Please enable JS

Blog

Twitter virou X: precisamos falar sobre reposicionamento

26 de julho de 2023 / Blog Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Na manhã desta segunda-feira (24), uma das aves mais famosas do mundo digital deixou de existir. Agora, no lugar onde cantava o pássaro azul do Twitter, se encontra a figura de um X, o novo nome escolhido por Elon Musk para a plataforma.

Até aqui, as mudanças, que prometem alavancar as promessas de tornar a plataforma em uma espécie de faz tudo movida por Inteligência Artificial, receberam críticas majoritariamente negativas, e os donos de comentários mais drásticos afirmam que “Musk destruiu o Twitter”.

Se as mudanças farão bem ou mal à plataforma, só o tempo dirá. Certo é que as mudanças executadas por Musk configuram um caso clássico de reposicionamento de marca – talvez, o mais relevante movimento realizado nos últimos anos, dada a relevância da plataforma como um meio global de comunicação.

Úteis para a adequação às novas demandas mercadológicas, para a implementação de novas diretrizes operacionais ou, em casos mais extremos, para a sobrevivência em cenários imprevisíveis, como a recente pandemia do coronavírus, reposicionamentos são comuns no mundo empresarial, e podem evitar que marcas e empresas caiam nas teias da zona de conforto, prejudiciais ao crescimento.

Ao Clube Mundo do Marketing, líderes de grandes empresas brasileiras, como Ipiranga e Grupo Cogna, abordaram o tema e explicaram a importância dos movimentos de reposicionamento para dar solidez a objetivos operacionais específicos. Confira:

Ipiranga

Após escrever 85 anos de história, a Ipiranga, dona de uma das identidades mais reconhecidas no País, enxergou a necessidade de dar início a um programa de reposicionamento para promover alterações na identidade visual e na estrutura de seus postos.

Comentando a etapa inicial do processo, a Vice-Presidente de Marketing do Ipiranga, Bárbara Miranda, relembrou que foi preciso considerar uma série de coisas: primeiro, os movimentos precisavam ter um bom motivo para acontecer, e só poderiam ser implementados caso trouxessem avanços significativos.

Por outro lado, o processo de reposicionamento de uma empresa consolidada pelo tempo exige a observação de limites traçados para preservar os ativos e diferenciais que, no caso da Ipiranga, levaram oito décadas para serem construídos.

Considerando riscos e benefícios, a Ipiranga optou por um caminho de evolução da marca no processo de reposicionamento. “Definimos, muito tranquilamente, que passaríamos por um processo de evolução e não de revolução, porque os riscos de se perder muito mais do que ganhar estavam na mesa”, afirma Bárbara.

Cogna Educação

Detentor de unidades de ensino como Pitágoras, Anhanguera e Unopar, o Grupo Cogna Educação enxergou no rebranding a oportunidade para sobreviver ao caos da pandemia e reestruturar suas marcas e operações.

Naquele contexto, dois fatores foram essenciais para o rebranding do Grupo: a perda de força das unidades de ensino locais, imposta pela necessidade do Ensino a Distância (EAD), e os novos anseios dos alunos.

“O nosso produto principal era a graduação, mas, com o tempo, começamos a entender o que o nosso aluno queria. Ele não queria apenas estudar. Queria, além disso, ter um emprego e ter uma renda. Logo, o estudo é um meio para uma vida melhor. Quando entendemos o que cada indivíduo precisa, começamos a rever a nossa estratégia, o nosso produto e, consequentemente, a nossa marca”, explicou Léo Queiroz, Vice-Presidente de Crescimento do Grupo Cogna.

Para o Vice-Presidente, a adaptação das instituições de ensino ao modelo online fez com que a oportunidade de obter conhecimento fosse permeada pelo país inteiro. “Por isso, de acordo com a nossa estratégia, tornou-se importante ter uma marca única, que carregasse os ideais de ensino, renda e melhoria de vida, regendo vários produtos. A partir desse contexto, começamos o trabalho de rebranding de todas as nossas marcas”, explicou.

Fonte: Mundo do Marketing

Posts relacionados

Como landing pages eficientes podem aumentar conversões em negócios

3 de maio de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

O plano de comunicação como ferramenta estratégica de negócios e crescimento

29 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO
instagram

Mercado Pet: venda de itens lideram engajamento no Instagram

26 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

Na era da IA: qualidade dos dados é validada pela inteligência humana

24 de abril de 2024 / Blog / por Comunicação Krypton BPO

Receita Federal disponibiliza o Sistema de Combate à Pirataria (SCP)

22 de abril de 2024 / Blog Inteligência Fiscal / por Comunicação Krypton BPO

Experiências ruins estão reduzindo a lealdade às marcas

17 de abril de 2024 / Marketing / por Comunicação Krypton BPO

abc