De forma geral, podemos dizer que o processo de socialização diz respeito à adaptação de um individuo a um grupo social. Este é um processo contínuo que se inicia na infância e estende-se durante toda a vida do individuo. A socialização é realizada através da comunicação, e nesse processo o individuo desenvolve sua personalidade, adquire valores e hábitos do grupo e se insere na sociedade.
Nas empresas, os recém-contratados também precisam assimilar os hábitos e crenças daquele novo grupo social, sendo a socialização organizacional a forma que a empresa tem de auxiliar na adaptação do novo colaborador ao ambiente e a cultura organizacional, facilitando o processo de integração e propiciando um clima receptivo e favorável para a fase inicial do emprego.
Dessa forma, podemos definir socialização organizacional como a forma como a organização recebe os novos colaboradores e os integra à sua cultura, ao seu contexto e ao seu sistema para que eles possam comportar-se de maneira adequada às expectativas da organização.
Antes de abordamos como ocorre a socialização organizacional, primeiro vamos entender o que é a cultura organizacional.
A cultura organizacional constitui o modo institucionalizado de pensar e agir de uma organização e expressa-se pela maneira como a empresa faz negócios, como trata seus clientes e colaboradores, no grau de autonomia que proporciona aos colaboradores e na lealdade demonstrada por eles. Esta representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrões de desempenho entre os colaboradores, influenciando a pontualidade, a produtividade e a preocupação com a qualidade e o serviço ao cliente. É construída ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas, sendo aprendida, transmitida e partilhada entre os membros da organização. Sendo que os colaboradores aprendem a cultura organizacional através de: histórias (histórias sobre o fundador da empresa, dificuldades, regras de conduta); rituais e cerimônias (eventos sociais, comemorações); símbolos materiais (arquitetura do edifício e dos escritórios, marca, logotipo, bandeira); linguagem.
A socialização organizacional representa um importante passo para envolver as pessoas com a organização e traz vantagens para a empresa, já que favorece a disseminação da cultura organizacional, promove o relacionamento interpessoal, diminui a ansiedade do novo colaborador, favorece um melhor desempenho e facilita a compreensão do novo colaborador em relação a seu papel na empresa. Facilitando assim, a integração do novo colaborador a empresa e favorecendo sua permanência.
Como aponta Chiavenato (2014), a empresa pode utilizar cinco métodos para realizar a socialização organizacional, são eles:
Fonte: Blog RH
Imagem: Negócio foto criado por katemangostar – br.freepik.com