Dada a crescente popularidade e implementação de oportunidades de inclusão no trabalho, igualdade e desenvolvimento profissional, encontrar maneiras de promover a retenção de funcionários pode ser um desafio. Programas de treinamento de funcionários podem trazer uma nova perspectiva para sua empresa, seja você uma pequena startup ou uma grande entidade internacional.
No entanto, encontrar o equilíbrio perfeito entre o embarque do funcionário e a manutenção do nível atual de desempenho e produção pode ser complicado. Com isso em mente, vamos dar uma olhada em várias dicas que podem ajudar você e seu departamento de Recursos Humanos (RH) a desenvolver um protótipo de programa de treinamento de funcionários.
Este programa pode então ser usado para iterar novas versões baseadas em diferentes departamentos e necessidades específicas de descrição de tarefas.
Evite programas de treinamento em massa
O treinamento em massa ou em grupo raramente funciona, especialmente em indústrias de nicho. Imagine a formação de redatores, designers gráficos ou editores de conteúdo em grupos de meia dúzia de funcionários.
Em essência, isso criaria um ambiente de escola onde alguém sempre se destacaria e o resto do grupo seguiria o caminho de menor resistência. Para evitar isso, o foco na individualização e nas descrições específicas do trabalho deve ser uma prioridade. Consulte os líderes de seu departamento sobre as preferências e expectativas de seus funcionários e desenvolva seu caminho a partir daí.
Roteiro seus processos
Para facilitar o seu programa de treinamento de funcionários, você deve criar um roteiro para cada fase de integração. Imagine um roteiro de jornada do cliente com foco em treinamento de funcionários que terminaria com um funcionário totalmente capaz e confiável e você não estará longe da marca.
Comece com orientação básica da empresa, cultura interna e hábitos de trabalho e segmente cada parte do programa em etapas cada vez mais complexas. Apoiar-se em roteiros como esses também garantirá que o treinamento dos funcionários possa ser feito pelos departamentos em conjunto, bem como permitir rastreamento e avaliação mais fáceis.
Marcos e resultados acionáveis
Em termos de rastreamento, você deve sempre contar com os Key Performance Indicators (KPI) acionáveis e evitar metas abstratas , tanto quanto possível. Por exemplo, “melhor comunicação” não é uma meta viável para o treinamento de funcionários. No entanto, “número X apresentado de relatórios” ou “partes interessadas potenciais em Y com contato frio” é.
Novamente, é uma boa prática trabalhar com chefes de departamentos sobre que tipo de metas e conquistas eles considerariam viáveis para programas de treinamento. Certifique-se de que essas metas sejam precedidas por instruções complementares, supervisão do mentor e assistência, no caso de um novo funcionário exigir alguma coisa.
Colocar mentores com funcionários
No máximo, você deve alocar dois funcionários por mentor em sua empresa. Qualquer pessoa com vários anos de experiência profissional pode ser considerada um mentor em termos de implementação do programa de treinamento de funcionários.
Cada mentor será encarregado de apresentar aos funcionários novos processos, procedimentos de comunicação, colaboração departamental e outras operações críticas. Trabalhar em equipes de três pessoas garantirá que os funcionários obtenham o máximo do seu processo de integração, enquanto os mentores avaliam cuidadosamente seu desempenho e os orientam de acordo.
Desenvolver uma cultura de feedback
O feedback pode ser positivo e negativo em termos de treinamento de funcionários – depende de como você o implementa. Funcionários seniores que são responsáveis pela supervisão de treinamento de funcionários devem ser instruídos a oferecer feedback construtivo e acionável a seus estagiários durante todo o programa.
Da mesma forma, os estagiários devem ser orientados a tomar nota de como seus mentores compartilham feedback e começar a compartilhar seus próprios comentários com os outros ao seu redor. Isso promoverá conversas respeitosas e articuladas entre seus funcionários, sem mencionar os efeitos positivos que isso terá em sua cultura geral ao longo do tempo.
Relatórios semanais e mensais
Quando se trata de colocar seus aprendizes em dia, os relatórios podem ser um acréscimo útil ao cronograma do programa de treinamento dos funcionários . Essa é uma técnica útil tanto para os funcionários existentes quanto para aqueles que fazem parte do programa de treinamento.
Ambos os mentores e estagiários devem escrever relatórios semanais e mensais sobre suas atividades, compartilhar pensamentos sobre o outro com o departamento de RH e, em geral, se acostumar a escrever documentos oficiais da empresa.
Certifique-se de descrever quais categorias de desempenho e revisão são importantes em cada relatório, a fim de “treinar” (trocadilho) seus membros da equipe para formular e articular seus pensamentos em linguagem profissional.
Delegar a responsabilidade (com moderação)
A melhor maneira de envolver os funcionários durante o programa de treinamento de funcionários é delegar tarefas importantes para eles. Essas tarefas podem ser qualquer coisa, desde comunicação Business2Business (B2B), redação semanal de agendas de briefing ou organização de atividades de formação de equipes.
Crie um conjunto de tarefas que afetarão as operações diárias e os projetos de maneira substancial. Instrua seus funcionários seniores a prestar muita atenção ao trabalho realizado pelos funcionários em treinamento e avaliar seu desempenho antes de enviar o trabalho oficialmente. Isso criará um senso de responsabilidade com os funcionários juniores desde o início, além de afetar sua retenção de emprego de maneira positiva.
Promover indivíduos exemplares
O reconhecimento de desempenho desempenha um grande papel na percepção geral dos funcionários em treinamento sobre sua empresa. Só porque eles estão no programa de treinamento do empregado não significa que eles são menos capazes ou engenhosos do que seus funcionários seniores.
Você pode criar postagens de blog ou materiais de escritório impressos com desempenhos exemplares destacados em uma luz positiva. Os indivíduos em questão serão mais engajados e produtivos como resultado de sua recompensa pela produtividade, o que também afetará outras pessoas de sua equipe para que trabalhem mais e se encontrem nos materiais de “empregado / estagiário da semana / mês”.
Interação do programa de treinamento de funcionários
Por último, você pode sempre construir sobre as fundações que você definiu com o seu programa de treinamento inicial. Os comentários, críticas e críticas que você recebe sobre o roteiro, os resultados e o custo dos recursos do projeto devem ser levados em consideração.
Certifique-se de reavaliar seu programa de treinamento de funcionários após cada ciclo de sucesso e implemente novos recursos ou atualizações para a próxima vez. Dessa forma, o departamento de recursos humanos poderá criar um programa de treinamento de funcionários exclusivo para as necessidades, a cultura interna e a reputação da sua empresa.
Criar seu próprio programa de treinamento de funcionários exige paciência e consideração cuidadosa de cada etapa incluída. Como mencionamos anteriormente, esse tipo de programa serve para aumentar o desempenho, a conduta profissional e a cultura da sua empresa em todos os departamentos.
Certifique-se de consultar cada chefe de departamento sobre seus pensamentos, sugestões e expectativas do programa antes de criá-lo.
Comece por baixo e pense em todos os benefícios que esse tipo de programa traria para sua empresa e futuros ciclos de recrutamento. Depois de entender o verdadeiro valor de tais programas, você deve ser capaz de delinear o roteiro para o programa de treinamento de seus funcionários de maneira rápida e fácil.
Fonte: RH Portal
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