Funcionários em locais de trabalho de alta confiança são mais produtivos, colaborativos e leais, afirma estudo
Construir confiança é crucial para o desempenho máximo, quer uma empresa seja totalmente remota, híbrida ou siga outro modelo, afirma Max Azarov, co-fundador e CEO da Novakid, em artigo escrito para a Entrepreneur.
De acordo com estudos realizados por Paul J. Zak, neuroeconomista formado em Harvard, os funcionários em locais de trabalho de alta confiança são mais produtivos, colaborativos e leais. Eles também ficam mais felizes e menos estressados, levando a resultados ainda melhores.
Aqui estão, de acordo com Azarov, táticas que podem ser usadas por qualquer líder empresarial que deseja construir uma relação de confiança com a sua equipe:
Estudos mostram uma ligação clara entre confiança e economias fortes – e isso, segundo Azarov, também se aplica às empresas. “Mas para que a confiança crie raízes, os próprios líderes precisam acreditar genuinamente nela. Você não pode construir uma cultura empresarial de confiança (remota, híbrida ou no escritório) se estiver constantemente questionando sua equipe”, explica o executivo.
Para ele, a chave é encontrar o equilíbrio certo: “Confie que seus funcionários serão responsáveis e capacite-os com as ferramentas necessárias para realizarem bem seu trabalho. Mas não seja ingênuo – algum monitoramento é essencial para identificar quaisquer problemas de desempenho”.
Azarov sugere, ainda, a criação de um sistema onde todos se sintam responsáveis e possam, por exemplo, sinalizar colegas que não respondem ou que não cumprem prazos de forma fácil.
“Isso pode ser feito por meio de ferramentas de produtividade da força de trabalho e gerenciamento de fluxo de trabalho. Mais importante ainda, isto pode ser feito através da promoção de uma cultura onde todos se sintam confortáveis em falar sobre as suas preocupações”, acrescenta.
2.Contrate por confiança e autonomia
As entrevistas de emprego são uma forma de encontrar ótimas pessoas que se encaixem na cultura da sua empresa, especialmente pessoas que prosperam com a liberdade que vem da confiança, declara Azarov.
“Aprimore seus processos de RH e habilidades de entrevista. Aprenda a fazer perguntas que contem a história real – eles conseguem lidar com um desafio, como lidam com os erros, são jogadores de equipe? Procure as habilidades e a personalidade deles – observe a linguagem corporal e veja se as respostas deles estão alinhadas com seus valores de confiança e honestidade”, orienta.
De acordo com o executivo, depois de encontrar o ajuste certo, a integração deve ser tranquila. “Não sobrecarregue os novos contratados no primeiro dia – explique o seu papel, estabeleça expectativas, forneça todos os materiais relevantes de que necessitarão para o seu trabalho e depois recue. Confie neles para se atualizar. Eles apreciarão a liberdade e a responsabilidade, e isso prepara o terreno para um estilo de trabalho confiável”, afirma.
3.Mantenha todos na mesma página
“Construir uma equipe que se responsabilize é fundamental, independentemente do seu estilo de trabalho”, declara Azarov. Aqui estão, de acordo com ele, algumas formas de fazer isto:
Estabeleça expectativas claras: certifique-se de que todos saibam o que se espera deles.
Comunicação aberta: mantenha a porta aberta – sua equipe precisa se sentir confortável para conversar com você.
Feedback regular: faça verificações regulares para identificar quaisquer obstáculos. Seja honesto e claro se algo precisar ser melhorado.
“O segredo é encontrar o equilíbrio: capacite sua equipe com autonomia, mas não tenha medo de abordar questões de desempenho. Você não quer microgerenciar, mas é necessária alguma supervisão. O resultado final é que, se alguém apresenta desempenho inferior consistentemente, é importante agir, incluindo demiti-lo. Isso mostra a todos que você leva a responsabilidade a sério”, opina.
4.Concentre-se nos resultados, não no trabalho árduo
A melhor maneira de avaliar o desempenho remotamente, para Azarov, é definir tarefas, prazos e resultados esperados claros. “As equipes remotas já usam ferramentas de gerenciamento de projetos e fluxo de trabalho. Eles podem mostrar se alguém está ficando para trás, mas o monitoramento constante não é a resposta”, diz ele.
“Confie na sua equipe para realizar o trabalho – deixe-os descobrir como ser mais produtivos. Talvez isso signifique trabalhar em intervalos ou fora do horário normal. A microgestão com ferramentas de monitorização apenas torna as pessoas infelizes e improdutivas e, de acordo com um relatório da Deloitte, está alimentando a tendência do “quiet quitting”.
Fonte: Administradores