O oferecimento de uma carteira de benefícios atrativa para os colaboradores está diretamente ligado a altos níveis de sucesso empresarial. Isso porque funcionários valorizados e devidamente reconhecidos pelo papel que cumprem têm tudo para entregar excelentes resultados, concorda? É justamente isso que o seu negócio alcançará ao se preocupar com o bem-estar e com a satisfação dos times, além da retenção de talentos.
Mas, afinal, como montar uma carteira de benefícios que, de fato, mantenha o engajamento e a produtividade dos colaboradores? Neste post, listaremos as principais dicas sobre o tema. Acompanhe!
Importância de uma carteira de benefícios atrativa
Logo no início do post, falamos sobre como a carteira de benefícios é vantajosa para os negócios. Acontece que a importância de seu oferecimento vai muito além. Especialmente em meio ao mercado atual, a empresa que não se preocupa com a qualidade de vida dos times de trabalho permanece sempre um passo atrás da concorrência.
Cada vez mais gestores vêm percebendo que esse cuidado para com os funcionários é algo estratégico e que traz retornos positivos rapidamente. É preciso ter em mente que uma organização dificilmente obterá bons resultados caso os times não estejam motivados para tal. Sendo assim, nada melhor do que contar com uma carteira de benefícios atrativa — que sirva de incentivo para os colaboradores, além de uma forma de mostrar a eles o quanto o negócio valoriza o trabalho exercido por todos.
Assim, é possível usufruir não só de vantagens, como maior produtividade, alinhamento das equipes com o objetivo empresarial, qualidade superior nas entregas e retenção de talentos, como também do trabalho do employer branding da marca. Em outras palavras, uma carteira de benefícios atrativa melhora a posição e a imagem da empresa frente ao mercado.
Como colocar a estratégia em prática
Acima, você conferiu a importância de oferecer uma carteira de benefícios. Agora, chegou a hora de entender como dar os primeiros passos para tirar essa estratégia do papel e colocá-la em prática desde já. Veja as dicas a seguir!
Identifique as necessidades dos colaboradores
De nada adianta oferecer benefícios corporativos se eles não correspondem àquilo que os colaboradores mais anseiam. Como já dissemos, é necessário um alinhamento entre os objetivos da empresa e dos times, sendo assim, o primeiro passo para montar uma carteira eficaz é ouvir os beneficiados.
A fim de facilitar esta etapa, você pode coletar informações por meio de pesquisas internas e utilizar de soluções tecnológicas para fazer a análise dos dados, chegando, desse modo, às respostas mais acertadas. Sabendo aquilo que os colaboradores precisam, fica mais fácil montar uma estratégia de sucesso.
Estabeleça prioridades
Com as informações sobre os benefícios mais desejados pelos colaboradores em mãos, o próximo passo é colocar os “pés no chão” e fazer um planejamento adequado — ou seja, condizente com o orçamento disponível. Aqui, é preciso pensar em prioridades, de modo a obter o equilíbrio entre as finanças da empresa e as vantagens de contar com uma boa carteira.
Vamos supor que, entre os benefícios mais desejados, estão a cesta-básica e o vale-alimentação. Como escolher os dois não é viável, o mais certo é optar por aquele que traz mais facilidades para ambas as partes. Nesse caso, como o vale é ofertado em forma de cartão, ele é prático e ainda oferece ao colaborador a liberdade de comprar os itens alimentícios que quer, nos estabelecimentos de sua preferência.
Agora, você já sabe como criar uma carteira de benefícios atrativa e acompanhou as dicas necessárias para colocar a estratégia em ação. Sendo assim, considere as informações do artigo e comece já a potencializar os resultados da sua empresa!
Fonte: Receita Federal
Imagem: Designed by Freepik