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3 etapas para construir uma cultura digital

15 de maio de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Terminar com a era de departamentos e a tomada de riscos

Agarrar o imperativo da transformação digital pode ser um desafio, especialmente se nada parece estar errado com a maneira como a sua organização opera atualmente. No entanto, as deficiências na cultura organizacional são uma das principais barreiras para o sucesso na era digital.

Mudar a cultura não acontece da noite para o dia. Em particular, transformar comportamentos e padrões da “maneira como as coisas sempre foram feitas” leva tempo. No entanto, algumas técnicas para motivar as pessoas a mudar – é quebrar os departamentos, colaborar de forma mais eficaz e incentivar a tomada de riscos – impulsionarão sua transformação digital.

 

Quebrar a era dos Departamentos

Você não pode negar que o digital está transformando os processos de negócios, os relacionamentos com os clientes, a tecnologia e a força de trabalho. Na verdade, de acordo com uma pesquisa da McKinsey, um terço dos principais tomadores de decisão disse que a cultura é a barreira mais significativa para a eficácia digital, seguida de perto pela falta de alinhamento na estrutura organizacional e pela falta de alinhamento interno.

De acordo com pesquisa realizada pela Deloitte em nome da Workplace by Facebook, 69% dos executivos acreditam que a cultura da empresa, especialmente a transparência nas comunicações internas, é fundamental para a capacidade de sua organização de realizar sua missão e visão.

Adotar uma cultura digital pode ser um desafio, pois os funcionários lutam para se mobilizar em torno de pontos de contato consistentes, novas tecnologias e novas maneiras de trabalhar. Mas as organizações precisam ir além das estruturas, processos e sistemas tradicionais para mudar o comportamento individual e coletivo. Para mudar a dinâmica de equipe e grupo, as organizações podem fazer o seguinte:

Adquirir a transparência. Implementar uma cultura digital pode ser um desafio, especialmente se a sua organização sofre de uma “mentalidade departamental”. Lute por uma comunicação aberta e honesta, tanto de cima para baixo quanto de baixo para cima.

Construa equipes de projetos multifuncionais. Equipes multifuncionais ajudam as organizações a colocar seus clientes em primeiro lugar, incentivando a comunicação e a colaboração eficazes. Os projetos de transformação digital devem contar com especialistas de diferentes áreas do negócio para garantir que todas as perspectivas sejam consideradas. Algumas organizações são de vendas, finanças, marketing, operações e recursos humanos.

Use ferramentas de colaboração. Em vez de e-mail, experimente aplicativos como o Slack ou o Microsoft Teams. Você também pode tentar colaborar em documentos em vez de enviá-los por e-mail. Isso ajuda você a compartilhar informações e trabalhar com mais eficiência em direção a objetivos comuns.

 

Colabore para construir uma visão única do cliente

Quando a cultura de uma organização é dinâmica e digitalmente dependente, os funcionários costumam usar suas próprias ferramentas e soluções preferidas sem colaborar ou compartilhar informações. Isso pode levar a perspectivas inconsistentes sobre os clientes e suas necessidades.

Para garantir que sua organização esteja criando uma visão holística e única do cliente, faça as seguintes perguntas:

 

  • Quão bons são nossos dados? Dados ruins não apenas diminuem sua capacidade de comunicação – podem afetar a produtividade e, por fim, a receita.
  • Quanto tempo estamos gastando para validar os dados que coletamos? Quando você gasta todo o seu tempo coletando e gerenciando dados, a qualidade da informação pode ficar de lado. Verifique se você está incorporando tempo para validar e limpar seus dados.
  • Como gerenciamos os dados que coletamos de nossos clientes? Você precisa de estratégias consistentes para lidar com os dados de seus clientes, independentemente de suas origens. A responsabilidade pela precisão dos dados não deve ser isolada para uma única equipe.
  • Até que ponto estamos perto de uma única visão do nosso cliente? Uma única visualização do cliente mostra todas as interações que um cliente teve com sua empresa, incluindo todas as informações e preferências de contato relevantes. Verifique se você não está lidando com dados em repositórios porque esqueceu de consultar um colega ou se esqueceu de um sistema legado.

 

Incentive a tomada de riscos

Em uma cultura digital em rápida evolução, a agilidade é fundamental, pois os funcionários precisam se sentir capacitados para tentar novas iniciativas (e não comprovadas). Para impulsionar a agilidade, os líderes devem reforçar as habilidades, processos e tecnologias digitais em suas organizações.

Falhar rapidamente, um princípio tradicional de desenvolvimento ágil de software, é importante para as iniciativas de transformação digital porque ativa a inovação. Os líderes devem ser intencionais na construção de uma cultura em que os funcionários se sintam à vontade tentando coisas que podem falhar. Concentre-se em eliminar a tomada de decisão burocrática e mudar seu foco para a inovação, em vez de estritamente eficiência – e não se esqueça de celebrar a natureza iterativa do progresso.

Um componente chave para falhar rapidamente é reflexão e crescimento. Você deve incentivar os membros da equipe a compartilhar o que não funcionou, através de uma base de conhecimento, por exemplo, para que toda a organização possa aprender, em vez de permanecer presa nos ciclos ao invés de já partir através de lições aprendidas. Sua equipe precisa ter os conjuntos de habilidades para usar as informações e os dados gerados por essas novas iniciativas para promover mudanças adicionais, o que pode exigir uma mudança de mentalidade ou treinamento adicional.

Mudar para uma cultura digital leva tempo, mas quanto mais cedo você começar, mais rápido você verá resultados. Qualquer transformação digital, por sua natureza, continuará sendo um trabalho em progresso. Essa experimentação envolve risco calculado, mas essa experimentação acabará gerando resultados e levando sua organização a novos sucessos.

 

Fonte: Administradores

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