Uma pesquisa da consultoria global Great Place To Work (GPTW) e do Great People, envolvendo mais de 1,7 mil executivos, dois terços da área de recursos humanos, apontou o desenvolvimento e a capacitação da liderança (50,8%) como a principal prioridade em gestão de pessoas, ao longo deste ano. Uma análise mais detalhada do estudo revela que, na cúpula das organizações, há características das lideranças mais valorizadas. Estamos falando de empatia e gestão humanizada (46,8%), conhecimento do negócio (43,2%), alinhamento com a estratégia (41,4%) e resiliência e adaptação às mudanças (35,6%).
Ou seja, de modo geral, as empresas reconhecem a importância da capacitação e sabem que tipo de líderes querem. Em tese, basta buscar nas prateleiras de treinamento algo que se encaixe em uma determinada relação de custo X benefício e pronto. A mágica está feita.
A julgar pela experiência da SuperVia, eu diria que não. Empresas, ainda que do mesmo segmento, são únicas, com suas dores e glórias. Aplicar um programa de capacitação padrão, apenas para constar, dificilmente fará diferença para a companhia.
Nós buscamos o caminho da personalização. Até 2021, não havia nenhuma ação de desenvolvimento para os líderes na empresa. Foi preciso botar mãos à obra e identificar que competências desejamos para nossas lideranças. Nesse diagnóstico, descobrimos que queríamos líderes afinados com gestão de pessoas; comunicação e influência; prontidão para solução de problemas; proatividade e inovação; foco na melhoria dos serviços para o cliente; foco e orientação para resultados; e segurança.
Sete características que casam muito bem com a missão da SuperVia: transportar, diariamente, mais de 300 mil passageiros na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Administrar um modal tão importante requer um profundo engajamento das lideranças. E foi assim que, em parceria com a Lady Morais Consultoria, construímos, a quatro mãos, o nosso próprio programa de capacitação.
Em parceria, desenvolvemos cinco módulos: gestão de pessoas; planejamento, estratégia e execução; mentoria e ação; gestão de tempo e experiência do cliente; e inovação, transformação digital e gestão de conflitos. Com essa grade curricular, trabalhamos competências como foco e orientação para resultados, proatividade, prontidão para resolução de problemas e tantos outros.
Dada a sensibilidade do tema, preparamos, internamente, um módulo específico sobre segurança. O conteúdo foi produzido por nós e compartilhado com os líderes por mentores da própria SuperVia. Um bom exemplo de como um programa de capacitação personalizado consegue tratar com a profundidade necessária as questões estratégicas de uma empresa.