilizam o Processamento de Linguagem Natural (PLN) para entender variações linguísticas de clientes. A partir disso, buscam no seu banco de dados como dar a melhor resposta possível aos questionamentos.

Os bots podem ser utilizados para:

  • Marcar consultas ou agendamentos;
  • Automação dos processos de venda;
  • Abertura de chamados ou SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor);
  • Captação de leads;
  • Retenção de contatos;
  • Pesquisa de Satisfação (podendo ser até mesmo no modelo de Net Promoter Score, o renomado NPS).

4. Segmentação de Público e Gerenciamento de Campanhas

A partir do cruzamento de informações de redes sociais e de dados de seus sistemas, é possível criar melhores segmentações para uso em campanhas de Marketing Digital. Assim, é possível fornecer experiências cada vez mais personalizadas e assertivas aos clientes, melhorando drasticamente a eficiência de Marketing e, consequentemente, melhora no Retorno sobre o Investimento (ROI).

O mercado também já fornece algoritmos que analisam e criam regras que permitem pausar seus anúncios de forma automática ou que enviem notificações quando você estabelece condições específicas. Existem também ferramentas que incrementam o desempenho das campanhas digitais de forma autônoma, através da atualização automática dos lances.

Em suma, esses são apenas alguns dos conceitos e formas de aplicar a automação de Marketing. Então, vale o conselho: não se apresse e reflita. Defina os KPIs, reúna-se com seu time e discuta quais ferramentas devem ser aplicadas e quais estratégias utilizadas para melhor a eficiência e resultados no setor.

Fonte: administradores

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