Na sua empresa, existe um profissional com foco total na felicidade dos colaboradores? O cargo de Chief Happiness Officer (CHO) é a profissão do futuro e vem ganhando um espaço significativo dentro das grandes organizações.
Quer entender melhor o que é essa função, qual o seu papel, as responsabilidades do profissional dentro da empresa e o que você precisa fazer para assumir a posição? Neste artigo, abordaremos tudo o que é preciso saber sobre o assunto. Confira!
O que é o CHO?
CHO é a abreviação de Chief Happiness Officer, que em tradução livre significa Chefe da Felicidade Corporativa. Trata-se do profissional responsável pela satisfação dos colaboradores dentro de uma empresa.
A função é relativamente recente e surgiu em meados de 2003, na Dinamarca, a partir do entendimento de que a satisfação no trabalho é fundamental para trazer os melhores resultados ao negócio.
Desde então, vem ganhando força nas organizações e sendo replicada em diversos países. Empresas como Airbnb, Amazon e Google, por exemplo, já contam com profissionais preparados em seus escritórios para exercerem a função de CHO.
Qual o papel do CHO em uma empresa?
O papel do Chief Happiness Officer é justamente promover a felicidade dos colaboradores na empresa. Hoje, sabemos que apenas um bom salário e benefícios corporativos não são o suficiente para proporcionar uma experiência satisfatória.
Na verdade, os profissionais buscam mais do que isso, eles querem ser valorizados e reconhecidos, crescer profissionalmente e trabalhar em uma organização que compartilhe de seus propósitos e ideais.
Dessa forma, o objetivo do CHO é criar estratégias para satisfazer esses anseios da melhor maneira possível e, consequentemente, garantir mais retenção, engajamento e produtividade à equipe.
Quais as funções do CHO?
Na prática, as obrigações deste profissional podem parecer um pouco subjetivas, afinal, não existe uma fórmula universal para a felicidade. Isso porque, nem sempre aquilo que desperta a satisfação de uma pessoa vai causar o mesmo impacto em outra.
Por isso, o papel do CHO é realizar análises comportamentais que ajudem a entender as expectativas e anseios do time. Suas funções podem ser divididas em quatro etapas:
O primeiro passo do trabalho envolve a realização de pesquisas de satisfação, com questionários qualitativos e quantitativos. Esse tipo de ferramenta ajuda o profissional a entender o ponto de vista dos colaboradores sobre pontos fracos e fortes da empresa e como ela pode melhorar.
Com base nas pesquisas, é possível realizar diagnósticos e analisar o cenário, identificando pontos de melhoria. Com essa visão mais ampla, o CHO pode planejar uma estratégia estruturada.
Por fim, após o planejamento, o profissional começa a colocar em prática seu plano de ação, implementando atividades e melhorias, engajando líderes e gestores de todas as áreas para um mesmo objetivo.
Quais ações geram felicidade corporativa?
Muitos aspectos estão envolvidos na felicidade corporativa. Além de um bom salário e benefícios, como assistência médica e vale-refeição, existem outras ações que podem impactar positivamente a satisfação dos colaboradores, por exemplo:
Por que a figura do CHO é importante?
Em um momento em que tanto se fala sobre saúde mental e Síndrome de Burnout, o Chief Happiness Officer tem um papel importante para a manutenção do bem-estar dos trabalhadores.
Vale lembrar que a satisfação no trabalho traz um retorno importante na saúde dos indivíduos, diminuindo problemas emocionais, como ansiedade, estresse e distúrbios do sono, que poderiam acarretar outras desordens físicas.
Além disso, a promoção da felicidade no trabalho traz outras vantagens:
Até aqui, vimos a importância desse profissional na estrutura do negócio, mas qual a diferença, de fato, de um CHO para qualquer outro colaborador de RH?
Na verdade, enquanto o profissional de RH precisa lidar com outras inúmeras funções em seu dia a dia, o CHO está totalmente focado na felicidade dos colaboradores, assim, sua rotina é muito mais específica para atender a essa demanda.
Quais habilidades um profissional precisa ter para se tornar um CHO?
A função de CHO não é, necessariamente, um cargo, e sim uma posição que pode ser assumida por um ou mais profissionais, desde o CEO ou diretor até profissionais de RH ou marketing. No entanto, é importante que o profissional responsável tenha alguns atributos e competências comportamentais específicas. A seguir, entenda quais são elas.
Olhar humanizado
Um profissional que lida diretamente com a felicidade alheia precisa ter um olhar humanizado para conhecer a fundo as pessoas e entender seus anseios. Para assumir a função, é fundamental ter empatia e conseguir se colocar no lugar do outro para enxergar a realidade sob diferentes perspectivas.
Boa comunicação
O CHO também precisa ter habilidades de comunicação e saber se relacionar bem com pessoas. Mais do que isso, na verdade, ele precisa gostar de lidar com pessoas, já que elas são a natureza primária do seu trabalho e a principal fonte de informações para sua estratégia.
Perfil de liderança
É o CHO quem traça a estratégia da empresa para garantir a satisfação dos colaboradores e é ele quem vai coordenar, diretamente, as ações implementadas. Assim, é importante que esse profissional tenha um perfil de liderança, seja proativo e consiga motivar o time para que as estratégias tenham resultado.
Capacidade analítica
Por fim, a capacidade analítica é outra habilidade importante para o profissional dessa área. Uma vez que suas funções exigem muita pesquisa e análise, ele deve conseguir visualizar o cenário de forma ampla para pensar em soluções que atendam o máximo de pessoas possível.
Fonte: RH Portal