Please enable JS

Blog

4 dicas de treinamento para alavancar a satisfação e produtividade do seu time

1 de março de 2024 / Blog Qualidade / por Comunicação Krypton BPO

Companhias e equipes com mais engajamento experimentam uma série de benefícios, como menor rotatividade e maior produtividade, além de maior lucratividade

O engajamento dos funcionários, também conhecido como o nível de comprometimento que eles têm com a organização em que trabalham, pode determinar o sucesso ou o fracasso de uma empresa.

De acordo com uma pesquisa da Gallup, companhias e equipes com mais engajamento experimentam uma série de benefícios, como menor rotatividade e maior produtividade, além de maior lucratividade.

Dentre os fatores que podem influenciar o engajamento dos funcionários, estão o ambiente de trabalho, reconhecimento e incentivos e oportunidades de crescimento. Assim, se um líder deseja melhorar o envolvimento de seus funcionários, pode ser difícil escolher por onde começar.

Em artigo escrito para a Inc., Levi Lapp, fundador e CEO da Signature Builders, listou quatro dicas de treinamento para líderes que desejam alavancar a satisfação e produtividade do seu time.

1. Incorporar educação relacionada ao trabalho

Melhorar o conhecimento e as habilidades de uma equipe significa que ela se tornará mais eficaz, mas também mostra aos funcionários que o desenvolvimento de suas carreiras é valorizado, especialmente se existem caminhos para crescimento de funções.

Segundo pesquisa do LinkedIn, realizada em 2018, 94% dos funcionários permaneceriam mais tempo em uma empresa se ela investisse no desenvolvimento de suas carreiras.

“Ao desenvolver seu programa de treinamento, inclua educação sobre uma habilidade específica que sua equipe pode empregar para alcançar maior sucesso e competência em suas funções. Minha empresa constrói estruturas externas, por isso frequentemente incluímos treinamento de segurança para que nossos funcionários possam exercer melhor a concisão, o cuidado e as precauções de segurança no campo”, comenta Lapp.

As empresas, segundo ele, devem ser consistentes com os seus esforços de formação, incluindo, para começar, educação de habilidades básicas, além de instruções de integração e desenvolvimento de funções, em seu treinamento trimestral.

2. Educar e treinar em desenvolvimento pessoal

“Como empresários, temos a oportunidade de ajudar os membros da nossa equipe a prosperar na vida como um todo. É uma boa ideia incluir algum tipo de educação de desenvolvimento pessoal em seu treinamento”, opina o executivo.

A sua equipe, por exemplo, utiliza uma avaliação de personalidade para que possam compreender melhor a eles mesmos e a seus colegas no local de trabalho. “Frequentemente, nos incluímos treinamento relacionado a essas avaliações, por exemplo, como nossas personalidades influenciam nossas vidas e trabalho ou como podemos colaborar melhor”, comenta.

Lapp enfatiza, ainda, a importância de finanças pessoais como tópico educacional: “Abordamos tópicos como investimentos, princípios tributários e dicas de participação nos lucros para ajudar nossa equipe a se preparar para seu futuro financeiro”.

3. Sair para comer ou fazer um passeio juntos

De acordo com Lapp, quando funcionários sentem genuinamente que fazem parte de uma equipe, sua ética de trabalho e inovação também podem melhorar. Uma equipe forte também pode ajudar a melhorar o moral, a comunicação e a confiança dos funcionários, diz ele.

“Uma parte fundamental da construção de uma grande equipe é permitir que os funcionários se conheçam e passem tempo juntos em um ambiente informal e fora do trabalho, especialmente durante o treinamento. Isso pode ser algo como sair para almoçar ou um passeio divertido em equipe”,
aconselha.

O executivo recomenda, ainda, que líderes não negligenciem o valor do vínculo orgânico da equipe quando se trata de cultivar conexões fortes e de confiança entre seus membros, um ambiente de trabalho positivo e uma cultura compartilhada de comprometimento com o trabalho.

4. Limpar e organizar

“Com que frequência sua equipe dedica tempo para organizar seu espaço de trabalho? Em um setor como o da construção, as coisas podem ficar desordenadas, bagunçadas e sujas rapidamente, e o mesmo vale para um ambiente de escritório”, pontua Lapp.

Algumas pesquisas, de acordo com o executivo, sugerem que a desordem no local de trabalho está relacionada à exaustão emocional e ao estresse. “Permita que seus funcionários limpem, organizem e liberem seu espaço de trabalho como parte do treinamento trimestral para ajudá-los a serem mais produtivos e menos estressados”, sugere.

Fonte: Administradores

Posts relacionados

abc