Nos Estados Unidos, os trabalhadores remotos estão recebendo menos promoções e aumentos em comparação com os seus colegas que vão ao escritório. De acordo com o Wall Street Journal, uma análise da Live Data Technologies mostrou que as pessoas que trabalham em casa foram promovidas com 31% menos frequência no ano passado do que os trabalhadores presenciais no país.
Além disso, a pesquisa revelou que estes trabalhadores têm menos probabilidades de receber orientação, especialmente mulheres. Quase 90% dos CEOs relataram que são mais propensos a priorizar os funcionários presentes no escritório para projetos, aumentos ou promoções de avanço na carreira.
Em 2021, um estudo da Society for Human Resource Management descobriu que os supervisores norte-americanos tinham “percepções negativas” sobre a tendência de trabalhar em casa, com quase 70% dos gestores dizendo que os funcionários remotos eram “mais facilmente substituíveis do que os trabalhadores locais”.
A investigação mostrou, também, que cerca de 62% deles acreditam que o trabalho remoto em tempo integral é prejudicial aos objetivos de carreira dos colaboradores e 72% afirmaram que prefeririam que os seus funcionários trabalhassem no escritório. Por fim, 42% dos supervisores disseram que às vezes se esqueciam dos trabalhadores remotos ao atribuir tarefas.
Ainda que estes dados tratem do cenário trabalhista dos Estados Unidos, a realidade brasileira não é tão diferente. Conforme artigo da Forbes escrito por Jack Kelly, fundador e CEO da empresa de recrutamento Wecruitr, os trabalhadores remotos podem sentir falta de visibilidade e conectividade, o que pode afetar as suas chances de receber promoções.
Receber menos orientação e feedback, em comparação com aqueles que trabalham de forma presencial, pode prejudicar o desenvolvimento profissional destes colaboradores e impactar a sua capacidade de demonstrar as suas competências e contribuições, que são importantes para promoções.
Existe um “viés de proximidade” em jogo, onde os trabalhadores remotos estão em desvantagem devido aos relacionamentos e interações que normalmente ocorrem no escritório. Neste contexto, é comum que a administração questione os níveis de envolvimento dos trabalhadores remotos.
É possível, contudo, se destacar mesmo sem ir ao escritório. Ao implementar certas estratégias, os trabalhadores remotos podem efetivamente demonstrar o seu valor para a empresa, contribuir para a cultura organizacional e alinhar os seus esforços com os objetivos e valores da empresa. São elas:
Fonte: Administradores