A comunicação está atrelada à linguagem e à interação humana. É através dela que estabelecemos vínculos com outras pessoas e expressamos nossa individualidade.
Quando estamos em ambientes corporativos, desempenhando algum cargo de destaque, o uso adequado da linguagem e da inteligência emocional é imprescindível.
O bom líder, empresário ou gestor é aquele que faz o melhor uso da comunicação, pois tem a compreensão de que as pessoas com quem trabalha possuem múltiplas habilidades e diferentes talentos, sabendo estimulá-las adequadamente. Isso, sem contar com a capacidade de manter um bom relacionamento com clientes e parceiros de negócios.
Se você sente que precisa desenvolver melhor sua forma de se comunicar, especialmente no contexto profissional, a jornalista, coach e especialista em comunicação Áurea Regina de Sá pode te ajudar. No workshop “Falando Bem, disponível no Administradores Premium, ela explica que são três as competências necessárias para o desenvolvimento da comunicação pessoal.
São elas:
1) Discurso positivo
Segundo Áurea, é essencial que tenhamos um discurso positivo no dia a dia, já que pensamentos positivos ajudam a gerar reações positivas. Além disso, a especialista ressalta que reclamações costumam surtir efeito negativo no ambiente de trabalho.
2) Criatividade
É fundamental abandonarmos o perfeccionismo, visto que se trata de uma crença limitante e paralisante. Conforme a especialista, o que devemos buscar — ao invés de perseguir coisas impossíveis como a perfeição –, é nossa capacidade criativa e o autoconhecimento.
3) Virtudes
O desenvolvimento de boas práticas, tanto na esfera privada quanto na social, é essencial para a boa comunicação pessoal. Paciência e solidariedade são exemplos de virtudes importantes no ambiente de trabalho. Além disso, segundo Áurea, devemos estar sempre atentos à forma como nossas mensagens são transmitidas.
Fonte: Admnistradores.com