O bilionário Jeff Bezos deu conselhos não convencionais sobre trabalho em equipe durante sua participação no Lex Fridman Podcast desta quinta-feira (14). De acordo com ele, é uma má ideia que empresas incentivem seus funcionários a fazerem concessões uns com os outros.
Na opinião do fundador da Amazon, a “resolução de disputas” é algo realmente interessante de se observar nas equipes, uma vez que duas pessoas “bem intencionadas” podem ter opiniões muito diferentes sobre qual é a decisão certa.
“Temos em nossa sociedade e dentro das empresas vários mecanismos que usamos para resolver esse tipo de disputa”, Bezos comentou durante o podcast. “Acho que muitos deles são muito ruins. Um exemplo de uma maneira muito ruim de chegar a um acordo é o meio-termo”.
Como exemplo, o executivo imaginou uma conversa onde perguntava a Lex Fridman sobre a altura do teto da sala em que estavam: “Você poderia dizer: ‘Não sei, Jeff, talvez tenha 3,6 metros de altura’. E eu diria ‘Acho que tem 3,5 metros de altura’, e diríamos ‘Vamos concordar em 3,5 metros e meio’. Isso é fazer chegar a um meio-termo”.
Para ele, no entanto, a “coisa certa a fazer é pegar uma fita métrica e descobrir uma maneira de realmente tirar a medida”.
“A vantagem da concessão como mecanismo de resolução é que ela tem baixo consumo de energia, mas não leva à verdade e, portanto, em coisas como a altura do teto, onde a verdade é uma coisa nobre, você não deve permitir que concessões sejam usadas quando puder descobrir a verdade”, acrescentou.
Para as pessoas de sua equipe, Bezos explicou que diz “você quer tentar chegar o mais próximo possível da verdade… e chegar a um meio termo não é buscar a verdade”.
Em 2021, como lembra o Business Insider, o executivo deixou o cargo de CEO da Amazon para voltar sua atenção para seus outros empreendimentos e para o seu trabalho filantrópico.
Ele era conhecido por priorizar velocidade, agilidade e tomada de decisão eficaz na Amazon e, segundo seu ex-vice-presidente e chefe de equipe Colin Bryar, nunca realizou reuniões individuais com subordinados diretos.
Ao invés disso, Bezos incentivava os seus subordinados diretos a se reunirem durante quatro horas por semana e tomarem decisões para que pudessem aprender a trabalhar em conjunto de forma coesa e eficiente, especialmente quando surgisse uma crise.
Sua filosofia na empresa era que de sempre é o primeiro dia, o que significava funcionar com a velocidade, a mentalidade de aceitação de riscos e a mentalidade empreendedora de uma startup.
Fonte: Administradores