A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas muito utilizada pelas empresas e que tem como objetivo avaliar o desempenho individual ou de um grupo de funcionários. Além disso, é possível mensurar através da avaliação de desempenho quanto cada colaborador contribui para a manutenção e crescimento da empresa.
A avaliação de desempenho pode seguir vários modelos e métodos, e a escolha do mais adequado está diretamente ligada ao perfil dos funcionários avaliados, da empresa em que se encontram e da interação entre avaliado e seu avaliador.
Vejamos abaixo os principais tipos de avaliação de desempenho:
Autoavaliação (Autofeedback)
O método da autoavaliação geralmente ocorre em duas etapas: na primeira, o funcionário é levado a refletir e avaliar o seu próprio desempenho, pontos fortes e de melhoria. Na segunda etapa, o funcionário avaliado e seu superior debatem sobre essa avaliação para então encontrar formas efetivas de tratar os pontos a desenvolver e impulsionar os seus resultados.
Este método de avaliação de desempenho tem como vantagem permitir que o funcionário avaliado faça uma análise a respeito de seus resultados e comportamentos de maneira mais profunda e sincera. É também uma oportunidade de maior proximidade com o avaliador para demonstrar seu profissionalismo, maturidade, autoconhecimento e capacidade de ouvir feedbacks.
Do ponto de visto do avaliador é importante certificar-se de que a análise foi realmente imparcial para que o funcionário não seja prejudicado por interesses individuais.
Avaliação por superior imediato
Nesse tipo de avaliação de desempenho os gestores é quem irão avaliar o desempenho dos seus funcionários. Ou seja, a equipe de trabalho será avaliada pelo seu líder direto com o apoio do setor de RH da sua empresa.
Este método tem como vantagem o fato de que os profissionais serão avaliados pela pessoa que tem mais contato com eles — o seu superior direto. Ele é quem delega as tarefas, estabelece metas e consequentemente tem maior conhecimento sobre a própria equipe.
Avaliação 180 graus
Esta forma de avaliação também é conhecida como avaliação conjunta, já que é realizada pelo avaliador e avaliado simultaneamente. Isso significa que o colaborador avalia o seu líder ao mesmo tempo em que é avaliado por ele, enquanto eles discutem sobre esse feedback.
O método de avaliação 180 graus tem como vantagem proporcionar um momento de troca e abertura de canais de comunicação entre líder e funcionário.
Uma ressalva para este tipo de avaliação é que ela é mais adequada para empresas que já têm uma cultura de feedback bem estruturada. Isso porque, se alguma das partes não souber como dar ou receber o feedback de forma adequada pode gerar conflitos posteriores.
Avaliação 360 graus
A avaliação 360 graus é uma das mais utilizadas nas grandes corporações. Este método de avaliação permite que todos os colaboradores, independentemente de sua posição hierárquica, podem ser simultaneamente avaliadores e avaliados.
Uma grande vantagem deste tipo de avaliação é que ela permite que cada funcionário seja avaliado por si mesmo, por seus superiores e pares/funcionários, resultando em uma análise coordenada e sistêmica que possibilita uma identificação clara a respeito de diversas variáveis que impactam a produção de resultados de um profissional.
Para que a aplicação da avaliação de desempenho utilizando este método tenha sucesso é necessária a proteção do anonimato dos avaliadores e também exige um nível alto de maturidade dos envolvidos, garantindo a todos maior liberdade e privacidade para avaliar o desempenho de superiores e colegas.
Fonte: Sobre administração
Imagem: Designed by Freepik