Afinal, quem é o responsável pela gestão de carreira?
Você sabe responder essa pergunta? Enquanto algumas empresas acreditam que a gestão de carreira é de total responsabilidade do colaborador, outras participam do processo ativamente. Mas, qual será o melhor caminho?
Se você, profissional de RH ou líder, já recebeu críticas e questionamentos sobre esse tema, continue a leitura para compreender melhor como ele pode ser aplicado dentro das organizações. Mas, se você, colaborador, acredita que a responsabilidade é 100% da empresa, entenda no artigo abaixo como o seu papel faz toda a diferença nesse processo.
O que é gestão de carreira?
A gestão de carreira é o processo de planejar e estruturar os objetivos e metas profissionais almejados por cada um. E como todo bom método de gestão, ele envolve as etapas de planejar, fazer, monitorar e corrigir.
É através de um bom planejamento de carreira que os colaboradores conseguem garantir uma evolução profissional mais eficaz e alinhada com os interesses próprios. Sem essa ferramenta, ficamos expostos aos fatores externos, interesses de terceiros e mudanças que ocorrem com frequência nas organizações e no mercado.
Por isso, a gestão de carreira é fundamental para todos que querem construir uma trajetória profissional de sucesso e realizações. É através dessa ferramenta que o colaborador conseguirá compreender se está no caminho certo e se os seus esforços estão trazendo os resultados esperados.
Quais as vantagens para a empresa?
Engana-se quem pensa que a gestão de carreira traz vantagens apenas para o colaborador. Ao incentivar o desenvolvimento e o crescimento dos profissionais, as empresas ficam mais perto de conseguir a tão desejada retenção de talentos.
Lembre-se que os colaboradores das gerações mais jovens estão preocupados com oportunidades de crescimento e reconhecimento. Organizações que não estão prestando atenção em planos de carreira, avaliações de desempenho e planos de desenvolvimento individual estão correndo cada vez mais riscos de perder os profissionais com melhor performance.
Por isso, cabe ao RH e os gestores do negócio traçarem estratégias e investir em ferramentas capazes de permitir uma gestão de carreiras, seja incentivando o desenvolvimento ou até mesmo traçando jornadas de crescimento dentro dos setores.
Além de fidelização, os gestores terão equipes mais engajadas, preparadas e independentes. O resultado desse novo cenário será positivo tanto para o ambiente quanto para o faturamento do negócio.
De quem é a responsabilidade?
No processo de gestão de carreiras o ator central é o próprio profissional, logo, a responsabilidade por tomar as rédeas do processo é dele. Sim, diferente do que muitos pensam, as empresas não devem assumir o controle da carreira de seus colaboradores, mas sim incentivar o desenvolvimento de cada um.
É o profissional que deve exercer o seu protagonismo, definindo os seus principais objetivos e as ações que devem ser feitas para chegar no cargo almejado. Afinal, o principal beneficiado com todo esse planejamento será ele.
Dessa forma, recomendamos que você comece a pensar no seu próprio futuro profissional. Você sabe para onde está indo? Já pensou em qual cargo e empresa gostariam de estar daqui 5 anos? Quais ações são favoráveis para você atingir o seu próximo nível? Quais hábitos estão te atrapalhando?
Essas e outras perguntas podem até parecer clichê, mas fazem toda a diferença quando o assunto é gestão de carreira. Não deixe para pensar nesse assunto apenas quando houver uma emergência ou surgir uma nova proposta. Comece a construir o seu próprio plano de ação para realizar os seus sonhos e comemore cada conquista, afinal, passamos a maior parte da vida construindo a nossa carreira.
Até quando você vai esperar para assumir o protagonismo da sua jornada? Comece compartilhando esse conteúdo nas mídias sociais e ajudando outros profissionais que também precisam mudar de rumo.
Fonte: peexbrasil