Independente de sua origem, um momento de crise trás muitas inseguranças para todos os setores da empresa. Desde o CEO até os colaboradores recém contratados, é natural que o cenário crítico gere decisões e incertezas que aumentam a sensação de insegurança. Como um setor estratégico, o RH deve lidar com a pressão no trabalho em meio as circunstâncias.
O capital humano é fundamental para o crescimento e estabilidade de qualquer empresa, por isso, compreender que as pessoas que estão na organização em momentos difíceis são exatamente as que vão garantir o futuro e a retomada do crescimento da empresa após cenários de crise é essencial.
Em cenários de crise, a tomada de decisão torna-se muito mais impactante e, por isso, o RH precisa ganhar protagonismo. Ter ferramentas que auxiliem nessa gestão de crise e na compreensão sobre cada um dos colaboradores passa a ser de grande importância.
O novo coronavírus trouxe dificuldades que poucas empresas conseguiam prever. Por isso, entender como o RH deve lidar com a pressão do trabalho em momentos de crise como esse é essencial, continue a leitura!
Entendendo a gravidade do cenário
O COVID-19 é uma doença que alterou a realidade e o dia a dia da maioria dos países. São poucos os Estados nacionais que não apresentaram um caso da enfermidade, por isso, entender o que é o novo coronavírus é o primeiro passo para um RH bem informado.
Com primeiro caso registrado na China, em novembro de 2019, o número de casos de pessoas contaminadas com o vírus cresceu de forma assustadora em países da Ásia, Europa, Oceania, Américas e África. Em 2020, todos os continentes registraram números de enfermos e mortos por conta do novo corona.
No Brasil, o Ministério da Saúde propôs diferentes ações para diminuir o contato próximo entre a população, a principal forma de contágio da doença. A maioria das pessoas adotaram a quarentena — não apenas no Brasil —, promovendo um isolamento social.
O coronavírus causa crises respiratórias agudas, atingindo os pulmões em um quadro que pode ser próximo de uma pneumonia (nos casos mais sérios).
Com o isolamento social, muitas empresas são afetadas com rendimentos e investimentos que precisam ser realocados. O cenário que pode se estender por meses, precisa ser levado em consideração, alterando todo o planejamento estratégico traçado para 2020.
Lidar com pressão em cenário de quarentena
O cenário de quarentena e isolamento social já é uma medida adotada por diversos países. A Itália, por exemplo, resistiu a adotar ações que minimize o contato humano e sofreu com números altos de contaminação.
O isolamento, porém, não é uma ação que traga pleno estado de saúde mental para todas as pessoas. Acostumados a interagir uns com os outros, ficar meses dentro de casa — sem poder sair como antigamente — pode trazer ansiedade e nervosismo.
Além disso, como qualquer cenário de mudança, há resistência e dificuldade de adaptação. O RH, precisa assumir o protagonismo nesse ambiente, visto que o bem-estar dos colaboradores é uma das ações primordiais do setor de recursos humanos.
Algumas dicas podem ajudar o RH nesse momento:
Faça um novo planejamento estratégico
Quando não se há um plano, as coisas ficam bem mais difíceis de serem alcançadas. Pensando nisso, a primeira atitude para garantir que a crise será menos impactante possível é restabelecer o planejamento estratégico.
Conseguir traçar metas para a empresa é fundamental, principalmente em momentos de crise. É preciso redesenhar os objetivos, considerando o cenário apresentado de dificuldade financeira.
Cada empresa deve refletir sobre a sua realidade, pensando em como a pandemia do novo coronavírus pode afetar o fluxo de caixa? A vida dos colaboradores? A infraestrutura da organização? O número de vendas e possíveis cancelamentos? A marca?
Tendo essas respostas, o RH poderá agir de forma mais estratégica possível, conseguindo elaborar planos de atividades que impactem a vida dos colaboradores, clientes e todas as pessoas envolvidas com a organização — direta e indiretamente.
Adote atividades para flexibilizar o trabalho
Se sua empresa está com processos bem estabelecidos e utiliza a tecnologia como aliada fica mais fácil adotar ações como a modalidade do home office. Por meio dele, os colaboradores podem manter-se conectados com o trabalho sem a necessidade de locomoção e aglomeração.
É possível ter diferentes estratégias — considerando cada um dos perfis comportamentais — para garantir a produtividade e o bom funcionamento do home office, garantindo a produção e as entregas.
Por outro lado, caso sua empresa não possa oferecer a modalidade home office — por qualquer motivo —, existe a possibilidade de flexibilizar a jornada de trabalho. A fim de evitar a aglomeração, a empresa pode organizar os turnos dos colaboradores, separando-os da forma mais proporcional possível.
Tanto o home office, como a flexibilização da jornada de trabalho ajuda na não concentração de pessoas não apenas na empresa, mas também no transporte, no trânsito e na locomoção.
Conheça o perfil comportamental do colaborador
Cada pessoa reagirá de maneira diferente nesse momento de crise. A pressão age de formas diferentes considerando o perfil comportamental de cada um dos colaboradores. Comunicadores, executores, analistas e planejadores vão ter uma percepção diferente desse momento, por isso, o RH precisa investir no conhecimento.
Momentos de pressão podem ser bastante desafiador para pessoas com perfil predominantemente comunicador e executor, pois eles são intuitivos e não conseguem raciocinar sobre todas as possibilidades em torno das ações, agindo de maneira rápida.
Planejadores e analistas são perfis que consideram as nuanças, pensando nos impactos futuros que virão com o cenário de crise. Projeção do futuro e processos bem estruturados são importantes para ambos.
Há nuanças entre os quatro perfis, por isso, investir no conhecimento das complexidades e particularidades dos colaboradores é fundamental para um momento de tantas incertezas.
Fonte: Blog Sólides
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