Please enable JS

Blog

Google é atualizado com o Gemini e agora faz buscas usando vídeos

17 de maio de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

A Busca do Google ganhou uma nova atualização nesta terça-feira (14). Durante o Google I/O, a empresa reforçou o uso do Gemini como uma ferramenta importante para os seus serviços. Juntando informações em tempo real, ela quer que os usuários apenas façam perguntas e recebam informações mais contextuais, com base no AI Overviews. Uma das novidades, entretanto, é a possibilidade de fazer pesquisas utilizando vídeos.

Disponível a partir de hoje nos EUA, o AI Overviews deverá ser lançado para mais países nos próximos meses, de acordo com a empresa. A promessa é fazer com que o raciocínio do Google seja mais rápido e prático. Como exemplo, o Google demonstra uma busca sobre aulas de ioga, oferecendo locais próximos, dicas do que fazer e afins.

Já durante a organização de uma viagem, a ferramenta “Planning in Search” (Planejamento na Busca) poderá criar planos de refeições, por exemplo, para um grupo de pessoas. A Busca do Google poderá criar resumos, alterar receitas, substituir ingredientes ou pratos e exportar o plano de refeições.

O que isso muda na prática é a forma como o Google apresentará resultados de pesquisa. Neste caso, será mais comum se deparar com os resumos gerados por IA no topo das páginas.

“Com o AI Overviews, as pessoas visitam uma grande diversidade de sites em busca de ajuda para questões mais complexas. E notamos que os links citados pelo AI Overviews têm uma maior taxa de cliques do que se a página tivesse aparecido como uma listagem tradicional da web para aquela pesquisa”, diz Liz Reid, head do Google Search. Segundo ela, a empresa continuará a se concentrar “no envio de tráfego valioso para os editores e criadores”.

Pesquisar usando vídeo

Reid cita que o AI Overviews permitirá que os usuários da Busca realizem pesquisas mais complexas de uma só vez, no lugar de fazer diversas pesquisas individuais. A ideia, entre outros, é fazer com que até mesmo os planejamentos sejam facilitados.

Além do AI Overviews, a Busca do Google agora também pode realizar pesquisas com base em vídeos. A proposta é simples: você grava um vídeo, faz perguntas e então o Google realiza uma busca avançada em outros sites, vídeos, fóruns e afins sobre o assunto abordado. O novo recurso será disponibilizado no Google Search Labs.

A empresa também anunciou que a Busca terá uma nova página de resultados organizada por IA. Os usuários verão informações úteis categorizadas por títulos e gerada pelo Gemini, funcionando em diferentes tipos de conteúdo. Inicialmente, a nova página será disponibilizada para buscas sobre restaurantes e receitas, e depois será compatível com filmes, músicas, livros, hotéis, compras e mais.

Fonte: Tec Mundo

Posts relacionados

Como tornar o trabalho mais gratificante com a ajuda da IA

18 de junho de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Android: ferramenta contra roubo de celular está aberta para testes; saiba como participar

17 de junho de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Uso corporativo da IA é um caminho sem volta, dizem especialistas

17 de junho de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Como extrair o melhor que a IA tem a oferecer

14 de junho de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

Brasil será 1º país a ter funções do Google contra roubo de celular

13 de junho de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

“Olá, somos do Suporte Técnico”

11 de junho de 2024 / Tecnologia / por Comunicação Krypton BPO

abc