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Profissionais remotos são menos reconhecidos? Veja como se destacar

26 de janeiro de 2024 / Carreira / por Comunicação Krypton BPO

Nos Estados Unidos, os trabalhadores remotos estão recebendo menos promoções e aumentos em comparação com os seus colegas que vão ao escritório. De acordo com o Wall Street Journal, uma análise da Live Data Technologies mostrou que as pessoas que trabalham em casa foram promovidas com 31% menos frequência no ano passado do que os trabalhadores presenciais no país.

Além disso, a pesquisa revelou que estes trabalhadores têm menos probabilidades de receber orientação, especialmente mulheres. Quase 90% dos CEOs relataram que são mais propensos a priorizar os funcionários presentes no escritório para projetos, aumentos ou promoções de avanço na carreira.

Em 2021, um estudo da Society for Human Resource Management descobriu que os supervisores norte-americanos tinham “percepções negativas” sobre a tendência de trabalhar em casa, com quase 70% dos gestores dizendo que os funcionários remotos eram “mais facilmente substituíveis do que os trabalhadores locais”.

A investigação mostrou, também, que cerca de 62% deles acreditam que o trabalho remoto em tempo integral é prejudicial aos objetivos de carreira dos colaboradores e 72% afirmaram que prefeririam que os seus funcionários trabalhassem no escritório. Por fim, 42% dos supervisores disseram que às vezes se esqueciam dos trabalhadores remotos ao atribuir tarefas.

Ainda que estes dados tratem do cenário trabalhista dos Estados Unidos, a realidade brasileira não é tão diferente. Conforme artigo da Forbes escrito por Jack Kelly, fundador e CEO da empresa de recrutamento Wecruitr, os trabalhadores remotos podem sentir falta de visibilidade e conectividade, o que pode afetar as suas chances de receber promoções.

Receber menos orientação e feedback, em comparação com aqueles que trabalham de forma presencial, pode prejudicar o desenvolvimento profissional destes colaboradores e impactar a sua capacidade de demonstrar as suas competências e contribuições, que são importantes para promoções.

Existe um “viés de proximidade” em jogo, onde os trabalhadores remotos estão em desvantagem devido aos relacionamentos e interações que normalmente ocorrem no escritório. Neste contexto, é comum que a administração questione os níveis de envolvimento dos trabalhadores remotos.

É possível, contudo, se destacar mesmo sem ir ao escritório. Ao implementar certas estratégias, os trabalhadores remotos podem efetivamente demonstrar o seu valor para a empresa, contribuir para a cultura organizacional e alinhar os seus esforços com os objetivos e valores da empresa. São elas:

  • Estabelecer uma comunicação consistente e compartilhar informações, como o status dos seus projetos e atribuições, para demonstrar produtividade e valor;
  • Se comunicar excessivamente para garantir visibilidade e evitar ficar fora da vista. Isto pode ser conseguido, por exemplo, agendando reuniões individuais com seu gerente;
  • Incorporar e defender ativamente os valores da empresa, mesmo em ambiente remoto, para demonstrar alinhamento com a cultura da organização;
  • Dominar a arte de “gerenciar” criando valor para seu chefe e sua empresa, antecipando as necessidades do seu gestor mesmo em um ambiente remoto.

Fonte: Administradores

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