Quer melhorar o clima organizacional da sua empresa? Saiba como criar condições favoráveis para o trabalho.
A experiência do colaborador impacta diretamente os índices de produtividade e de lucro de uma organização. Quanto mais positiva for essa experiência, maior o engajamento desse funcionário, assim como a probabilidade de que ele trabalhe por mais tempo.
Neste post, vamos falar um pouco da importância da experiência desse colaborador e de como criar condições para que a mesma seja favorável. Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue a leitura!
O que é experiência do colaborador?
A experiência do colaborador está ligada à vivência do funcionário dentro do ambiente de trabalho, e vai desde as instalações físicas até o relacionamento com colegas e liderança. O termo envolve fatores tangíveis e intangíveis que influenciam o bem-estar do empregado.
Qual a importância de uma experiência positiva?
Funcionários felizes acabam trabalhando melhor, facilitando o desenvolvimento da empresa. Quando a experiência do colaborador é positiva, seu envolvimento nas tarefas é maior. Assim, ele tem a preocupação de realizá-las da melhor maneira possível.
A retenção também é afetada por esse conceito, já que o funcionário se sente melhor em um ambiente agradável e tende a trabalhar por mais tempo nessa organização.
Como promover uma boa experiência do colaborador na empresa?
Confira algumas dicas que vão ajudar a criar uma vivência positiva na sua empresa.
1. Melhore o clima organizacional
As conexões sociais são essenciais para uma pessoa, dentro e fora da empresa. Cuide para que o clima organizacional seja o melhor possível, tanto no relacionamento entre os colegas como com a liderança.
Para isso, algumas medidas podem ser implantadas, como instalar um escritório com layout que favoreça a comunicação, comemorar aniversários, treinar os superiores para uma gestão empática, entre outras.
2. Ofereça benefícios
Benefícios que favoreçam o bem-estar do colaborador devem ser incluídos na política da organização. Flexibilidade de horários, pausas para descanso, atividades como massagens ou prática de exercícios para aliviar a tensão são alguns direitos que podem ser oferecidos.
Essas facilidades, além de melhorar a experiência do funcionário, também contribuem para preservar a saúde dos interessados, evitando o absenteísmo.
3. Crie um ambiente de crescimento
Os melhores talentos buscam não só a estabilidade de um emprego, mas a possibilidade de crescimento da própria carreira. Para isso, a empresa pode investir na gestão de desempenho, aplicando avaliações que mostrem ao funcionário quais são seus pontos positivos e o que pode ser melhorado.
Em cima desses dados, podem ser ministrados treinamentos e seminários, assim como o estabelecimento de metas capazes de estimular esses profissionais. Com isso, o trabalhador percebe que a empresa investe em seu desenvolvimento e tem uma motivação muito maior.
O RH tem um papel fundamental na experiência do colaborador, criando políticas para que o ambiente seja o melhor possível, assim como verificando o nível de satisfação dos funcionários por meio de pesquisas. Essas 3 dicas são os primeiros passos para a formação de estratégias que valorizem cada vez mais os trabalhadores.
Fonte: sertms