Você sabia que o comportamento das pessoas pode ser decisivo para sua atuação profissional? Ao longo dos anos, especialistas vêm estudando o comportamento humano para entender como determinadas habilidades e características se relacionam. O teste DISC é um dos estudos mais conhecidos sobre o assunto e vem sendo amplamente utilizado no mundo corporativo.
Quer entender melhor o que é essa ferramenta, como ela funciona, quais as principais predominâncias e outros pontos importantes sobre o tema? O RH Portal montou um guia completo sobre o assunto para que você possa tirar suas principais dúvidas. Confira tudo na leitura!
Trata-se de uma metodologia de avaliação comportamental que ajuda a identificar os perfis dominantes de um indivíduo. O método é baseado na teoria do Dr. William Moulton Marston, um psicólogo americano que buscava entender como o ambiente impacta a percepção das pessoas.
Com o teste DISC, é possível compreender as quatro predominâncias comportamentais em cada indivíduo. São elas: dominância, influência, estabilidade e conformidade.
No ambiente organizacional, esse tipo de ferramenta é utilizado com o objetivo de decifrar as competências socioemocionais de cada pessoa, a fim de prever comportamentos e proporcionar aos profissionais ambientes que favoreçam sua produtividade e bem-estar.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Page Personnel, a cada 10 profissionais contratados pelo currículo, 9 são demitidos pelo comportamento. Por isso, esse tipo de ferramenta de gestão comportamental é de extrema importância para garantir sucesso às organizações.
O psicólogo William Moulton Marston é um dos principais responsáveis pela criação do teste DISC. Ele publicou, em 1928, a obra “As Emoções das Pessoas Normais”, que dissertou sobre as quatro principais dimensões do comportamento humano.
Na época, o estudo não era voltado para a gestão de pessoas. A ideia era entender o peso das pressões internas e externas na tomada de decisões de um indivíduo. Desde então, a teoria foi sendo aprimorada e incorporada à gestão de talentos, até chegar aos modelos de testes DISC que conhecemos hoje.
O teste DISC pode ser aplicado por meio de questionários e formulários, desde os mais simples até os mais complexos. No entanto, independentemente do formato escolhido, em todos os casos, o indivíduo a ser avaliado deve responder às questões sozinho, sem qualquer interferência externa.
Ainda, os testes são de múltipla escolha e incluem perguntas relacionadas às preferências pessoais, opiniões, atividades que gosta de desempenhar e adjetivos com os quais se sente representado.
Com o resultado do teste DISC, é possível entender as características dominantes do indivíduo, além de seus pontos fortes, pontos a melhorar e o potencial que ele pode atingir no trabalho.
As informações levantadas trazem mais autoconhecimento ao profissional, além de auxiliar o RH na tomada de decisões em relação ao recrutamento e seleção, planos de carreira, promoções, treinamento e desenvolvimento e gestão de equipes.
Antes de mais nada, é preciso entender que todas as pessoas têm características de todos os 4 perfis DISC. Contudo, algumas dessas características são mais fortes em alguns, enquanto outras são predominantes em outros.
Portanto, o teste é uma forma de identificar os perfis predominantes em cada profissional, ajudando a gestão a potencializar habilidades e garantir mais satisfação no trabalho. A seguir, vamos explicar melhor cada um dos perfis, segundo a metodologia.
Dominância
Os profissionais com alta dominância são motivados por desafios e eficácia, buscando sempre os melhores resultados. Eles costumam ser mais ativos, tomando a frente em decisões importantes. Ainda, tendem a agir de forma pragmática na busca por resultados, por isso, acabam sendo bastante competitivos.
Influência
Esses são profissionais movidos pela liberdade e criatividade. Nesse sentido, prezam muito por bons relacionamentos e seu poder de persuasão é um dos pontos que mais o destaca. Indivíduos com alta influência tendem a ser mais emocionais e impactam quem está ao seu redor de forma carismática. Entre seus pontos fortes estão a empatia, a boa comunicação e a positividade.
Estabilidade
Um nível alto de estabilidade aponta que o profissional não consegue lidar muito bem com mudanças e riscos, prezando sempre pela segurança. Indivíduos com essa característica buscam por colaboração, são bons ouvintes e apresentam bastante autocontrole, paciência e tenacidade.
Conformidade
Os profissionais que pontuam mais em conformidade são motivados por altos padrões de eficiência e buscam sempre realizar suas tarefas com precisão. Ainda, prezam por seguir regras e tendem a agir de maneira exata, sentindo-se à vontade para seguir procedimentos bem estabelecidos, testados e aprovados anteriormente. Ademais, são cautelosos, lógicos, perfeccionistas e valorizam os detalhes.
O teste DISC traz informações relevantes sobre os posicionamentos e características da pessoa avaliada e isso pode ajudar de forma prática no dia a dia do profissional.
Desse modo, tanto na vida pessoal quanto na carreira, esse tipo de análise ajuda o colaborador a observar seu próprio perfil comportamental predominante, dando suporte para que o indivíduo consiga desenvolver ou aprimorar competências.
Além disso, o teste auxilia diretamente o RH e a gestão, possibilitando que eles conheçam as habilidades individuais de cada colaborador, absorvendo o que cada um tem de melhor e combinando profissionais com perfis que se complementam, para garantir times de alta performance.
Fonte: RH Portal