Responda rápido: em geral você encara ou foge de conflitos?
Os Conflitos fazem parte da vida e sempre vão existir onde há pessoas que convivem ou se relacionam de alguma maneira. No ambiente profissional eles podem até ser mais frequentes pois não escolhemos as pessoas com quem iremos conviver e nem sempre o santo bate ou as ideias se afinam.
Pensar ou ser diferente não é um problema, pelo contrário: isso pode ser construtivo e contribuir para o crescimento e desenvolvimento do trabalho e das pessoas. A diversidade deve ser encarada como algo positivo e quando é bem aproveitada se torna fonte de criatividade, de novas ideias e novas formas de trabalhar, enriquecendo as possibilidades e trazendo melhores resultados. Ao mesmo tempo, não saber aceitar e lidar com as diferenças pode levar ao desentendimento entre as pessoas e contaminar de forma negativa o clima e o ambiente de trabalho.
Embora não seja fácil lidar com conflitos, ignorá-los pode ser muito desastroso e fazer com que os problemas virem uma bola de neve. Se não forem bem administrados, podem até atrapalhar a sua carreira!
Então, o que fazer?
Uma forma básica de evitar conflitos é: pense antes de falar e avalie os impactos da sua fala a curto e médio prazos. Se pergunte: qual a importância deste comentário ou informação? Vai agregar positivamente ou pode gerar discórdia? Isso é positivo ou negativo?
No trabalho, os interesses e valores pessoais não devem ser colocados acima dos interesses e valores da organização, portanto as condutas pessoais precisam estar alinhadas a estes. Piadas, fofocas, competição desmedida, puxadas de tapete, falta de colaboração, comunicação deficiente e falta de meritocracia estão entre as principais causas de desgaste e conflito.
Respeitar e valorizar a opinião dos colegas de trabalho aumenta a confiança entre as pessoas. Se há divergência de ideias ou opiniões, procure se interessar de verdade por entender os demais pontos de vista. Essa abertura cria disposição no outro para receber o seu ponto de vista e assim as chances de entendimento são maiores.
Se abra para feedbacks e peça feedbacks, isso pode te ajudar a alinhar as expectativas e clarear aspectos que poderiam vir a ser foco de conflito. O trabalho em equipe demanda colaboração entre as pessoas e neste sentido, o que pensam sobre o seu trabalho ou comportamento deve ser considerado por você.
Se cometeu um erro, admita e aprenda com ele para corrigir. E se não concordar com algo, argumente de forma assertiva e respeitosa.
Agir movido apenas pelas emoções pode gerar problemas, então é importante que você se equilibre antes de reagir a uma situação que te incomodou ou antes de ter uma conversa difícil. Se acalme, dê uma volta, tome uma água, converse com alguém, respire!
Antes de pensar em levar o conflito para o seu líder, converse diretamente com a pessoa, sempre no particular – procure falar de forma clara e objetiva sobre o problema, mostrando que está disposto a encontrar um entendimento para a questão.
Se você é líder, invista em uma boa comunicação, valorize e reconheça os acertos, comemore as realizações e incentive os feedbacks diretos.
Em algumas situações o líder precisará intervir e se posicionar. Se este é o seu caso, procure entender o que está acontecendo, ouvir as partes envolvidas e colocá-las em conversa para tomar medidas que apaziguem o clima organizacional. E se os conflitos estão frequentes é necessário investigar a fundo as suas causas para encontrar soluções efetivas.
Quando as pessoas brigam para terem razão tudo fica mais difícil, pois não há interesse genuíno em avaliar o que é melhor para todos e, principalmente, o que é melhor para atingir os objetivos do trabalho – que deveria ser o foco principal. Pense nisso e se achar que se aplica a você, procure a ajuda de um coach ou terapeuta para mudar… o seu “Eu do Futuro” agradece!
Por Rosalina Moura
Fonte:RH Pra Você