As empresas brasileiras estão passando por diferentes realidades para tentar amenizar o cenário de crise causado pela Covid-19. Para garantir a produtividade e engajamento dos colaboradores, as corporações têm apostado em novos métodos e tecnologias dentro de alguns setores e um deles é o de recursos humanos.
Mesmo que em home office ou retornando à rotina aos poucos, apostar em um RH inteligente e com soluções inovadoras andando lado a lado, tem sido a alternativa para que gestores cumpram com a tarefa de medir fatores motivacionais, indicadores de energia e de estresse de cada funcionário. Para se ter uma ideia, investir em recursos para otimizar a área de RH ou incentivar uma equipe tem sido extremamente relevante para melhorar a produtividade, mesmo durante momentos de isolamento social.
Segundo pesquisa realizada pelo LinkedIn, 62% dos profissionais que tiveram que adotar o trabalho remoto durante a quarentena, estão mais ansiosos e estressados com as tarefas do que anteriormente, mas este é um cenário que pode ser modificado por meio de estratégias que vão fortalecer a cultura organizacional do time em tempos de crise.
Com os colaboradores afastados ou à distância, fica mais difícil monitorar e acompanhar de perto a situação de cada um e isso acaba impedindo a troca de experiências diárias. E é diante desse quadro de incertezas e inseguranças que esse relacionamento deve ser fortalecido. Sabemos que um setor proativo é melhor do que um reativo, por isso o RH tem o dever de estudar as possibilidades existentes por meio dos resultados das análises feitas com foco nos profissionais que compõe uma equipe.
Parte dessa ação baseia-se em oferecer feedbacks periódicos, reconhecimento ao esforço dos funcionários, mostrando para cada pessoa suas conquistas com a intenção de motivá-lo. Por outro lado, é interessante capacitar a todos com reuniões, suportes internos e ferramentas para que tudo seja feito como planejado e o comprometimento seja espontâneo e natural.
Para garantir a produtividade do time, existem soluções que permitem medir o controle de metas, análise de performance e de desempenho. Além disso, nesse momento de gestão home office, também é possível identificar por meio de levantamentos realizados por plataformas especializadas os dados sobre cada indivíduo que atua na empresa para uma tomada rápida de decisão. A utilização de tecnologia, neste caso, tem ajudado muito os profissionais de recursos humanos a manterem o engajamento e diminuírem a rotatividade dentro de uma corporação.
Segundo o estudo Sólides Report, realizado por nossos pesquisadores, as instituições que trabalham performance, desenvolvimento e perfil comportamental dos colaboradores apresentam turnover de 19%, bem abaixo da média nacional de 40% de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) feito em 2019.
O fato é que estamos diante de uma crise e ninguém está confortável com essa situação, mas em linhas gerais, é necessário aprendermos com as lições que toda dificuldade traz. Por trás das guerras e pandemias, existe um legado muito grande de experimentos sociais onde as pessoas precisarão mudar, em pouco tempo, toda a experiência que se adquiriu em anos. Essa é uma prática que se aplica, inclusive, no novo RH inteligente que vai qualificar pessoas, se comunicar muito mais, manter o engajamento mesmo que remotamente e deixar de lado a cultura de sermos apenas socialmente presentes. Pense nisso!
**Por Mônica Hauck, Fundadora da Solides
Fonte: Exame
Imagem: Andrea Piacquadio from Pexels