Muito mais do que proporcionar remuneração justa e oportunidade de crescimento, as empresas que desejam atrair e manter talentos precisam desenvolver uma gestão de saúde corporativa com boas condições de serviço e benefícios. Apesar disso, poucas organizações ainda se preocupam e valorizam a saúde do colaborador como prioridade estratégica e visão humanizada.
Uma vez que o bem-estar e saúde do funcionário são estabelecidos como prioridade, esse movimento acaba também influenciando nos resultados comerciais, como melhor desempenho no trabalho (incluindo aumento da produtividade) e níveis mais alto de satisfação de colaborador.
E, no mês do Janeiro Branco, o tema se mostra ainda mais essencial, já que vemos um movimento crescente de preocupação com a saúde mental e o bem-estar do colaborador nas mais diversas organizações.
Como aplicar no dia a dia a gestão de saúde?
Diversos fatores contribuem para promoção de uma rotina mais saudável e otimizada no ambiente de trabalho, como, por exemplo, a valorização e retorno sobre a conduta do colaborador, podendo ser em forma de elogios, bonificações, promoções, etc.
Outra forma é evidenciar as políticas e valores da empresa na hora da contratação de funcionários, sendo mais certeiro que eles se identifiquem com a instituição, permitindo a criação de vínculo entre as partes. É importante também orientar, treinar e incentivar táticas que aproximam os funcionários, ajudando o crescimento de forma coletiva.
De uma forma geral, qualidade de vida é um conceito que engloba o bem-estar físico, mental, espiritual, psicológico e emocional. Dessa maneira, é fundamental um cuidado 360° com propostas de seminários ou workshops que abordem técnicas de gerenciamento de depressão e estresse, como atenção plena, exercícios respiratórios e meditação, para ajudar os funcionários a reduzir a ansiedade e melhorar o foco e a motivação.
O que acha de investir em espaços tranquilos para atividades de relaxamento? Vale também fornecer aos gestores treinamentos para ajudá-los a reconhecer os sinais e sintomas de estresse e depressão nos membros da equipe e incentivá-los a procurar ajuda de profissionais de saúde mental qualificados.
Diante desse cenário, cabe às lideranças de DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) reconhecerem o papel fundamental que a gestão de saúde corporativa possui na função de cuidar, acolher e engajar os colaboradores, prevenindo os riscos de danos à saúde e equilibrando o ambiente de trabalho.
Vale salientar que, de acordo com o relatório de Tendências Globais de Capital Humano de 2018 – A ascensão da empresa social, 43% das empresas acreditam que programas de bem-estar oferecidos ajudam a reforçar sua missão e visão, 60% acreditam que eles ajudam a reter funcionários e 61% afirmam que melhoram a produtividade e os resultados financeiros.
Empresas que investem no bem-estar, na saúde física e mental e na satisfação de seus colaboradores têm nas mãos um catalisador de resultados positivos, pois passam a contar com aumento de engajamento, produtividade, retenção de talentos e, consequentemente melhores resultados.
A promoção da saúde corporativa precisa ser uma mudança de cultura na sua empresa. Certamente, você precisará de tempo, auxílio dos líderes e do DHO para disseminação dessa cultura. Não podemos esquecer das soluções e programas que auxiliam e mensuram se as estratégias adotadas pela sua empresa estão surtindo efeito, a curto e médio prazo.
Se você gostou das dicas sobre gestão de saúde corporativa e quer saber mais sobre esse assunto, você pode também conhecer outras formas de promovê-la, como neste outro artigo do nosso portal, que mostra como o bem-estar no trabalho também significa promover hábitos alimentares mais saudáveis.
Fonte: RH Portal