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5 dicas para construir alianças estratégicas para o crescimento dos negócios

10 de junho de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Construir a rede certa nem sempre é fácil, especialmente à medida que os empreendedores e proprietários de pequenas empresas lutam para se manter à tona diariamente

Como empreendedor, muitas vezes você pode sentir que está sozinho contra o mundo. No entanto, o sucesso raramente é alcançado em isolamento. As pessoas mais bem-sucedidas no mundo dos negócios, conforme artigo da Entrepreneur, entendem que o poder de se conectar com os outros é a chave para desbloquear novas oportunidades e crescimento.

1. Comece oferecendo valor

As redes mais bem-sucedidas funcionam porque ambas as partes têm a oportunidade de se beneficiar uma da outra. Estabelecer um relacionamento recíproco forte desde o início é crucial. Em vez de focar apenas no que você pode ganhar, priorize o que você pode oferecer aos outros.

Oferecer valor pode assumir muitas formas, como fazer apresentações dentro da sua rede, compartilhar insights do setor ou oferecer assistência em desafios específicos onde você tem expertise. Ao oferecer valor de forma consistente, você pode construir confiança e boa vontade, o que, por sua vez, faz com que os outros sejam mais inclinados a apoiar e ajudar você.

2. Conecte-se com parceiros complementares

Ao construir redes, é importante considerar cuidadosamente que tipos de relacionamentos trarão mais valor para o seu negócio. Em muitos casos, as pessoas certas são aquelas que oferecem serviços diferentes, mas complementares. Por exemplo, um contador especializado em impostos pode querer construir um relacionamento com um advogado especializado em planejamento patrimonial.

Existem alguns benefícios para essa abordagem. Primeiramente, ambos os indivíduos obtêm o benefício de poder acessar conhecimentos ampliados relacionados ao seu negócio. Esse relacionamento também pode ser uma excelente fonte de indicações da base de clientes do outro. Isso é importante para o crescimento dos negócios, já que referências B2B têm uma taxa de conversão 71% maior.

3. Seja seletivo com quem você inclui na sua rede

Fomentar relacionamentos exige muito tempo e esforço, então é essencial ser seletivo sobre quem você inclui na sua rede. Estudos mostraram que metade das pessoas luta para manter contato de longo prazo com suas redes profissionais. Ao limitar o número de pessoas em seu círculo, você pode dedicar mais tempo para construir relacionamentos fortes e significativos com cada indivíduo.

Além disso, é importante evitar associar-se a indivíduos que têm uma reputação negativa, pois suas ações podem prejudicar sua própria reputação, apesar de quaisquer acessos ou benefícios que possam oferecer. Essa abordagem não é sobre ser pretensioso, mas sim sobre valorizar seu tempo e garantir que sua rede seja construída com base em confiança e respeito mútuo.

4. Busque dentro do seu setor

Embora encontrar membros complementares para adicionar à sua rede seja útil, muitos empreendedores tendem a perder o foco. É natural querer evitar outros em seu setor, pois pode haver algum conflito de interesses. No entanto, é importante construir relacionamentos com indivíduos que entendem completamente o seu negócio, e essas serão pessoas que têm negócios semelhantes. Procure aqueles no mesmo setor, mas com um foco de negócios ligeiramente diferente, um cliente-alvo diferente ou uma geografia diferente.

5. Participe de um conselho consultivo de negócios

Participar de um conselho consultivo de negócios (ou de pares) é uma maneira valiosa de aprender novas habilidades e compartilhar os fardos que acompanham a operação de um pequeno negócio. Esses conselhos oferecem uma plataforma para empreendedores e líderes empresariais compartilharem suas preocupações e frustrações, além de receberem feedback ou conselhos com base nas experiências passadas de outros. Esse ambiente colaborativo promove aprendizado e resolução de problemas, ajudando você a navegar pelos desafios de forma mais eficaz em um ambiente seguro.

Networking é mais do que apenas uma atividade passiva; é um investimento estratégico no futuro do seu negócio. No final do dia, a quantidade de esforço que você decide colocar em construir e nutrir relacionamentos estratégicos pode gerar retornos substanciais para o seu negócio.

Fonte: Administradores

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