Se você está procurando emprego, deve ter notado que a cultura sempre aparece nos processos seletivos. Entenda o motivo.
O que é cultura organizacional?
Em linhas gerais, a cultura organizacional é um conjunto de características que demonstram os valores, as crenças e a missão de uma empresa.
Quando falamos em cultura nas organizações, portanto, estamos nos referindo à forma como ela se apresenta no dia a dia e como ela pauta o comportamento das pessoas.
Quem funda a organização, ou quem a lidera, tem a capacidade de unir pessoas no entorno dessa cultura.
Afinal, lembre-se: empresas são pessoas e a forma como essas pessoas vivem a empresa dá o tom daquilo que a empresa é.
Por que a cultura organizacional importa?
Como dissemos anteriormente, a cultura organizacional é o que define a “cara” de uma empresa. Por isso, é determinante que essa identidade seja muito bem definida porque, no mundo atual, os consumidores se importam muito mais com as motivações.
Se uma empresa deixa de cumprir regras ambientais, por exemplo, ou se permite assédio sexual sem investigar, ela terá a sua imagem manchada e, por consequência, perderá autoridade e negócios.
A cultura, portanto, é a primeira estratégia de marketing de qualquer negócio porque mostra as intenções por detrás dos seus donos e deus funcionários.
Nesse sentido, é preponderante definir uma cultura e, mais do que isso, adequar-se ao mundo atual, às discussões atuais e aos valores da sociedade.
Aqui no Na Prática, nós publicamos um conteúdo que explica um pouco disso com o exemplo da cervejaria Ambev (uma das maiores do mundo). Lá, a construção dos valores da empresa é determinante em qualquer estratégia e procedimento interno.
Pesquisa diz que culturas fortes melhoram resultados
Outro ponto importante nessa análise diz respeito a resultados. Uma pesquisa da McKinsey, empresa especializada em carreira e mercado de trabalho, mostra que as empresas com melhores culturas têm um retorno 60% maior em lucros do que as medianas e 200% maior do que as inferiores.
O estudo analisou uma base de dados com mil organizações e com 3 milhões de indivíduos e teve como base seu Índice de Saúde Organizacional.
Importância para os colaboradores
Além disso tudo, vale dizer que a definição de uma cultura organizacional é importante para os funcionários, também, que podem entender, de antemão, se a organização atende às suas expectativas e crenças.
Existem pelo menos 3 perguntas que você pode se fazer antes de assinar um contrato com uma empresa que não faz sentido. E, além dessas perguntas, você pode fazer testes para entender melhor a sua personalidade e as suas próprias motivações.
#Questionar os propósitos da empresa durante a entrevista
O processo seletivo pode ser um bom momento para entender mais sobre a cultura de uma empresa. Por isso, aproveite o momento com recrutadores e gestores de vagas para questionar tudo que te interessa e que ainda está pouco claro sobre a organização.
Vale realizar isso após realizar a pesquisa destacada nos passos anteriores. Assim, suas questões serão mais assertivas e direcionadas. Pode ser uma ótima oportunidade para demonstrar que você é curioso e está preparado para a vaga.
#Conversar com funcionários que já estão na organização
Antes de entrar em uma empresa ou até antes de participar de um processo seletivo, vale ir atrás de pessoas que já trabalham em empresas que te interessam. Assim, é possível compreender mais sobre o trabalho que te interessa e sobre a cultura organizacional de diversas empresas.
Fonte: Exame