Seja qual for sua área de atuação profissional, é inegável que o feedback se trata de uma ferramenta importantíssima para direcionar seus esforços e te proporcionar uma perspectiva real de como o seu desempenho é percebido pelo seu empregador.
Exatamente por isso, é fundamental que você esteja ciente das maneiras através das quais o feedback pode trazer um impacto positivo para a sua carreira, de maneira a ser receptivo e atento a ele.
O que, exatamente, é feedback?
Feedback nada mais é do que a palavra, em inglês, para retroalimentação. Soa difícil? É exatamente por isso que o termo em inglês acabou “pegando” mais no vocabulário do cotidiano.
O conceito é simples: feedback se trata de uma devolutiva; um retorno sobre a sua performance, nesse caso, como profissional dentro de uma empresa. E não se engane; o feedback não acontece de maneira unilateral, partindo dos gestores para os colaboradores, mas ocorre também no sentido oposto.
Quais são os tipos de feedback?
Muitas correntes se debruçaram sobre essa questão no passado, no intuito de categorizar de maneira sistemática todos os tipos de feedback. Dentre elas, no entanto, a seguinte divisão parece ser uma constante:
Feedback Positivo
De maneira bastante autoexplicativa, o feedback positivo nada mais é do que a reafirmação e o enaltecimento de comportamentos considerados bons.
Feedback Negativo
Como você já deve ter deduzido, o feedback negativo se trata da repreensão a comportamentos considerados ruins, insuficientes ou ainda mesmo nocivos.
Por que, então, o feedback é tão importante?
Como dissemos na introdução desse artigo, o feedback é uma ferramenta muito útil tanto para as empresas e gestores quanto para os seus colaboradores.
No caso dos gestores, o feedback é responsável por promover excelência no ambiente de trabalho e assegurar o pleno funcionamento da empresa; estimulando o bom exercício das funções de cada colaborador e diminuindo eventuais aspectos negativos dos trabalhadores.
Já para você e a sua carreira, o feedback proporciona benefícios tanto a curto quanto a longo prazo. Confira alguns exemplos:
Coloca os objetivos em primeiro plano
Num primeiro momento, receber um feedback sobre o seu desempenho pode te ajudar a redefinir suas prioridades dentro da sua função; alinhando os seus objetivos com os da empresa e consequentemente gerando resultados mais satisfatórios para as duas partes.
Seja esse feedback positivo ou negativo, essa ferramenta pode fazer toda a diferença quando se trata de ficar no rumo certo para atingir os objetivos delegados a você.
Te aperfeiçoa e melhora sua performance
Tanto no seu cargo atual quanto nos rumos futuros pelos quais a sua carreira pode te levar, receber feedback de qualidade te permite eliminar e superar quaisquer falhas no seu trabalho e cultivar as suas melhores qualidades, efetivamente te tornando um profissional melhor.
Renova a motivação
Ser congratulado por um trabalho bem feito é sempre satisfatório. Num nível mais profundo, no entanto, reconhecimento e exaltação da boa performance são formas de feedback positivo que não só promovem o bom desempenho futuro como também servem para te manter motivado e satisfeito com o trabalho.
É preciso ser receptivo
Dada a grande importância do feedback para a sua carreira, então, vale ressaltar que tudo isso precisa que você mantenha sua mente aberta.
Nem sempre o feedback é agradável de se ouvir, e por vezes você pode até discordar dele. Ainda assim, lembre-se; nem sempre a autoanálise é suficiente pra determinar com precisão quais são os nossos erros e acertos.
Assim, uma perspectiva externa pode ser muitíssimo útil. Fique de ouvidos abertos e tente não levar para o pessoal. Todos cometem erros, e o feedback de outro profissional pode te ajudar imensamente a não cometê-los de novo.
Fonte: Global