7 de agosto de 2017 /
Qualidade / por Comunicação Krypton BPO
A sobrevivência de uma organização no mercado está diretamente ligada à estratégia por ela adotada. Como uma empresa se posiciona e se defende de ameaças é o que garante sua competitividade. O planejamento estratégico é um processo gerencial que, se bem feito, impulsiona o desenvolvimento da organização e garante sua longevidade.
É por meio dele que as organizações determinam sua visão e como alcançar sua missão. Formulação e implementação da estratégia são processos contínuos e integrados, que organizam sistematicamente as atividades da organização e sua tomada de decisões, como, por exemplo, onde alocar seus recursos.
O processo do planejamento estratégico pode ser esquematizado em seis etapas. Confira cada uma delas abaixo.
- Análise de cenários: nessa etapa, devem ser analisados todos os fatores que afetam a organização, sejam eles demográficos, econômicos, sociopolíticos, tecnológicos, entre outros.
- Análise do ambiente interno: ativos intangíveis e competências essenciais: tem por objetivo identificar os pontos fortes e as oportunidades para melhoria. Aqui, são analisados fatores como recursos, necessidades, características, desempenho, vantagem competitiva, entre outros.
- Definição das estratégias: quais possíveis estratégias a organização deve adotar para potencializar seus pontos fortes? Nessa etapa, é importante considerar os riscos empresariais e assegurar que o desenvolvimento sustentável esteja inserido na estratégia.
- Definição do modelo de negócio: expressa a forma de atuação da organização. Compreende várias definições, como: produtos a serem fabricados, local de instalação das suas unidades, seleção de mercado, escolha de parceiros, forma de relacionamento com fornecedores e distribuidores e outros aspectos considerados relevantes para o sucesso do negócio.
- Definição de indicadores: metas e planos de ação: realizados de forma simultânea e interdependente, os indicadores vão mensurar o êxito do planejamento. As metas estabelecem padrões quantitativos para avaliar seu sucesso e o plano de ação.
- Monitoramento das estratégias: é o acompanhamento do status dos projetos que compõem os planos de ação necessários à implementação das estratégias.
Fonte: FNQ Gestão para Excelência