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Quais são os pontos fortes e as fragilidades do feedback?

A importância da cultura do feedback para as empresas e colaboradores

22 de novembro de 2022 / Blog / por Comunicação Krypton BPO

Motivação e produtividade são fatores fundamentais para o sucesso de qualquer organização. Muito se fala sobre a influência de eventos internos, variedade dos benefícios, engajamento e divulgação da cultura organizacional, entre outras ações do RH, para manter o colaborador motivado e produtivo. E para que haja o melhor desempenho de cada pessoa, o diálogo e o melhor clima organizacional são essenciais. Mas existe um outro grande aliado para isso, e que tem mais importância do que se imagina no dia a dia da empresa: o feedback.

O conceito de feedback pode ser entendido como resposta ou reação a alguma atitude. O termo, de origem na língua inglesa, significa realimentar ou dar a resposta a determinada solicitação ou ocorrência. Em um ambiente organizacional, o feedback pode ser compreendido como uma reação a um acontecimento, o retorno para alguma ação. Mas vai além disso: é um meio de comunicação, uma demonstração genuína de investimento na relação entre empresa e colaborador para que haja o aprendizado constante e melhora no desenvolvimento profissional. Também pode ser definido como uma ferramenta que visa promover o aprendizado e o aprimoramento da performance em todas as dimensões, seja na entrega ou nas relações interpessoais dentro da corporação.

O feedback é uma atitude que demonstra consideração e respeito pelo outro, já que pode minimizar incertezas e ansiedades quando recebido pelo colaborador. Deve ser considerado ainda com espaço de diálogo constante nas equipes, capaz de estreitar a relação do líder com cada colaborador, entendendo suas necessidades e fornecendo a liberdade necessária ao seu desenvolvimento. Estar em contato frequente com os funcionários é essencial para alinhar suas expectativas, corrigir possíveis erros e alinhar junto aos colaboradores as atividades e o caminho promissor para o desenvolvimento.

No mercado, muitos profissionais buscam o seu autodesenvolvimento e crescimento dentro de uma organização. Neste contexto, o feedback é uma ferramenta para ajudá-los nesse processo e contribui para reter esses grandes talentos que poderão crescer em conjunto com a empresa. Apontar o que cada um dos colaboradores pode melhorar e evidenciar os pontos fortes que eles possuem fortalece também as equipes, já que cada integrante saberá quais as suas melhores qualidades e onde precisa se desenvolver. Com o feedback, os colaboradores passam a ter conhecimento sobre suas atitudes, o que está funcionando e o que não está. Muitos têm talento para realizar outras tarefas que não são comuns à sua rotina e os gestores podem apontar esses pontos fortes e ajudar a ampliar o potencial e as entregas daquele profissional.

Ao desenvolver uma cultura de feedback na empresa é preciso saber que a constância é importante.  Fazendo análises e retornos regularmente, os profissionais passam a compreender como o processo funciona e se sentem mais seguros em seus cargos e aprimorar suas fortalezas. Além disso, construir metas para as próximas conversas pode garantir uma maior motivação para todos os envolvidos. Dar feedback ajuda o colaborador a sentir que ele faz a diferença na empresa. Quando o colaborador tem o retorno de que está realizando um bom trabalho ou recebe orientação para melhorá-lo, ele se torna mais confiante para realizar suas tarefas, inovar e trazer coisas boas para a empresa.

O departamento de Recursos Humanos é essencial para o processo de implantação da cultura saudável e respeitosa do feedback. O ponto mais importante é a conscientização de gestores de todas as áreas sobre a necessidade do uso de técnicas saudáveis, orientando as lideranças para as melhores práticas. É muito comum que os colaboradores e gestores imersos em suas rotinas e processos da empresa acabem não visualizando a necessidade de uma melhora no sistema de feedback. É essa a hora para o RH dar sua melhor contribuição. É responsabilidade do setor de RH reconhecer essa demanda e alertar os líderes sobre sua importância.

Mas o feedback não se resume apenas em apontar erros ou fazer elogios quando acontece uma situação específica. O que mais importa no processo é que ele seja construtivo, proporcione uma evolução e ocorra de forma permanente e não apenas naquele momento onde líderes e liderados “discutem a relação” ou ainda pior, se torne o espaço apenas para “puxões de orelha”.

O feedback é elemento fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional, tanto para quem recebe como para aquele que orienta, uma vez que este também terá que se preparar, analisar e ponderar o que será exposto. Ao fazer isso, o líder passa a se olhar e a se perguntar sobre suas próprias necessidades de melhoria. Nesse contexto, para os gestores, que têm a tarefa de dar o feedback, é essencial saber que isso deve ser feito de forma ética, sincera e que, principalmente, respeite a individualidade de cada colaborador. Avaliar uma pessoa requer cautela e consciência sobre o local, momento apropriado, maneira e tipo de feedback.

Falamos que existe o feedback positivo e o corretivo (evita-se falar negativo, pois a intenção é que ele seja uma avaliação que aponte quais atitudes devem ser melhoradas). O objetivo do feedback positivo é reforçar um comportamento que a empresa deseja que se repita. Quando alguém realiza algo que agrada e que contribui para a evolução da equipe e da corporação, deve receber o reconhecimento para que se sinta estimulado a repetir o comportamento. Caso haja omissão, o procedimento pode não se repetir. Para o colaborador, é muito importante que ele saiba que está no caminho certo em suas atitudes e resultados.

O feedback corretivo tem a intenção de mostrar ao colaborador algumas falhas ou erros cometidos e seus impactos na empresa, mas deve ser dado como uma oportunidade de melhoria e não um gatilho para a desmotivação. Aí entra a importância da forma assertiva para esse diálogo. É preciso deixar claro que a empresa confia na capacidade de melhoria do colaborador e que o feedback tem o objetivo de ajudá-lo a crescer e se ajustar ao que a empresa espera dele, bem como entender se há alguma falha no processo que precisa ser melhorada pela própria empresa. Por isso mesmo, deve vir acompanhado de sugestões práticas para melhorar os processos falhos e prazos para implementação destas ações.

Feedbacks são essenciais em grupos que desejam implantar uma cultura de melhoria contínua em seus processos e serviços. Eles ajudam a empresa a crescer e também permitem aos colaboradores evoluir e realinhar seu trabalho de forma positiva e construtiva.

Fonte: Mundo RH

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