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Descubra o que é um CHO e quais as funções desse profissional na empresa

21 de novembro de 2022 / Consultoria / por Comunicação Krypton BPO

Na sua empresa, existe um profissional com foco total na felicidade dos colaboradores? O cargo de Chief Happiness Officer (CHO) é a profissão do futuro e vem ganhando um espaço significativo dentro das grandes organizações.

Quer entender melhor o que é essa função, qual o seu papel, as responsabilidades do profissional dentro da empresa e o que você precisa fazer para assumir a posição? Neste artigo, abordaremos tudo o que é preciso saber sobre o assunto. Confira!

O que é o CHO?

CHO é a abreviação de Chief Happiness Officer, que em tradução livre significa Chefe da Felicidade Corporativa. Trata-se do profissional responsável pela satisfação dos colaboradores dentro de uma empresa.

A função é relativamente recente e surgiu em meados de 2003, na Dinamarca, a partir do entendimento de que a satisfação no trabalho é fundamental para trazer os melhores resultados ao negócio.

Desde então, vem ganhando força nas organizações e sendo replicada em diversos países. Empresas como Airbnb, Amazon e Google, por exemplo, já contam com profissionais preparados em seus escritórios para exercerem a função de CHO.

Qual o papel do CHO em uma empresa?

O papel do Chief Happiness Officer é justamente promover a felicidade dos colaboradores na empresa. Hoje, sabemos que apenas um bom salário e benefícios corporativos não são o suficiente para proporcionar uma experiência satisfatória.

Na verdade, os profissionais buscam mais do que isso, eles querem ser valorizados e reconhecidos, crescer profissionalmente e trabalhar em uma organização que compartilhe de seus propósitos e ideais.

Dessa forma, o objetivo do CHO é criar estratégias para satisfazer esses anseios da melhor maneira possível e, consequentemente, garantir mais retenção, engajamento e produtividade à equipe.

Quais as funções do CHO?

Na prática, as obrigações deste profissional podem parecer um pouco subjetivas, afinal, não existe uma fórmula universal para a felicidade. Isso porque, nem sempre aquilo que desperta a satisfação de uma pessoa vai causar o mesmo impacto em outra.

Por isso, o papel do CHO é realizar análises comportamentais que ajudem a entender as expectativas e anseios do time. Suas funções podem ser divididas em quatro etapas:

  • Pesquisa;
  • Diagnóstico;
  • Estratégia;
  • Ação.

O primeiro passo do trabalho envolve a realização de pesquisas de satisfação, com questionários qualitativos e quantitativos. Esse tipo de ferramenta ajuda o profissional a entender o ponto de vista dos colaboradores sobre pontos fracos e fortes da empresa e como ela pode melhorar.

Com base nas pesquisas, é possível realizar diagnósticos e analisar o cenário, identificando pontos de melhoria. Com essa visão mais ampla, o CHO pode planejar uma estratégia estruturada.

Por fim, após o planejamento, o profissional começa a colocar em prática seu plano de ação, implementando atividades e melhorias, engajando líderes e gestores de todas as áreas para um mesmo objetivo.

Quais ações geram felicidade corporativa?

Muitos aspectos estão envolvidos na felicidade corporativa. Além de um bom salário e benefícios, como assistência médica e vale-refeição, existem outras ações que podem impactar positivamente a satisfação dos colaboradores, por exemplo:

  • Boa comunicação interna;
  • Possibilidade de desenvolvimento profissional;
  • Planos de carreira;
  • Atividades voltadas para a saúde mental e física;
  • Ações de valorização e reconhecimento;
  • Bom clima organizacional;
  • Ambientes de trabalho flexíveis e com autonomia.

Por que a figura do CHO é importante?

Em um momento em que tanto se fala sobre saúde mental e Síndrome de Burnout, o Chief Happiness Officer tem um papel importante para a manutenção do bem-estar dos trabalhadores.

Vale lembrar que a satisfação no trabalho traz um retorno importante na saúde dos indivíduos, diminuindo problemas emocionais, como ansiedade, estresse e distúrbios do sono, que poderiam acarretar outras desordens físicas.

Além disso, a promoção da felicidade no trabalho traz outras vantagens:

  • Melhora o clima organizacional;
  • Contribui para mais colaboração entre os times;
  • Aumenta o sentimento de pertencimento;
  • Garante a retenção de talentos;
  • Contribui para o employer branding;
  • Assegura mais produtividade e desempenho;
  • Melhora os resultados do negócio;
  • Aumenta o engajamento e a motivação da equipe.

Até aqui, vimos a importância desse profissional na estrutura do negócio, mas qual a diferença, de fato, de um CHO para qualquer outro colaborador de RH?

Na verdade, enquanto o profissional de RH precisa lidar com outras inúmeras funções em seu dia a dia, o CHO está totalmente focado na felicidade dos colaboradores, assim, sua rotina é muito mais específica para atender a essa demanda.

Quais habilidades um profissional precisa ter para se tornar um CHO?

A função de CHO não é, necessariamente, um cargo, e sim uma posição que pode ser assumida por um ou mais profissionais, desde o CEO ou diretor até profissionais de RH ou marketing. No entanto, é importante que o profissional responsável tenha alguns atributos e competências comportamentais específicas. A seguir, entenda quais são elas.

Olhar humanizado

Um profissional que lida diretamente com a felicidade alheia precisa ter um olhar humanizado para conhecer a fundo as pessoas e entender seus anseios. Para assumir a função, é fundamental ter empatia e conseguir se colocar no lugar do outro para enxergar a realidade sob diferentes perspectivas.

Boa comunicação

O CHO também precisa ter habilidades de comunicação e saber se relacionar bem com pessoas. Mais do que isso, na verdade, ele precisa gostar de lidar com pessoas, já que elas são a natureza primária do seu trabalho e a principal fonte de informações para sua estratégia. 

Perfil de liderança

É o CHO quem traça a estratégia da empresa para garantir a satisfação dos colaboradores e é ele quem vai coordenar, diretamente, as ações implementadas. Assim, é importante que esse profissional tenha um perfil de liderança, seja proativo e consiga motivar o time para que as estratégias tenham resultado.

Capacidade analítica

Por fim, a capacidade analítica é outra habilidade importante para o profissional dessa área. Uma vez que suas funções exigem muita pesquisa e análise, ele deve conseguir visualizar o cenário de forma ampla para pensar em soluções que atendam o máximo de pessoas possível.

Fonte: RH Portal

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