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Afinal, como estabelecer metas alcançáveis para a minha equipe?

22 de agosto de 2019 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Todo bom gestor deve entender como estabelecer metas alcançáveis, essa é uma proficiência imprescindível para impulsionar a produtividade dos colaboradores e fazer com que eles alcancem os resultados desejados pela empresa. Entretanto, muitos gestores têm dificuldade em realizar esse objetivo, pois as metas não podem ser demasiadamente fáceis, nem excepcionalmente difíceis a ponto de ser quase inatingíveis.

Se você quer solucionar esse problema, continue lendo este artigo para entender a importância de definir boas metas e, após, confira os métodos mais eficientes para estabelecer as metas ideais para seu negócio. Boa leitura!

Por que é necessário definir boas metas?
As metas são desígnios específicos, com prazo determinado e elaborado em termos quantitativos, visando atingir um objetivo. É fundamental que elas sejam alcançáveis, já que sem essa qualidade o esforço dos colaboradores se tornará em frustração.

Diferente do que alguns gestores pensam, os funcionários não se esforçarão para concluir metas inatingíveis, eles simplesmente desistirão de batê-las, prejudicando o desenvolvimento da empresa. Por outro lado, uma meta bem trabalhada incentivará o trabalho, o que aumenta a produtividade e traz mais foco de todo o pessoal.

Como será necessária uma dedicação maior para alcançar essas metas, você também conseguirá identificar quais são os funcionários mais comprometidos com o trabalho, bem como os talentos que mais se empenham para o desenvolvimento do negócio.

Como estabelecer metas alcançáveis para a equipe?
É preciso ter muito cuidado para estabelecer as metas, visto que elas refletem diretamente no desenvolvimento da empresa. Nos tópicos abaixo, listamos e explicamos as dicas mais eficazes para fixar metas adequadas para seus colaboradores.

Faça um planejamento
O primeiro passo é arquitetar um planejamento em que serão traçados os objetivos de um determinado período, as metas para alcançá-los e seus planos de ação. No plano devem ser considerados, no mínimo, aspectos mínimos: as habilidades pessoais de cada pessoa e o uso delas na equipe.

Estude as capacidades de cada um dos envolvidos e estruture metas de acordo com essas informações. Quando você realiza esse processo, a qualidade do trabalho realizado é maximizado e as metas serão atingidas mais rapidamente. Entretanto, você deve ter o apoio de um líder que conheça os pontos fortes e fracos de cada um dos integrantes.

Ressalta-se que o plano não deve ser imutável, acompanhe de perto a realização das atividades e verifique se os times estão caminhando para atingir as metas. Se você verificar que elas não serão batidas a tempo, você poderá revisar o planejamento e tomar as medidas para resolver esse problema.

Construa com os demais gestores
Um bom administrador sempre trabalha com os demais líderes do seu negócio, por isso procure gestores de cada departamento antes de criar as metas e solicite opiniões e informações sobre suas equipes.

Além disso, também é preciso aprender com outros profissionais de sucesso do mercado, então não hesite em procurar colegas e outros líderes que já conquistaram resultados que você deseja. Se não for possível, você também pode acompanhar os cases de sucesso e observar quais foram as decisões tomadas por eles.

Envolva os colaboradores
A opinião da equipe também contribui positivamente na formação das metas, invista na participação e integração dos colaboradores para que eles tenham oportunidade de agregar conhecimento ao processo.

Você pode promover reuniões com todo o pessoal e discutir o planejamento das metas e os planos de ação para atingi-los. Dê ouvidos a opiniões, observações e críticas, mas se lembre de filtrar os palpites dos funcionários para não deixar as metas demasiadamente fáceis.

Aqui você também pode pesquisar quais são as recompensas mais desejadas pelos funcionários, pois nem sempre um capital extra pode ser a melhor opção para eles, é possível que eles prefiram um dia de folga, por exemplo.

Quando você envolve os colaboradores, os laços de confianças entre a equipe será fortalecido, fazendo-os se sentir parte integrante da empresa. Isso melhora a imagem da empresa para o público interno, contribui para a retenção de talentos e estimula o alcance dos resultados.

Identifique os recursos
Identifique todos os recursos necessários para conquistar as metas, incluindo tempo, capital e a mão de obra. Na prática, você deve se certificar que os funcionários designados para cada função têm a qualificação adequada para executá-la, definir as ferramentas exigidas para o trabalho, verificar se é preciso fazer novos investimentos ou até contratar mais pessoas.

Se estiver faltando algum recurso, também inclua sua aquisição no planejamento, o importante é que você tome as medidas para que as metas sejam atingíveis.

Escolha os indicadores de desempenho
Os indicadores-chave de desempenho (KPIs ou Key Performance Indicators em inglês), são métricas aplicadas continuamente durante a rotina da empresa para medir o desempenho da equipe, evidenciando se ela está caminhando para alcançar as metas. Alguns exemplos KPIs capazes de medir isso são:

  • indicador de lucratividade: calcula o percentual do lucro sobre o faturamento, o que ajuda a entender melhor o caminho do negócio e ações as serem tomadas para melhorar os resultados;
  • valor do ticket médio: relaciona o valor das compras, o total faturado e número dos pedidos, indicando o comportamento do cliente e sua satisfação com a empresa;
  • taxa de conversão das vendas: relaciona o número de possíveis clientes e a quantidade que finaliza um negócio;
  • taxa de churn: demonstra a quantidade de clientes que deixam a empresa em um determinado período.

Seja objetivo
A objetividade é relevante para que os colaboradores saibam exatamente o que devem alcançar, como fazê-lo, o prazo limite, quais são suas recompensas e os ganhos efetivos da empresa. Deixar todas essas informações bem claras é imprescindível para a motivação da equipe, já que eles começarão imediatamente a trabalhar para atingi-las.

Como é possível acompanhar e mensurar os resultados?
Pode ser difícil manter um acompanhamento constante e mensurar os resultados, dado que isso exige muito tempo e o gestor precisa se dedicar à administração do negócio. Por essa razão, você deve implementar um sistema de gestão para automatizar essas atividades.

Uma boa plataforma de gestão inclui diversos KPIs sobre as atividades do pessoal, bem como emite relatórios que demonstram a produtividade, eficiência e contribuição de cada colaborador, permitindo que o gestor saiba se se as metas serão atingidas a tempo.

Fonte: Fortes Tecnologia
Imagem: Projetado pelo Freepik

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