Mudanças não só tornarão a empresa mais atraente para a Geração Z, mas também criarão um ambiente de trabalho mais inclusivo e satisfatório
A Geração Z, composta por indivíduos nascidos entre 1997 e 2012, está entrando no mercado de trabalho com expectativas e demandas diferentes das gerações anteriores. As empresas precisam adaptar seus processos de contratação para atrair e reter esses talentos jovens e ambiciosos. Aqui estão quatro etapas simples para melhorar o processo de contratação de candidatos da Geração Z, conforme artigo da Fast Company.
1. Avalie a necessidade de experiência prévia ou diploma
Ao contratar para funções de nível inicial, é importante avaliar se a experiência prévia e um diploma são realmente necessários. Muitas vezes, essas exigências são usadas para facilitar a filtragem de candidatos, mas podem excluir talentos potenciais que possuem habilidades transferíveis adquiridas em outras áreas, como varejo ou hospitalidade.
2. Liste o salário ou a faixa salarial
Segundo o estudo Future Workforce da Adobe de 2023, 85% dos graduados da Geração Z relataram que são menos propensos a se candidatar a um emprego se a empresa não divulgar a faixa salarial no anúncio. Transparência salarial não só atrai mais candidatos, mas também demonstra que a empresa oferece um salário justo, adequado para cobrir despesas de vida.
3. Comunique-se excessivamente durante o processo de entrevista
Uma comunicação clara e consistente durante o processo de entrevista é crucial. Determine quantas etapas serão necessárias para avaliar o candidato e informe-os sobre o que será avaliado em cada fase. Isso ajuda a evitar frustrações e mantém o candidato informado, permitindo que ele se prepare adequadamente.
4. Seja transparente sobre a cultura de trabalho
A Geração Z valoriza um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional, tarefas satisfatórias, bons relacionamentos com colegas e desenvolvimento significativo na carreira. Ser honesto sobre a cultura de trabalho, as iniciativas de saúde mental e as oportunidades de crescimento pode ajudar a evitar surpresas desagradáveis e reduzir a rotatividade.
Adaptar o processo de contratação para atrair candidatos da Geração Z envolve reavaliar a necessidade de experiência e diplomas, ser transparente sobre salários, comunicar-se claramente durante o processo de entrevista e ser honesto sobre a cultura de trabalho. Essas mudanças não só tornarão a empresa mais atraente para a Geração Z, mas também criarão um ambiente de trabalho mais inclusivo e satisfatório.
Fonte: Administradores