As corporações cada vez mais prezam pela motivação e pelo bem estar dos funcionários. Nesse contexto, mais do que chefes, as equipes precisam de líderes que sejam capazes de inspirar os times a entregarem mais e melhor, bem como se preocuparem com o bem estar dos colaboradores. Há alguns levantamentos que reiteram a importância do líder para o sucesso da empresa e para a obtenção de resultados satisfatórios. Uma pesquisa com empresas de 130 países sinalizou que 89% consideram a formação de líderes uma questão importante ou muito importante. Mesmo assim, só 13% se declaram excelentes na geração de líderes globais e apenas 7% sinalizaram ser excelentes na formação de jovens líderes, o que reforça a preocupação de se tratar sobre os aspectos da boa liderança.
Quem é o líder
Para ser um líder, é preciso trabalhar no sentido de gerir a equipe, influenciando e motivando os colaboradores na direção de um objetivo maior, em prol do grupo. A liderança deve ter, inclusive, conhecimento das competências mais adequadas para cada perfil e ser capaz de instigar o time a trabalhar integrado.
As características que levam a uma boa liderança são empatia, respeito, vontade de ensinar e aprender e facilidade de comunicação. Mas é importante destacar que esses atributos podem ser desenvolvidos ou aprimorados com treinamentos e conhecimento, afinal, liderança é algo a ser constantemente melhorado. Cursos específicos para gestores podem ajudar nesse sentido.
A gestão descentralizada
Outro passo que interessante, e que tem gerado bons resultados, é instigar o espírito de liderança nas organizações por meio da descentralização da gestão de pessoas. Assim, tarefas normalmente associadas à área de RH são incorporadas às lideranças da empresa, que passam a ter acesso a informações sobre o time e fazem uma gestão efetiva. Afinal, tem alguns pontos que apenas quem está participando do dia a dia do colaborador pode ter trazer à tona e avaliar o desempenho de cada um dos membros do time, o desenvolvimento de cada trabalhador e examinar os resultados obtidos de forma global.
A boa liderança é peça fundamental para apoiar a equipe a caminhar rumo ao sucesso, entregando melhores resultados e ajudando a alcançar os objetivos da empresa. Mas também auxilia para que se desenvolva no ambiente corporativo um clima de bem estar e colaboração. Dessa forma, o tempo dentro da organização será de qualidade, além de mais produtivo.
Fonte: Mundo RH
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