Imagine uma nau sem um capitão ou um comandante? Cada um dos marujos – todos no mesmo nível hierárquico – optaria para que a embarcação fosse para um lado ou outro, e eles, muito provavelmente, ficariam à deriva e à mingua. Este exercício de imaginação nos faz compreender o quão fundamental é a figura de um líder. E esta importância se potencializa ainda mais quando a equipe em questão é do setor comercial, pois sem uma rota bem definida, não há “terra à vista”. Ou melhor, “vendas à vista”.
Mas, afinal, que qualidades deve ter um líder para que seus comandados batam metas? Quais devem ser as preocupações de um profissional que está à frente de uma equipe de alta performance no ramo das vendas? E como montar um time e mantê-lo motivado?
As respostas para estas perguntam estão interligadas e são costuradas por uma série de qualidades que um gestor deve reunir, de acordo com especialistas. Uma delas, por exemplo, é a sinergia entre líder e liderados.
Não é raro haver choque entre equipes de venda e gestores. De um lado, a reclamação quanto à maneira como as questões cotidianas são conduzidas; do outro, a queixa de que é difícil encontrar profissionais comprometidos “hoje em dia”. Nesses casos, entra a capacidade de inspirar.
Até porque, liderar não se resume a dar ordens ou repassar responsabilidades. É preciso que o gestor dê o exemplo; estabeleça um diálogo; incentive as habilidades de cada um; e passe confiança no dia a dia. Estas iniciativas faz os comandados se sentirem parte do time e não apenas… comandados!
Essa rotina deverá impactar, consequentemente, nos resultados da equipe. E aqui entra outra característica vista como indispensável: o foco nos resultados. Porque é a partir deles que o gestor vai poder traçar metas e avaliar pontos positivos e negativos de seu time.
A fim de alcançar sempre o melhor dos resultados, o líder deve ter em mente que o ideal é que a meta de hoje seja superior à de ontem e inferior à de manhã. Ou seja, é importante estar sempre atrás de resultados melhores.
Entretanto, essa busca por uma escalada nos resultados precisa ser inteligente. O gestor deve estar atento ao mercado e ao comportamento do consumidor. Por exemplo, a economia do país pode esfriar as vendas durante um determinado período do ano, fazendo com que os resultados do ano vigente não alcancem os mesmo do mês do ano anterior.
A grande oferta de determinado setor do mercado e a Internet também podem criar novos perfis de cliente. Então, ter essas noções facilita a vida do líder comercial na hora de comandar sua equipe e traçar metas a curto e médio prazo.
Mas enfim, esta é apenas uma pequena lista de valências – entre tantas outras – que especialistas mencionam como indispensáveis para um líder comercial. Não se trata de verdade definitiva ou manual para o alcance do sucesso.
Fonte: Administradores.com